quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura inicia operação Calçada Livre no centro de Niterói



A Prefeitura de Niterói iniciou na manhã desta quarta-feira (30.10) a primeira etapa da Operação Calçada Livre no Centro da cidade.

Neste primeiro dia, a ação de reordenamento urbano foi realizada na avenida Ernani do Amaral Peixoto, a principal do município.

A Guarda Municipal emitiu 20 multas por estacionamento irregular e oito veículos foram removidos.

O Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) notificou nove estabelecimentos comerciais, incluindo bancas de jornais que vendiam cerveja.

A NitTrans rebocou oito carros e 16 motocicletas por estarem estacionados em locais proibidos. Ao menos 49 motoristas foram notificados pelo órgão.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informou que a equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centropop) fez o acolhimento de 18 usuários. Eles foram encaminhados para acompanhamento da equipe técnica dos serviços ofertados pela Assistência Social e pela Saúde.

A operação foi coordenada pelo secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, e acompanhada pelos secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e a presidenta da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói), Cláudia Neves, além de representantes da NitTrans e da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade Urbana. Teve o apoio também da Ampla, Águas de Niterói e da Polícia Militar.



Além do estacionamento irregular e abuso de propaganda, os agentes da Prefeitura coibiram também a atuação dos ambulantes irregulares e instalaram um novo plaqueamento em ambos os lados da via definindo os locais permitidos para o estacionamento. A ação começou no início da Amaral Peixoto, na Praça das Águas, indo até a Praça Arariboia.

Ao todo, 70 funcionários da Secretaria de Ordem Publica (Seop) participaram da operação que contou com 10 viaturas de apoio. A NitTrans atuou com 15 agentes, além de seis reboques.

O secretário Marcus Jardim destacou a importância de realizar a operação no centro da cidade. Segundo ele, a ação no local será permanente.

"O centro da cidade tem uma característica diferenciada. A atuação dos órgãos públicos será permanente como em outros bairros.Essa operação está ligada a obra urbana consorciada para revitalização do centro da cidade de acordo com o projeto da Secretaria de Urbanismo que prevê a total fluidez no trânsito na avenida Amaral Peixoto “ explicou.

Já o secretário Bira Marques destacou a integração entre os órgãos do governo.

"Este trabalho integrado com os diversos setores da política pública é fundamental para requalificarmos o centro de Niterói. No âmbito da assistência social, as equipes realizarão abordagens sistemáticas, a fim de acolhermos a população em situação de rua, com a perspectiva de ofertamos serviços que visem a busca da cidadania", disse.



Diretrizes

De acordo com a Seop, ao longo dos próximos dias, os órgãos públicos estarão realizando campanhas de esclarecimento à população sobre as novas diretrizes para o reordenamento urbano no local.

A NitTrans, por exemplo, ficará responsável por mapear toda a avenida Amaral Peixoto e redefinir, locais de vagas e os plaqueamentos para que motos que hoje estavam nas calçadas sejam realocadas em trechos entre as ruas Visconde de Sepetiba e Visconde de Uruguai. O mesmo será feito na Praça Araribóia, na extensão da estação das barcas. As motos poderão ficar estacionados na Praça Arariboia nos próximos quatro dias. A partir daí, a NitTrans irá notificar e rebocar quem insistir na infração.

Com relação ao comércio ambulante , o mesmo não será permitido no perímetro da Amaral Peixoto. Num primeiro momento, os vendedores continuarão nas ruas Visconde de Uruguai ,Coronel Gomes Machado e São Pedro e a médio prazo serão realocados.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará uma campanha junto ao comercio para disciplinar o horário de colocação de papelão. O objetivo, segundo o titular da pasta, Fabiano Gonçalves, é evitar que os próprios moradores de rua utilizem esse material e realizem um comércio paralelo na Amaral Peixoto ou mesmo para dormitório.

Já a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, além do acolhimento e das ações de abordagem, está distribuindo folhetos explicativos para a população que, dentre outras coisas, recomenda que a população não dê alimentos aos moradores de rua para que o poder público possa fazer a abordagem adequada e encaminhar essas pessoas aos abrigos ou para tratamento necessários em casos de usuários de droga.

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.