quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto Grael promove workshop gratuito sobre mudanças climáticas e energia solar

SEM RUÍDO, SEM FUMAÇA, SEM POLUIÇÃO: "Peixe Galo", barco solar do Projeto Grael. Um exemplo do potencial de aplicação da tecnologia em atividades cotidianas. Foto Fred Hoffmann.
Por Mariane Thamsten
Do Projeto Grael

O Projeto Grael, com o apoio do British Council, promoverá, entre os dias 04 e 06 de julho, um workshop aberto ao público com o tema “Mudanças Climáticas e Energia Solar”. O evento será realizado no Projeto Grael (Rua Carlos Ermelindo Marins 494 – Jurujuba, Niterói), entre 17h30 e 20h. A programação inclui palestras sobre os fundamentos do efeito estufa, o aquecimento global e suas causas e consequências em nosso cotidiano, com um apanhado sobre as energias renováveis e sua maior fonte, o sol.

Em relação às energias renováveis, serão abordadas as várias possibilidades do uso da Energia Solar, com painéis fotovoltaicos associados à rede elétrica nas edificações como uma nova fonte geradora de energia limpa e com maior eficiência.

Axel Grael, engenheiro florestal, ambientalista e presidente do Projeto Grael, destaca que sol, vento, ondas e marés são cada vez mais identificados como alternativas viáveis de geração de energia limpa e em grande escala, forma a atender a crescente demandas de uma sociedade que procura a sustentabilidade. Para ele, esses elementos são íntimos da atividade náutica e poderão ser um poderoso instrumento de popularização destes conceitos e tecnologias.

“Ciente disso, o Projeto Grael priorizou fazer destas tecnologias algo o mais presente possível no cotidiano de seus alunos. A primeira iniciativa foi produzir uma embarcação exclusivamente movida a energia solar: o "Peixe-Galo". Sediar um seminário sobre Mudancas Climáticas e Energia Solar no Projeto Grael é um desdobramento natural deste esforço e uma grande oportunidade de contribuir com a divulgação e consolidação desta alternativa. Bons ventos e muito sol para todos”, declara Axel.

No workshop, os participantes poderão ainda conhecer o Peixe Galo, o barco movido a energia solar montado por alunos do Projeto Grael. As vagas são limitadas. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para oficinasolar@gmail.com com nome, telefone e instituição a que pertence.

“Nosso objetivo é levantar a discussão do tema sobre as mudanças climáticas, além de divulgar e esclarecer sobre a múltipla aplicabilidade e viabilidade do uso da energia solar fotovoltaica. Uma energia nobre, limpa e já tão disseminada em países como Alemanha e Japão, que possuem uma capacidade de produção muito inferior ao Brasil. Precisamos promover e debater sua disseminação por aqui também”, destacou Vinícius Palermo, Oceanógrafo e coordenador do projeto Águas Limpas do Projeto Grael.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há treze anos por uma iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael e o velejador Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente da instituição.

Desde a sua fundação, o Projeto Grael, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras.



Mudanças Climáticas e Energia Solar
Nas instalações do Projeto Grael,Jurujuba, Niterói, RJ
Nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2011

Programação
______________________________________________________
Data: 4/7/11 (segunda) 17:30h a 20:00h

Mudanças Climáticas - O que temos a ver com isso? Fundamentos do Efeito Estufa, Influência Antrópica, Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, suas causas e conseqüências em nosso cotidiano.

Introdução sobre Energias Renováveis.
Palestrante: Vinícius Pinheiro Palermo - Oceanógrafo, ambientalista membro do programa Climate Generation do British Council e coordenador dos projetos Águas Limpas, Gestão de Resíduos e Alternativa Solar do Programa Ambiental do Projeto Grael.

Data: 5/7/11 (terça) 17:30h a 20:00h

Introdução a Energia Solar
Introdução a tema Solar, seus usos e possibilidades; fundamentos do efeito fotovoltaico e sua aplicabilidade.

Palestrante: Cosme Aristides – Físico, Ambientalista,
Assistente de TI do Projeto Grael e co-coordenador do Projeto Alternativa Solar.

Data: 6/7/11 (quarta) 17:30h a 20:00h

Edificações Solares 
Apresentação sobre as inúmeras possibilidades do uso de painéis solares – fotovoltaicos - associados à rede elétrica nas edificações, como uma nova fonte geradora de energia, limpa e com maior eficiência.

Palestrante: Cosme Aristides e Vinícius Palermo

Um comentário:

  1. Obrigado pela força em desenvolver e fomentar o uso racional da energia limpa.
    Quem sabe os navios de turismo sejam aposentados!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.