Nesta primeira fase, três novas linhas circularão pelo túnel Charitas-Cafubá seguindo até o Centro. Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói |
O corredor de transportes da TransOceânica entrará em operação no próximo dia 27. A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte.
A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com 43 ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato). Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados.
A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.
Com piso na altura do passeio público, os novos ônibus têm ar-condicionado, capacidade para 90 passageiros e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor expresso e 30 km/h nas estações.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explica que a operação do corredor viário permitirá a migração de 44% do tráfego de ônibus municipais para a pista exclusiva.
“A operação do corredor possibilitará uma redução no tempo de viagem do usuário em cerca de 30%. A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, possibilitando maior fluidez no trânsito e melhor qualidade de vida para os moradores, é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários”, afirma Grael.
O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, enfatiza que todas as 13 estações do BHLS terão câmeras de segurança, painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas.
“É um dos projetos de transporte público mais avançados dos país. Este sistema mais moderno permitirá um salto de qualidade nos deslocamentos da população da cidade, especialmente para a Região Oceânica. Já na primeira fase, a migração dos ônibus das pistas de asfalto para o corredor exclusivo irá beneficiar não só quem anda de ônibus, mas também o trânsito de automóveis e outros veículos. Uma das inovações das estações do BHLS, além da arquitetura arrojada, é que todas contam com painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus. Desta forma, será possível acompanhar a localização dos coletivos no mapa”, pontua Barandier.
Estações BHLS
O corredor viário conta com 13 estações, sendo duas reguladoras e 11 intermediárias:
Estação Charitas
Estação Cafubá
Estação Lagoa de Piratininga
Estação Piratininga
Estação Maralegre
Estação Comércio Central
Estação Santo Antônio
Estação Vila São Pedro
Estação Morro da Peça
Estação Maravista
Estação Praça Central
Estação Boa Vista
Estação Engenho do Mato
Frota BHLS
A nova frota conta com 43 ônibus automáticos com ar-condicionado. Os coletivos têm piso na altura do passeio público, quatro portas, sendo duas de cada lado (duas para o corredor viário e duas para paradas comuns). Os veículos são adaptados para o transporte de deficientes físicos. Cada ônibus tem capacidade para transportar 90 passageiros. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor e 30 km/h nas estações.
Operação do BHLS
As três novas linhas que entrarão em operação manterão o itinerário atual até acessar o corredor viário, evitando a necessidade de baldeação e pegando os passageiros nos pontos já utilizados. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Circularão também pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva.
Linhas de ônibus mantidas
38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha)
39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha)
46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí)
52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha)
54 (Sapê x Piratininga)
55A (Várzea X Piratininga)
Linhas de ônibus extintas
38 (Itaipu)
39 (Piratininga)
39B (Piratininga x Charitas)
38B (Itaipu x Charitas)
Novas linhas de ônibus (via túnel Charitas-Cafubá)
Oceânica 1 (Piratininga x Centro)
Oceânica 2 (Itaipu x Centro)
Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato)
Linha de ônibus com alteração no trajeto
52A (Baldeador x Itaipu via túnel Charitas-Cafubá)
Novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.
Fonte: O Fluminense
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