domingo, 14 de abril de 2019

Projeto Grael recebe a visita de técnicos do Instituto Reação, do judoca Flávio Canto




 





Nesta sexta (12), o Projeto Grael teve a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho e da cultura da maritimidade à equipe pedagógica do Instituto Reação.

O Instituto Reação foi fundado em 2003 pelo nosso amigo, o judoca e medalhista olímpico Flavio Canto. A organização recebe 1600 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos beneficiados em seis polos – Rocinha, Cidade de Deus – Jacarepaguá, Cidade de Deus – Polo de Iniciação, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro.

Como determinado pela alínea II do Art. 2º, do Estatuto do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael), que dispõe sobre as finalidades, promover e regatar a cultura da maritimidade é uma das prioridades da nossa organização. 
 
Promover a educação ambiental, estimular o jovem para o exercício da cidadania e resgatar a cultura da maritimidade; (Art. 2º, II)

A cultura da maritimidade também está expressa na Missão do Projeto Grael, como a seguir:

MISSÃO: Promover a cultura da maritimidade bem como a ribeirinha e ampliar o acesso aos esportes náuticos como instrumentos de educação, de estímulo à profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social.

Portanto, o que chamamos de cultura da maritimidade é todo o conjunto de conhecimentos e práticas sobre o mar e a navegação, acumulada por pescadores, construtores navais artesanais, navegadores profissionais (Marinha de Guerra e Marinha Mercante) ou esportivos e toda uma forma de vida de comunidades tradicionais (caiçaras, jangadeiros etc.) relacionadas ao mar, bem como outras culturas relacionadas às águas interiores, como os ribeirinhos.

Assim como o Projeto Grael, o Instituto Reação promove a inclusão social através do esporte. Através do trabalho liderado por Flávio Canto, surgiram grandes revelações do judô, como é o caso de Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Rio 2016.

As duas organizações integram a Rede Esporte pela Mudança Social - REMS, que promove a troca de experiências de organizações de esporte educativo e social e desenvolve uma agenda de debates sobre temas comuns de políticas esportivas e sociais.

Obrigada pela visita e voltem sempre Instituto Reação!

Axel Grael








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.