Praças do Parque Orla de Piratininga Alfredo Siris recebem nomes em homenagem a pessoas relevantes |
No dia 21 de dezembro de 2024, publiquei o Decreto 15.664/2024 para "Nominar as praças que compõem o conjunto arquitetônico, paisagístico, e urbanístico do espaço denominado Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis". Estas praças foram criadas ou requalificadas no processo de urbanização e estruturação de equipamentos públicos por ocasião da implantação do parque, que protege o entorno da Lagoa de Piratininga.
Ao todo, seis praças receberam nomes que homenageiam personalidades que contribuíram para a criação do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), uma das iniciativas do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), para a proteção da Lagoa de Piratininga ou tiveram importância para as comunidades do entorno do parque.
Saiba, a seguir, quais são as seis praças e os respectivos homenageados:
Recanto Boechat. |
Ao centro, a Sra. D. Mercedes Boechat, mãe de Carlos Boechat. |
Engenheiro Carlos Boechat próximo a um dos acessos ao POP. |
1- Praça Recanto Boechat
Carlos Alberto Boechat (1950 - 2020)
Engenheiro e ex-secretário regional da Região Oceânica. Servidor público, valoroso profissional empenhado na administração cidade tendo
contribuído no desenvolvimento, planejamento, execução e finalização das obras e
projetos da Região Oceânica de Niterói. Foi fundamental no processo de planejamento, estruturação e diálogos com a sociedade para a implantação do Parque Orle de Piratininga Alfredo Sirkis. Como engenheiro dos quadros da Prefeitura de Niterói, participou de muitas obras de infraestrutura da cidade. Grande liderança política e comunitária, com personalidade marcante, seu grande sonho era ser eleito vereador de Niterói, o que aconteceu nas eleições municipais de 2020. Infelizmente, Boechat faleceu de COVID-19, aos 70 anos, no dia 12 de dezembro de 2020, dias antes de tomar posse. Em reverência à sua imagem, a Justiça Eleitoral o diplomou como vereador post-mortem. A Praça Recanto Boechat foi inaugurada no dia 17 de junho de 2023.
2- Praça Angelino Conceição (Osiris)
Angelino Conceição (1986 – 2020)
Produtor cultural, liderança comunitária na Comunidade da Ciclovia, diretor do
projeto "A juventude Viva", desenvolveu diversos serviços sociais para crianças, jovens e
idosos da Comunidade da Ciclovia/Barreira. Angelino foi importante interlocutor entre a equipe da Prefeitura, principalmente os técnicos do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e as comunidades, nos diálogos e esclarecimentos sobre o POP, os benefícios do parque.
3- Praça Paulo Peixoto (Arrozal)
Paulo Sérgio Manhães Peixoto |
Paulo Sérgio Manhães Peixoto (1950 - 2020)
Servidor público, fundou o Grupo Espírita Paz e Renovação (GEPAR) e Creche Meimei, ambos nos limites do POP. Dedicou a vida para caridade, transformação social através do acolhimento e educação, atuando intensamente na Comunidade da Ciclovia/Barreira. Foi liderança muito atuante no movimento ecumênico de Niterói.
Lejeune Henriques Pacheco de Oliveira (1915 - 1982)
Médico, pesquisador em Parasitologia e Limnologia, professor, conferencista e escritor, tendo publicado vários trabalhos resultantes de excursões cientificas pelo Estado do Rio de Janeiro, especialmente nas baias de Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara. Publicou interessantes estudos sobre as lagoas/lagunas do estado do Rio de Janeiro, inclusive sobre Piratininga e Itaipu. Saiba mais sobre Lejeune de Oliveira.
Patrícia Bello (1971 - 2021)
Professora, dedicou sua vida ao bem-estar das crianças e aos cuidados com a comunidade, onde instalou brinquedos infantis para o lazer dos pequenos, sendo este espaço conhecido como Praça da Tia Paty.
Alfredo Sirkis (1950 - 2020)
O Parque Orla de Piratininga (POP) recebeu o nome de Alfredo Sirkis em homenagem à importância e ao trabalho deste para a causa ambiental e das mudanças climáticas. Ambientalista, político, jornalista e escritor, Sirkis foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente no Brasil, e um dos fundadores do Partido Verde. Sirkis foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente no Brasil, e um dos fundadores do Partido Verde, em janeiro de 1986. Em 1991, assumiu a presidência nacional do partido.
