O Museu de Arqueologia de Niterói, em Itaipu, inaugura, no dia 11 de abril, a Exposição “Herança da Terra”, com cerca de cinco mil peças em porcelana chinesa, louça inglesa, cerâmica, metal, vidro, dentre outras encontradas durante as obras da TransOceânica e das escavações do Túnel Charitas-Cafubá e que refletem as antigas ocupações na Região Oceânica e em Charitas.
As peças datam entre os séculos XVII e XX e foram encontradas em dois sítios arqueológicos identificados na área do Cafubá, onde foi instalado o canteiro de obras do Corredor Viário, e o outro se encontrava entre a área do emboque do túnel e o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Charitas. Foram denominados Viração e Complexo Viração 2.
“As pesquisas arqueológicas na área do Corredor Viário Transoceânica fizeram parte de todo o processo de implantação do empreendimento, sendo feitas análises da área na sua fase de planejamento e durante a fase construtiva”, comenta a arqueóloga Lígia Zaroni, responsável pela equipe de pesquisa.
O Museu de Itaipu fica localizado na Praça de Itaipu, S/N, e a exposição poderá ser vista das 8h às 17h.
Fonte: EMUSA
---------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
TRANSOCEÂNICA - Arqueólogos encontram peças antigas em escavações de túnel em Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.