Palestra sobre Niterói Cidade Inteligente, em Nova Friburgo. |
A convite da Prefeitura de Friburgo, fui palestrante no dia 28 de março no seminário "Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes: transparência e Cidadania", promovido pelo governo municipal e realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL daquela cidade serrana.
Segundo o site da Prefeitura, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e empresas de tecnologia de informação para troca de experiências sobre práticas inovadoras de gestão pública, apoiadas por sistemas de governo eletrônico e cidades inteligentes, visando maior eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais e maior aproximação entre poder público e cidadãos.
Outro objetivo do evento foi estimular professores e estudantes universitários de cursos nas áreas de engenharia, computação e sistemas com vistas à integração da formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisas direcionadas à busca de soluções nesses campos do conhecimento, incluindo a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A ideia é transformar Nova Friburgo em laboratório a céu aberto de soluções nestas áreas do conhecimento.
Coube a mim proferir a primeira palestra, diante da presença do prefeito de Friburgo, Renato Bravo, a quem agradeço a oportunidade de compartilhar a experiência de Niterói.
Niterói entre as 10 cidades mais inteligentes do país
A cidade de Niterói tem alcançado destaque nacional em diversos rankings em variados temas da administração pública, em avaliações executados por diversas instituições. É o caso do tema das "smart cities" (cidades inteligentes).
No evento em Friburgo, apresentei a experiência do programa Niterói Cidade Inteligente, coordenado pela Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, com a participação de diversas outras secretarias do governo municipal de Niterói.
A partir dos resultados do programa, iniciado em 2014, Niterói já é reconhecida como uma das cidades mais avançadas no país no tema, tendo sido classificada em 10° lugar no Ranking de cidades inteligentes e conectadas, conhecido como Connected Smart Cities, 2018.
Ranking do Connected Smart Cities, 2018. Niterói é a 10ª melhor cidade do país. |
Para elaborar o ranking, foram avaliados os resultados de 700 cidades brasileiras, sob uma sofisticada metodologia que considera mais de 70 indicadores nas áreas de: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança.
Niterói Cidade Inteligente
- Criação do Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO, iniciativa que foi reconhecida com o prêmio MundoGeo Connect 2017, como o melhor programa de geoinformação do país.
- Implantação do Centro de Controle Operacional da Mobilidade de Niterói (CCO Mobilidade), para o controle da sinalização semafórica da cidade. O CCO Mobilidade foi considerado pelo jornal Le Monde como um destaque mundial em tecnologia de gestão da mobilidade.
- Implantação e resultados do Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, que integra as forças da área de segurança que atuam na cidade (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal). Com câmeras, tecnologias de leitura de placas, identificação facial e outras, o CISP agrega qualidade e efetividade ao trabalho de inteligência para o suporte ao combate ao crime na cidade.
- Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil de Niterói, que mantém uma sala de gestão de contingências para coordenar as ações de respostas a eventos climáticos e outras emergências.
- COLAB: um aplicativo para facilitar o fluxo de informações entre a população e o governo municipal, recebendo denúncia, informações e solicitações de serviços.
- Portal da Transparência: todas as informações gerenciais da Prefeitura de Niterói estão disponíveis para a consulta da população através do site transparencia.niteroi.rj.gov.br. A Prefeitura de Niterói obteve a nota máxima (Nota 10) na Escala Brasil Transparente, divulgado pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério Público da União.
- Outras atividades e aplicações nas áreas do desenvolvimento econômico, saúde, educação, meio ambiente e mobilidade.
O uso da tecnologia e da inovação na administração pública devem estar a serviço da população e da melhoria do cotidiano da população. Não basta ser tecnologia para ser "inteligente". É preciso que a tecnologia esteja a serviço da população, promovendo a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Mais uma vez, a cidade de Niterói tem dado exemplos para o país.
Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói
------------------------------------
Assista aos vídeos abaixo sobre o Niterói Cidade Cidade Inteligente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.