sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeitura de Niterói e DRM discutem gestão de encostas de Niterói





Debate discute situação das encostas na cidade e população que vive em áreas de risco

Organizado pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais) e pela Vice-Prefeitura de Niterói, foi realizado na manhã desta sexta-feira (18/10) no auditório do Centro Administrativo do governo municipal, no centro, um amplo debate sobre a situação das encostas na cidade e da população que vive em áreas de risco. O evento contou com a presença de várias secretarias e demais interessados no assunto.

O vice-prefeito Axel Grael destacou a parceria que a municipalidade firmou com o DRM para realizar um estudo geotécnico que detalhe com mais exatidão quais são as áreas de risco na cidade.

"Essa reunião foi o pontapé inicial desta parceria com o DRM, que vai resultar em um produto fundamental para o planejamento da cidade e da segurança para população que vive nas áreas mais vulneráveis, principalmente em encostas e locais inundáveis. Precisamos de um detalhamento melhor destas áreas, de mais informações sobre a segurança geotécnica do território. Niterói só tem a ganhar com essas parcerias", disse.

O diretor de geologia do DRM, Cláudio Amaral, afirmou que esse estudo resultará na elaboração de uma carta geotécnica que vai identificar as áreas adequadas e inadequadas para a expansão urbana.

"Com esses dados, vamos poder impedir a criação de novas áreas de risco", disse.

Durante o debate, vários órgãos da Prefeitura fizeram uma exposição sobre as ações que estão sendo desenvolvidas sobre o assunto e trocaram informações.

A Secretaria de Habitação, por exemplo, informou que está em elaboração um plano de regularização fundiária para a cidade.

A Defesa Civil destacou as atividades de minimização de desastres, como a implantação dos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) nas comunidades e a instalação de sirenes em pontos de risco na cidade.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou sobre obras de contenção de encostas realizadas na cidade, como a da Igrejinha, na região do Largo da Batalha, da rua Machado, no Caramujo, e outras que estão em andamento, como no morro do Palácio, no Ingá, e na Grota do Surucucu, em São Francisco.

Axel Grael citou também o Centro de Operações que será criado no município, nos moldes do que já existe no Rio de Janeiro, que vai monitorar as informações pluviométricas.

"Esse encontro foi muito importante também para intecâmbio entre os próprios órgãos da Prefeitura. Defesa Civil é um tema amplo, abrangente, com ações de um interagindo com a dos outros", analisou o vice-prefeito.

Fonte: Prefeitura de Niterói

--------------------------------------------
Leia também:
DRM e Prefeitura de Niterói promovem Oficina Técnica "Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.