quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quando os barcos são os vilões


Ecstasea, de 282 pés, um dos megaiates do bilionário russo Roman Abramovich parado em frente a Praça de São Marcos, em Veneza. Sail-World.

A população de Veneza abriu guerra contra a presença de mega-iates fundeados nas áreas históricas da cidade, como nas imediações da famosa Praça de São Marcos.

Nos últimos dias, uma grande flotilha de embarcações de propiedade de milionários atracou em filas ao longo da orla atraidos pela Bienal de Arte de Veneza. Diante dos protestos dos moradores e turistas, as autoridades se explicam:
"Os barcos estão ficando grandes demais. (...) Estes barcos chegam para visitar Veneza de graça e estão transformando o Canal de São Marcos em uma rodovia movimentada. Temos que começar a limitar este tráfego". Giorgio Orsoni, prefeito de Veneza.
A cidade prepara-se para instituir uma nova taxa que incidirá gradativamente sobre o porte das embarcações.



Fort Lauderdale, Florida, o império dos mega-iates. Foto de Axel Grael, 2011.

Mega-iates parecem ocupar todos os espaços. Foto de Axel Grael, 2011.

A combinação parece obrigatória: cada mansão, um mega-iate. Foto Axel Grael. 

Recentemente estivemos em Fort Lauderdale, na Florida, e percebi a incrível profusão destes mega-iates e o problema causado pela presença desproporcional aos locais em que estes pretendem frequentar. Estes monumentos à ostentação estão por todos os lados. Parece que toda mansão à beira dos belos canais tem a obrigação de ostentar um destes palacetes flutuantes.

Quando decidimos almoçar num aprasível restaurante na orla, a nossa bela vista foi suprimida por uma enorme embarcação que decidiu arrogantemente se posicionar a frente das mesas. "Curtimos" o resto da refeição olhando para o costado do "navio" e o aroma da fumaça de óleo Diesel.

Adoro os barcos, mas entendo perfeitamente a indignação dos moradores de Veneza.

Como disse meu irmão Lars Grael:

"É uma extravagância incompatível com as necessidades mais luxuosas de um ser humano racional..."

-----------
Leia mais sobre o conflito em Veneza aqui.
Leia também http://axelgrael.blogspot.com/2011/12/controversia-na-espanha-sobre-impactos.html

Um comentário:

  1. Axel....primeiro o Lars tem toda razão extravagancia incompativel mesmo, segundo, estas 2 Marinas de Fort Liquordale, Bahia Mar e Pier 66 na Intracoastal...por onde passava todos dias para ir na University indo das Las Olas para o Port Everglades, haviam iates que ficavam no mesmo lugar e dock por meses a fio, agora se pudessemos usar alguns desses mega iates para pesquisa saberiamos muito mais de nossos Oceanos ...by the way ontem foi o Dia Mundial dos Oceanos .... poderiamos tbm fazer valer o PSA....Pagamento por Serviços Ambientais ...e abateriamos os impostos ....mas existe um maxima - Ships are safe at the harbour but this is not that they are built for

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.