segunda-feira, 11 de julho de 2022

RELATÓRIO LUZ APONTA RETROCESSO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS


O relatório abaixo foi produzido por um Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para apresentar uma avaliação da situação brasileira com relação ao cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, que fazem parte da chamada Agenda 2030.

A conclusão do levantamento, apresentado ao Congresso Nacional no dia 30/06, é muito bem resumido pelo título do texto de apresentação do relatório: "Brasil, 2022: na vanguarda do retrocesso".

É lamentável ver o Brasil na contramão do mundo, desperdiçando tempo, oportunidades, patrimônio natural e sobretudo vidas humanas. O Brasil tinha tudo para ser protagonista da sustentabilidade, com benefício para o próprio país. Mas, o atual governo escolhe o atraso.

Que venham tempos melhores!

Axel Grael 


--------------------------------------------------------




Foi apresentado, na quinta-feira (30 de junho), o Relatório Luz 2022 da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável - Brasil, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da sociedade civil que analisa a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país. O objetivo é atender aos compromissos da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório foi apresentado em uma audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, por requerimento do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP).

Das 168 metas analisadas pela sociedade civil no relatório, o Brasil teve progresso satisfatório em apenas uma, que equivale a apenas 0,59% dos compromissos necessários para cumprir a Agenda 2030.

O único avanço detectado foi na implementação de medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias. A meta faz parte do Objetivo Sustentável de número 15, relacionado à proteção da vida terrestre.

Por outro lado, 110 metas (65,47%) estão em retrocesso; 24 (14,28%) estão em progresso insuficiente; 14 (8,33%) estão ameaçadas e 11 (6,54%) estão estagnadas.

Fonte: Baseado em Congresso em Foco


--------------------------------------------------------

Em Niterói é diferente:

Acesse o Relatório Local Voluntário sobre as ODS preparado pela Prefeitura de Niterói, realizado em parceria com a ONU Habitat.

-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Lançado guia prático sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para prefeituras
NITERÓI AVANÇA NAS METAS DE DESENVOLVIMENTO DA ONU 

Um comentário:

  1. Lamentável saber que houve um retrocesso no Brasil em relação ao umprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, que fazem parte da Agenda 2030.

    Uma tristeza saber que o Brasil está muito mal neste campo, liderando os perdedores, os que não atingem as metas e ainda retrocedem. Lamentável!!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.