segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rio Yacht Club vence o Match Race Brasil 2009


Esse domingo foi um dia feliz e de muito orgulho para mim. Fui assistir ao Match Race Brasil 2009, competição que reúne alguns dos melhores velejadores do Brasil, além de contar com convidados da Argentina e do Uruguai. A regata Match Race é uma modalidade em que a disputa se faz em sistema de desafio, em que dois barcos se enfrentam de cada vez. É uma modalidade muito técnica e disputada. Nesse ano, a empresa Brasil 1, responsável pela organização do evento, introduziu algumas boas novidades, dentre elas, que as tripulações passaram a ser inscritas por iate clubes.


Uma dessas tripulações, inscrita pelo Rio Yacht Club, tinha no leme Marco Grael (20 anos), seu pai Torben Grael como tático, a mãe Andrea Grael e a irmã Martine Grael a bordo. Completavam a tripulação do Rio Yacht Club, o medalhista olímpico Marcelo Ferreira, Ricardo Freitas, Cao Paes Leme e Bruno Sasse. A equipe comandada por Marco Grael teve ótima atuação, vencendo os seus adversários um a um, até vencer a competição. Na final, contra a equipe da Marina da Glória, comandada por Henrique Haddad, tive a satisfação de estar a bordo na condição de “convidado”, junto com a medalhista olímpica do vôlei de praia, Jaqueline Silva. Segundo a regra, esse Grael extra a bordo, não podia ajudar em nada, só observar: ô missão difícil! Ver as coisas acontecendo e não poder ajudar.


Enfim, Marco Grael conduziu a sua tripulação do Rio Yacht Club ao topo do pódio e conquistando o Troféu Roger Wright, prêmio transitório oferecido pela família do velejador, falecido recentemente em trágico acidente em Trancoso, Bahia.


Estar a bordo naquela final do Match Race foi muito emocionante, principalmente por ver de perto, mais uma vez, o talento da família Grael na vela que se manifesta também na geração que chega para ocupar o seu espaço. Marco mostrou o resultado das muitas horas de treinamento e demonstrou o seu amadurecimento como timoneiro.


Bons ventos, Marco e Martine!!!

Um comentário:

  1. Olá Axel!

    Parabenizo a equipe pela grande vitória e a você pela divulgação dessa regata em seu blogger.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.