terça-feira, 28 de junho de 2011

Ex-aluna do Projeto Grael conquista mais um título


Juliétty Tesch, velejadora que deu os primeiros passos no esporte no Projeto Grael de Vitória-ES. Determinada, a atleta capíxaba tem superado todas as dificuldades e se mantido entre as melhores velejadoras daclasse Laser no Brasil.

Juliétty Tesch fatura o título do Sudeste Brasileiro da Classe Laser

Competição foi disputada no último final de semana, em Búzios
Julius Cézar Carvalho - GAZETAESPORTES.COM

A velejadora capixaba Juliétty Tesch conquistou no último final de semana o título do Sudeste Brasileiro da Classe Laser pela terceira vez. A competição foi disputada em Búzios, no Rio de Janeiro. E ainda conseguiu o quarto lugar geral perdendo apenas para os homens. Segundo a velejadora é difícil as meninas conseguirem ficar entre os dez primeiros no geral.

"Foram dez 10 regatas. Nos dois primeiros dias os ventos foram moderados e os outros dois ficaram bem fortes chegando a mais de 25 nós (aproximadamente 50 km/h). Isso tornou o campeonato bem disputado. Cheguei a ficar na terceira colocação. Mas com o aumento dos ventos caí pra quarto. Das dez regatas consegui ficar em primeiro em duas. Foi a primeira vez que consegui isto", disse Juliétty.

Junto com o Sudeste Brasileiro foi realizado também a Búzios Sailing Week. E a capixaba também venceu.
 
Fonte: Gazeta Online
 
----------------
COMENTÁRIO:
 
Juliétty é uma batalhadora que deve servir de exemplo para todos nós. Moradora de Vitória-ES, Juliétty inscreveu-se na unidade que o Projeto Grael mantinha na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciada em 1999, um ano após a inauguração do Projeto Grael em Niterói-RJ.
 
Em 2004, com a troca de comando na administração municipal, o prefeito João Coser, que sucedeu Luiz Paulo Velloso Lucas, decidiu retirar o apoio ao Projeto Grael de Vitória por considera-lo uma "iniciativa elitista", como declarou publicamente. Infelizmente, o prefeito não teve a percepção que o Projeto Grael era oferecido exclusivamente para os estudantes da rede pública sob a sua responsabilidade, portanto não era destinado às elites. Será que o prefeito foi levado a esta ideia preconceituosamente por tratar-se de um programa construído em torno de barcos? Acho que uma visita do alcáide ao Projeto Grael de Niterói (RJ) ou de Três Marias (MG) o ajudaria a perceber o quanto a cidade de Vitória foi privada de oportunidades.
 
Junto com meu irmão Torben Grael, fomos recebidos em audiência pelo prefeito ainda em início de gestão (2004) e procuramos esclarecê-lo da importância do Projeto Grael como uma alternativa esportiva, educacional, profissionalizante e de inclusão social. Na ocasião, o gestor público capixaba mostrou-se convencido e convocou a imprensa ao seu Gabinete para, na nossa presença, anunciar o retorno do apoio ao Projeto Grael. Sete anos depois, tal fato ainda não aconteceu.
 
A velejadora Juliétty Tesch é uma das jóias que a vela capixaba herdou do período em que o Projeto Grael atuou em Vitória. É com orgulho (pelos resultados) e frustração (por não poder ajuda-la mais), que vemos a atleta perseverar e colecionar títulos. Sobrevive no esporte graças ao seu talento, à sua enorme determinação e o apoio de familiares, amigos, patrocinadores eventuais e do clube Álvares Cabral que a adotou.
 
Quem sabe no futuro, ventos melhores permitirão que o trabalho seja retomado e que outras Juliéttys tenham a oportunidade de nos brindar com o seu talento.
 
Parabéns e obrigado Juliétty. Que bons ventos a impulsionem sempre.
 
Axel Grael

9 comentários:

  1. Boa Noite Axel!!!

    Muito obrigada por mais esta homenagem. Saiba que fico muito feliz em participar, de certa forma, desta família Grael e de conseguir trazer mais este título para a nossa coleção.

