Hoje cedo, recebi perplexo e triste a notícia do acidente aéreo que levou à morte do arquiteto e planejador urbano chinês Kongjian Yu, criador do conceito das Cidades-Esponja. Defendia que as cidades fossem desenhadas para a retenção e absorção da água, tornando-as mais resilientes e mais sustentáveis, evitando enchentes e inundações.
Yu estava no Brasil onde foi uma das atrações da Bienal de Arquitetura de São Paulo, onde fez a palestra de abertura do evento. Na última sexta-feira, ao percorrer a Bienal de Arquitetura de São Paulo, o arquiteto visitou o stand da Prefeitura de Niterói e mostrando interesse pelo trabalho realizado. No dia seguinte da abertura, a geógrafa Dionê Marinho Castro fez uma palestra de apresentação dos projetos do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis - POP e de Renaturalização do Rio Jacaré. Os dois projetos fazem parte do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói.
O arquiteto Kongjian Yu tornou-se conhecido após implantar projetos em mais de 70 cidades, com o objetivo de conciliar a área urbana com a proteção de ecossistemas de áreas úmidas, criando parques que aproximam a população dos seus rios e lagos. O conceito do arquiteto é muito semelhante ao que fizemos na Região Oceânica de Niterói, com a implantação do POP e a Renaturalização do Rio Jacaré, iniciativas que adotaram técnicas inovadoras, utilizando Soluções Baseadas na Natureza - SBN, para a restauração de ecossistemas, drenagem sustentável, tratamento de águas e prevenção de inundações.
Leia também: CIDADES NA TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA: conheça a experiência de Niterói e de outras cidades
Quando o trabalho de Yu tornou-se mais conhecido entre nós já estávamos implantando os dois projetos e a grande repercussão do conceito das Cidades-Esponja nos ajudou muito, na argumentação em defesa do projeto do POP e do Rio Jacaré. Pelo caráter inovador dos projetos, eventualmente suscitavam-se dúvidas e críticas. O POP conta com técnicas como Jardins Filtrantes, Jardins de Chuva e outras soluções. No Rio Jacaré, implantamos 4 Bacias de Retenção e 4 de Biorretenção, soluções adotadas também pelo arquiteto chinês. Portanto, encontramos muita convergência com o conceito das cidades-esponja, promovido por Kongjian Yu.
Além de Niterói, o trabalho de Yu influenciou e inspirou outras cidades, como é o caso de Copenhague que usa estas técnicas para prevenir enchentes e Paris que estabeleceu como prioridade a substituição de áreas pavimentadas por jardins de infiltração e a implantação de áreas verdes para enfrentar o problema das ondas de calor.
Kongjian Yu foi uma das vítimas da queda de um avião nas proximidades de Aquidauana (MS), quando se dedicava a uma visita ao Pantanal para conhecer o bioma que ele considerava um exemplo de esponja natural. Além de Kongjian Yu, morreram o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr., e o piloto do avião, Marcelo de Barros. Yu e os cineastas preparavam um documentário.
Que as ideias de Kongjian Yu continuem a inspirar o avanço de mais cidades rumo à resiliência e a sustentabilidade.
Axel GraelPrefeito de Niterói (2021-2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.