domingo, 5 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente do Projeto Grael repetiu o sucesso de 2010

Participantes da Gincana Ecológica do Projeto Grael na praia onde fizeram a retirada do lixo. Foto de Fred Hoffman.

Barco Águas Limpas retorna ao Projeto Grael com o resultado da coleta do lixo pelos participantes da Gincana Ecológica. Foto Fred Hoffmann.

A seguir, texto publicado no site da Revista Náutica a partir de release do Projeto Grael sobre a programação da Semana do Meio Ambiente:
-------------------------------

Projeto Grael e Energy Marcon realizam 2ª edição da Semana do Meio Ambiente

Programação inclui jogos sustentáveis, gincana ecológica em praias de Niterói e sorteio para passeio em Angra dos Reis

Da Velaassessoria

O Projeto Grael e a instituição em educação ambiental Energy Marcon, promovem a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 1, 2 e 3 de junho, numa referência ao Dia Mundial do Ambiente. As atividades são direcionadas a crianças e jovens com idades entre 9 e 24 anos, e acontecerão na sede do Instituto, em Niterói, durante os turnos da manhã e da tarde. A empresa BTR (Best Tours in Rio) sorteará um passeio até Angra dos Reis para um jovem e o acompanhante responsável, com direito a passeio de barco a regiões paradisíacas da Ilha Grande e almoço.

A programação terá início às 8h, com um vídeo e debate introdutórios sobre os cuidados com o Meio Ambiente, para então a criançada se divertir com um jogo online sobre Mudanças Climáticas e a construção de uma casa sustentável com peças de montar (Lego).

A animação tomará conta, ainda, da sexta-feira, dia 3, com uma Gincana Ecológica. Os alunos sairão do Projeto Grael a bordo dos veleiros-escola em direção à Praia do Morcego, em Jurujuba, e para a Ilha do Careca, nas proximidades da estação do Catamarã Charitas, para a coleta de lixo. Esta ação conta com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), assim como no ano passado, quando foram recolhidos quase 400 quilos de lixo (a maioria garrafas pet e pneus) em apenas um dia. A gincana contará com o apoio do Águas Limpas, embarcação operada por integrantes do Projeto Grael que retira, diariamente, lixo flutuante da Baía de Guanabara.

O objetivo da Semana do Meio Ambiente, que conta ainda com o apoio da Águas de Niterói, é sensibilizar seus alunos e o público em geral sobre a questão dos resíduos sólidos, além de estimular o trabalho em grupo e de cooperação dentro da instituição.

“Pretendemos, com essa iniciativa, fazer com que os brasileiros se informem e se mobilizem sobre a questão do meio ambiente, para que todas as ações de conservação e cuidado sejam exercidas e estendidas a todos os segmentos sociais. Nossos esforços estão voltados para despertar uma consciência ambiental responsável e efetiva”, afirma Marcus Saussey, diretor da Energy Marcon.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há treze anos em Niterói por uma iniciativa dos irmãos Torben e Lars Grael e do velejador Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente da instituição.

Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar/Segundo Tempo, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. O Projeto Grael recebe doações de pessoas físicas, assim como jurídicas, através de doação voluntária e da Lei de Incentivo ao Esporte.

Conheça um pouco sobre a Energy Marcon

Criada por uma equipe de profissionais da área de educação ambiental, a Energy Marcon tem por missão desenvolver projetos e atividades de Educação e Consultoria em Meio Ambiente. As atividades tem como prioridade a comunicação social para o desenvolvimento humano sustentável. A instituição tem como objetivo desenvolver projetos, estudos, treinamentos e seminários de educação ambiental. Em 2010, foi responsável pela vigília na Lagoa Rodrigo de Freitas durante “A Hora do Planeta”, em parceria com a WWF Brasil e pelo Carnaval Ecológico, distribuindo sementes, com o apoio do bloco Cordão da Bola Preta.

Fonte: Revista Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.