Como o primeiro secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, em 1996, foi o responsável pelo reflorestamento de 660 hectares (mais de 6 milhões de m2 de área desmatada), em 47 comunidades da capital fluminense. Por sua orientação, foram construídos 80 quilômetros de ciclovias no Rio de Janeiro. Entre outubro de 2016 e maio de 2019, foi o coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), até o colegiado ser extinto pelo presidente Jair Bolsonaro. Fundou e foi diretor executivo do Centro Brasil no Clima, que hoje tem a liderança do seu filho, Guilherme.
6- Praça Omar Serrano (Cotovelo)
Omar Serrano ( - 2010)
Líder comunitário, ambientalista, que recebeu o título de cidadão niteroiense em 1990 por sua atuação na preservação do patrimônio socioambiental do município de Niterói. Atuou na Federação das Associações de Moradores de Niterói - FAMNIT, no Movimento de Resistência Ecológica - MORE e Movimento Cidadania Ecológica - MCE, tendo participado ativamente de mobilizações pela Baía de Guanabara, pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET, pela proteção do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu e debates no Legislativo Municipal por ocasião da aprovação da Lei Orgânica de Niterói, do Plano Diretor de Niterói (1992) e outras leis.
-------------------------------------------
Além das praças, o POP também homenageia outras duas personalidades importantes para a causa ambientalista e de proteção ao patrimônio ambiental do Brasil e de Niterói:
Alfredo Hélio Sirkis |
Sirkis e Al Gore em evento internacional sobre mudanças climáticas. |
Alfredo Sirkis (1950 - 2020)
Como o primeiro secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, em 1996, foi o responsável pelo reflorestamento de 660 hectares (mais de 6 milhões de m2 de área desmatada), em 47 comunidades da capital fluminense. Por sua orientação, foram construídos 80 quilômetros de ciclovias no Rio de Janeiro. Entre outubro de 2016 e maio de 2019, foi o coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), até o colegiado ser extinto pelo presidente Jair Bolsonaro. Fundou e foi diretor executivo do Centro Brasil no Clima, que hoje tem a liderança do seu filho, Guilherme.
Autor de nove livros, ganhou o Prêmio Jabuti de 1981, por "Os Carbonários" (1980). A minha última oportunidade de estar com ele foi por de forma on-line, poucos dias antes do seu falecimento, por ocasião do lançamento do seu último livro, intitulado "Descarbonário" (2020), uma obra importante onde conta histórias interessante e com muito humor da sua própria trajetória, mas também debate o papel e como o Brasil pode se beneficiar de um mundo em descarbonização. Outro livro valioso é "Pólis ou Babel: Megalópolis: reflexão e ação em grandes cidades" (2012), onde debate a importância e a responsabilidades na crise climática global.
Sueli Pontes era ambientalista e arquiteta. Moradora do Jardim Imbuí (Tibau) foi uma ativa defensora da proteção e recuperação da Lagoa de Piratininga. Seu nome foi escolhido para homenagem no Centro EcoCultural Sueli Pontes, sede do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), oferecendo um programa de educação ambiental focado no próprio POP e seus equipamentos, como os jardins filtrantes, contando com uma exposição permanente sobre os ecossistemas da Lagoa de Piratininga e da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói. O Centro EcoCultural (chamado pela população de EcoPOP) também é o primeiro equipamento cultural público da Região Oceânica.
--------------------------------------------
Um outro equipamento público do POP disponível para o uso da população é a Ilha do Tibau, onde a Prefeitura desenvolve o Núcleo Avançado de Sustentabilidade, Cultura e Esporte - NASCE. O POP também oferece trilhas e passeios como o da Rua Estrela, que se estende até às margens da Lagoa de Piratininga, a trilha do Pontal e como é limítrofe ao Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT, Setor Morro da Viração, há ainda a oportunidade de muitas atrações de ecoturismo a ser explorada pelos visitantes.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
(2021-2024)
-----------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
Alfredo Sirkis: a despedida de um campeão da sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.