sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lars Grael pede ao governador do Paraná a liberação de represas para esportes náuticos



O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (09) o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael. No encontro, Grael pediu ao Estado a liberação de reservatórios de represas e lagoas do Paraná para a prática de esportes náuticos como canoagem, vela e remo.

Segundo Grael, a medida é importante para a qualificação de atletas e a preservação ambiental. Hoje, estes espaços não podem sediar eventos esportivos. A proibição foi decretada pelo governo anterior, sob o argumento de que a parafina que protege os barcos poderia prejudicar a qualidade da água.

O governador encaminhou o pedido para a Procuradoria Geral do Estado, para que seja avaliada a possibilidade de revisar a norma estadual. “Se for possível, vamos estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de esportes náuticos não poluentes no Paraná”, afirmou o governador, descartando modalidades que utilizem motor de combustão.

O secretario de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, disse que a ação tem foco social e ambiental. “É o início de um entendimento, que irá contribuir para a preservação do meio ambiente. A idéia é que os praticantes sejam aliados e fiscais para que não haja poluição dos rios. A medida abre ainda espaço para a prática desse importante esporte no Paraná”, afirmou Roman.

Para o ambientalista e ex-secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, Fabio Feldmann, que também acompanhou a reunião, a liberação é positiva e os governos têm que estimular os usos sustentáveis para impedir os não sustentáveis.

O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, e do assessor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde.

Ouça áudio sobre a visita de Lars Grael ao governador.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.