Os Jogos Mundiais Militares e a Família Grael
Os V Jogos Mundias Militares, que serão realizados no Rio de Janeiro de 16 a 24 de julho, é o primeiro dos grandes eventos esportivos que a cidade abrigará até os Jogos Olímpicos de 2016.
E a família Grael tem motivos especiais para comemorar e ver o evento com muito orgulho. O primeiro motivo é que Martine Grael, filha de Torben e Andrea Grael, será uma das velejadoras da equipe brasileira de vela militar. O outro motivo é que nosso pai, Dickson Grael, foi atleta e um dos grandes incentivadores do esporte militar, tendo presidido a Comissão Desportiva Militar do Brasil-CDMB, e ocupado o cargo de Secretário Geral do CISM-Conselho Internacional do Esporte Militar, organização com sede em Bruxelas, na Bélgica e que congrega 133 países membros.
Lars Grael, por sua vez, é o “padrinho” das competições de Vela indicado pela CDMB e possuidor da Medalha do Mérito do CISM no Grau de Grão Cavaleiro e Medalha do Mérito do Desporto Militar conferida pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Outro motivo de orgulho é poder também cooperar com os V Jogos Mundiais Militares atendendo ao convite dos organizadores para que a embarcação "Águas Limpas", operada pelo Projeto Grael e tripulada por ex-alunos da nossa organização, participe das atividades relacionadas às provas de Vela, atuando na limpeza da Baía de Guanabara.
O ideal é que o trabalho de retirada do lixo flutuante na Baía de Guanabara não fosse necessário e que a poluição que mancha o seu belo cenário não tivesse os elevados índices que apresenta. Mas, diante da realidade, os trabalhos a serem desenvolvidos pelas tripulações do Projeto Grael (''Aguas Limpas) e da Brissoneau (''Acqua) serão indispensáveis para garantir a qualidade das provas e a reputação do Rio de Janeiro que precisa atrair outros eventos náuticos até os Jogos de 2016.
É bom lembrar que a despoluição da Baía de Guanabara foi uma das promessas da vitoriosa candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos de 2016.
A esperança de ver a Baía limpa continua viva.
Axel Grael
-----------------------------------
Embarcação "Águas Limpas", operada por ex-alunos do Projeto Grael, colaborará com os Jogos Mundias Militares evitando que o lixo flutuante na Baía de Guanabara atrapalhe as provas de vela. |
Embarcação "Acqua", recém lançada ao mar e fabricada pela Brissoneau no Estaleiro Cassinu, será uma importante aliada na limpeza da Baía de Guanabara. |
Baía de Guanabara passará por processo de limpeza para os JMM
Escrito por Marcia Magalhães
Seg, 27 de Junho de 2011 11:21
A partir do dia 1º de julho a Baía de Guanabara passará por um processo de limpeza e manutenção do espelho d’ água na região da raia onde serão disputadas as provas de Vela. A limpeza será feita pela barca da Empresa BRISSONEAU – Projeto ACQUA e pela barca do Projeto Grael (Instituto Rumo Náutico) – ÁGUAS LIMPAS.
Saiba mais sobre a modalidade Vela que será disputada na Baía de Guanabara
Criadas especialmente para esse fim serão utilizadas até o final do mês de julho, visando deixar a Baía em condições adequadas para as praticas esportivas durante os Jogos Mundiais Militares. A iniciativa foi possível graças ao investimento da concessionária Águas de Niterói, em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Projeto Grael.
O Projeto Acqua utiliza uma embarcação inovadora desenvolvida a partir de novos conceitos de sustentabilidade, aplicados ao recolhimento de resíduos sólidos flutuantes, macrófitas e no emprego emergencial em eventuais acidentes com derramamento de hidrocarboneto. A embarcação “Águas Limpas” tem a função operacional de recolher o lixo flutuante – sólido e líquido – da Baía de Guanabara.
Importada da França, é feita de alumínio e possui uma caçamba basculante que realiza um peneiramento das camadas superficiais da baía. Os resíduos sólidos são armazenados em um contêiner com capacidade para 500 kg. Já o óleo flutuante é depositado em uma caixa separadora, com capacidade para mil litros. Além das barcas, a limpeza terá a parceria da COMLURB que irá recolher os resíduos e encaminhar para a reciclagem – completando o processo de sustentabilidade do Ambiente.
Essa iniciativa é única na Baía de Guanabara e será utilizada nos 5º Jogos Mundiais Militares sem ônus para a Escola Naval e para o CPO - Comitê de Planejamento Operacional.
Fonte: site dos V Jogos Mundiais Militares
Assista ao vídeo com o treino da equipe brasileira de vela militar, classe HPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.