    Como sempre ele vem regado de muito esforço, não só dentro da água, mas fora também. Como de praxe, mais uma vez tive que fazer rifa para tentar pagar os custos deste campeonato. Mas valeu muito o esforço.

    Muito obrigada pela torcida e por ter me dado a oportunidade de conhecer este esporte que hoje amo tanto e que faz parte da minha identidade. Já vão fazer 9 anos que estou nessa luta em busca de resultados e de patrocínio. Os resultados graças a Deus estão a vindo, mas o patrocínio ainda não.

    Desde já muito obrigada novamente por tudo. Quero agradecer a Deus, minha família, meus amigos de ouro, a todos que compraram as minhas rifas, a SESPORTE, as empresas que tentaram me ajudar neste campeonato de alguma forma (Transfênix e Prisma) e a todos que torcem por mim XD

    ResponderExcluir
  2. É UMA CAPIXABA DE OURO!!!
    ACOMPANHO A LUTA DA VELEJADORA E DE SUA FAMÍLIA E SÓ VEJO UM FUTURO BRILHANTE COM MAIS VITÓRIAS.
    O QUE FALTA É UMA GRANDE EMPRESA ENTENDER QUE LIGAR O NOME AO DELA É VEMCER DOBRADO!
    PARABÉNS JULIÉTTY!!!

    FORTE ABRAÇO,
    NENEM MONTEIRO
    REVISTA RADICAL

    ResponderExcluir
  3. Juliétty pra mim é ouro olímpico!

    Acredito que o que falta é um patrocínio... Digo isso porque a acompanho a algum tempo e sei que essa guerreira vende rifas pra conseguir a conta exata para seus custos.
    Como amigo apoiei e comprei várias! Porque ela merece!
    Sou fã! sou amigo e apoiador. O que eu puder fazer para ajudá-la, FAREI.
    Se alguem puder ouvir esse clamor e puder ajudar, PATROCINEM ESSA ATLETA QUE PODE SE TORNAR OURO EM OLIMPÍADAS!
    Eu faço minha parte, e você?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Juliétty!!!!
    Uma atleta que eu não sabia que existia até me deparar com ela na portaria do clube vendendo rifas para poder bancar os custos para essa viagem.
    Considero isso como ponto negativo para os esporte capixaba, por outro lado foi uma excelente alternativa encontrada pela atleta, mostrando sua vontade e garra em superar as dificuldades para ir em busca de seu sonho. Continue assim que você vai mais longe do que pensa... e estou a sua disposição para te ajudar a chegar la. conte comigo!!!
    PARABÉNS!!!!!

    Prof.Esp.Bernardo Pereira
    Aux.Técnico da Equipe Infantil de Natação do CNRAC

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Juliétty, vencedoras como vc são inspiração para todos nós. A sua vitória demonstra que quem acredita nos seus sonhos sempre os realizam.Esperamos que depois de mais essa vitória as pessoas e empresas se interressem mais pelo seu trabalho de campeã, fazendo com que traga cada vez mais orgulho para nosso estado.
    Mais uma fez parabéns.
    Diego M.

    ResponderExcluir
  6. É sempre um orgulho ver as vitórias da Juliétty, que, sem dúvidas nenhuma, merece tudo por todo o seu esforço. É realmente uma pena o Projeto Grael ter sido interrompido porque como a Juliétty, outros grandes velejadores poderiam estar ainda surgindo.


    Bruna Malovini

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela dedicação! Está colhendo o que planta! Força e garra!

    ResponderExcluir
  8. Tenho orgulho da Julietty. Muito guerreira, talentosa e batalhadora. Estarei sempre em sua torcida!
    Abraços Julietty!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Julietty!! Acredite sempre no seu potencial e sua dedicação para buscar novas vitórias e alegrias em sua carreira. Jóia rara que tem seu brilho próprio, lapidada com muito amor e carinho pela sua Família,voce certamente trará muitas e muitas alegrias!! Abraços!!

    Marcio José Inacio e Família.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.