sábado, 19 de setembro de 2009

A CHINA FAZ PENSAR: reflexões sobre uma viagem a Changsha


Embarcações típicas chinesas, sob a bruma da poluição. Changsha, China. Foto de Axel Grael 



A China faz pensar


Retornei nessa semana de viagem à cidade de Changsha, capital da Província de Hunan, na China. Fui a convite da prefeitura daquela cidade e acompanhado pelo vereador niteroiense Padre Ricardo, para representar a nossa cidade de Niterói em evento de lançamento do Festival de Turismo de Changsha e de inauguração de um belo parque municipal na Ilha da Laranja, no Rio Chang. Conhecer a China é uma experiência única e quase indispensável para quem atua na área de meio ambiente e reflete sobre o futuro sustentável do planeta.

Estar na China hoje é experimentar o que poderá ser o mundo em futuro próximo, caso não se mude o rumo das coisas: densamente povoado e muito poluído. Com 1,3 bilhão de habitantes, a China abriga um em cada cinco habitantes do planeta. Só a província de Hunan, possui 67 milhões de habitantes, mais do que a soma da população dos dois mais populosos estados do Brasil: São Paulo e Minas Gerais!

E a dimensão dos problemas ambientais da China são do tamanho da população chinesa e da grandeza de sua história. Basta olhar todo dia para o céu e não encontrar o azul, permanentemente recoberto por uma espessa camada de poluição, para se ter certeza da imensidão do desafio de limpar o país campeão de emissão de gases do efeito estufa. A poluição do ar vem da frota crescente de veículos, da queima do carvão para gerar energia e do parque industrial ainda pouco eficiente. O problema da contaminação do solo e dos rios também é gravíssimo. O território da China é enorme, mas em grande parte é desértico, montanhoso e muito frio. Alimentar, produzir matérias primas de uma forma sustentável para toda a China é um grande desafio.

Diante de tudo isso, a China quer e precisa crescer, aumentando a sua pressão sobre o meio ambiente. Mas, os chineses são organizados, disciplinados, trabalham muito e o país está literalmente em obras. Guindastes, dragas, caminhões e milhares de trabalhadores se espalham em obras por toda a parte. Mas, a China entende a importância do seu papel na construção de um futuro sustentável e prepara-se para surpreender o mundo anunciando um plano audacioso de combate aos seus problemas ambientais. Fala-se por lá, que o valor a ser investido poderá ser da ordem de 1 trilhão de dólares na próxima década, um desafio tão grande que deverá movimentar uma boa parte da capacidade profissional e tecnológica ambiental do mundo. Um plano de ação gigante, do tamanho da China.

Por Axel Grael.
Coluna Rumo Náutico, Jornal O Fluminense, 19 de setembro de 2009.




------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Uma China de contrastes: por um lado o tamanho dos problemas; por outro, a surpresa com a capacidade de respostas...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.