sábado, 4 de junho de 2011

Ex-aluno do Projeto Grael relata a sua experiência no Caribe como tripulante do veleiro Atrevida

William Duarte Silva (à esquerda da foto) com Christa Grael, Gerente Executiva do Projeto Grael, e Altamiro Silva, pai do velejador. Foto arquivo do Projeto Grael.

William em atividade com a tripulação do Atrevida. Foto cedida por William Silva

Atrevida avança no contravento. Foto cedida por William Silva.
A sorte grande de um velejador dedicado e disciplinado

William Duarte da Silva, de 18 anos e morador de São Gonçalo, é ex-aluno do Projeto Grael, onde aprendeu a velejar e passou por cursos profissionalizantes oferecidos pela nossa instituição.

No início do ano, o comandante do veleiro Atrevida, procurou o Projeto Grael a fim de contratar um tripulante para a embarcação. William foi um dos escolhidos através de processo interno de seleção e seu nome e de outros velejadores foi apresentado ao comandante do Atrevida, Átila Bohm, que o confirmou. Assim, William passou a integrar a tripulação de um dos mais belos e maior veleiro brasileiro, com 103 pés e construído entre 1921 e 1923. Velejar no Atrevida é o sonho de qualquer velejador e William alcançou este sonho.

A oportunidade está abrindo os horizontes do mundo para William. A bordo do Atrevida, o jovem velejador seguiu viagem para Antigua, no Caribe, onde participou de regatas e atividades náuticas. De volta ao Brasil, William passará uma temporada morando em Ilhabela, no litoral de São Paulo, e no ano que vem deverá morar em Miami.

Na última semana, William aproveitou a passagem por Niterói e, acompanhado do seu pai Altamiro Soares da Silva, visitou o Projeto Grael e relatou as suas aventuras e experiências à equipe e aos alunos atualmente matriculados no Projeto Grael e que participavam da programação da Semana do Meio Ambiente.

Processo de seleção

Assim como o comandante do Atrevida, Átila Bohm, outros donos de embarcações e empresas ligadas às atividades náuticas procuram o Projeto Grael em busca dos profissionais capacitados na instituição.
O Projeto Grael oferece cursos profissionalizantes de: Fibra de Vidro, Eletrônica, Marcenaria, Capotaria, Refrigeração Náutica e Mecânica (Diesel e motor de popa).
Uma vez acionado pelos interessados, a equipe de profissionais do Projeto Grael, que inclui assistente social e pedagogas, procura selecionar dentre o quadro de alunos e ex-alunos o profissional mais adequado, de acordo com critérios de capacitação técnica, maturidade e aptidão física dos candidatos selecionados dentre os quadros de velejadores formados nos programas profissionalizantes.

Os resultados têm sidos muito bons. O Projeto Grael tem alcançado cerca de 30% de inclusão de seus alunos no mercado de trabalho.

Como solicitar profissionais

Você pode entrar em contato das seguintes formas:

Projeto Grael
Endereço: Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 - Peixe Galo - Jurujuba - Niterói/RJ - CEP: 24370-195.
Telefone: (21) 2711-9875
E-mail: secretaria@projetograel.org.br
OBS: Explique bem o perfil do profissional que você deseja e esclareça as condições de trabalho que são oferecidas.
Feito o contato, o assistente social do Projeto Grael, Odenilson Argolo, se certificará das demandas e das habilidades necessárias para o profissional e verificará as condições de trabalho oferecidas. A seguir, é apresentado uma lista de candidatos à vaga.

-------------------------------
Saiba mais em outra postagem do Blog do Axel Grael: Velejador do Projeto Grael é o novo tripulante do Atrevida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.