sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeitura iniciará obras de contenção de encostas no Viçoso Jardim e Morro do Holofote


Obra de contenção de encosta no conjunto Viçoso Jardim começa na próxima semana

A Secretaria Estadual de Obras publicou nesta sexta-feira (18.10), no Diário Oficial do Estado, a homologação do resultado da licitação para execução das obras de contenção, drenagem e revestimento do solo do terreno que fica nos fundos do condomínio de apartamentos localizado na Estrada do Viçoso Jardim, 320. O conjunto habitacional abriga famílias que foram vítimas da tragédia do Morro do Bumba. A previsão é de que as obras comecem na próxima semana.

De acordo com o projeto executivo, aprovado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), parceira do governo do Estado na obra, será construída uma canaleta de drenagem de crista em toda a extensão da mata existente, que terá dois caimentos (um para cada ramo), dirigindo os fluxos obtidos para um terceiro ramo de escada hidráulica e deste para a rede de drenagem existente no local. A área existente e limitada pela canaleta de crista e calçada posterior do prédio receberá uma camada de terra adubada e o plantio de tapetes de grama com paisagismo efetuado por outras espécies combinando com o ambiente.

Para iniciar a intervenção, serão feitas sondagens rotativas no local para verificar o perfil geotécnico do solo em questão para a colocação de uma grelha em concreto armado, com perfurações rotativas horizontais. Serão necessárias também escavações manuais de até 1,5m de profundidade para executar as fundações. Nas áreas onde há vegetação de pequeno porte será feita a limpeza e capina.

Com custo de R$ 376.851,02, a obra tem prazo de quatro meses para ser concluída.


Morro do Holofote


Morro do Holofote também terá obras de contenção de encostas

A Prefeitura Municipal de Niterói, através Emusa, também iniciará este ano as obras de contenção de encosta no Morro do Holofote, no Fonseca, em Niterói. A licitação foi realizada no último dia 16, teve a empresa Sope (Sociedade de Obras e projetos de Engenharia Ltda) como vencedora. O contrato, com valor de R$ 847,109,09, foi encaminhado à Caixa Econômica Federal para aprovação e liberação da verba, já que este é um projeto em parceria com o governo federal, através do PAC Encostas.

Os estudos foram realizados por engenheiros da Emusa, que concluíram a necessidade de duas intervenções nos locais mais críticos do morro. A primeira será um muro de contenção, com guarda corpo, calçada e canaleta, que direcionará a água para a rede de drenagem existente. Serão implantados drenos sub-horizontais profundos no nível inferior do muro.  Durante a obra será feito o desmonte do muro de contenção de terras parcialmente destruído durante o deslizamento, a reconstrução da escada de acesso ao local e o remanejamento das tubulações de água.

A segunda intervenção será a drenagem de alguns pontos que estão com suas caixas assoreadas. Com base em cálculos efetuados, projetou-se uma canalização de seção retangular para captar as águas pluviais que percorrem pela Rua do Holofote e conduzi-las através de uma escada hidráulica até a Rua Buraco Quente.  

As obras, depois de iniciadas, têm prazo de seis meses para serem concluídas.


Fonte: Prefeitura de Niterói

----------------------------------------------------------
Leia também:
Prefeitura de Niterói e DRM discutem gestão de encostas de Niterói
DRM e Prefeitura de Niterói promovem Oficina Técnica "Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana"
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura
Município de Niterói recebe primeiros pluviômetros automáticos
Vistoria na comunidade da Boa Vista, Niterói
Verba para contenção de encostas em Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.