domingo, 12 de junho de 2022

Lançado guia prático sobre ODS para prefeitos




Estive em São Paulo, na última quarta-feira (07), como vice-presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para lançar o “Desenvolvimento Sustentável: Guia Prático para Prefeituras”. Com a publicação, a FNP pretende chamar a atenção dos municípios para a urgência de soluções e ações locais em defesa da Agenda 2030. O guia, que contou com a parceria da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e do Banco de Desenvolvimento (FONPLATA), está disponível em: https://multimidia.fnp.org.br/biblioteca/publicacoes/item/994-desenvolvimento-sustentavel-guia-pratico-para-prefeituras.

O “Desenvolvimento Sustentável: Guia Prático para Prefeituras” traz referências, estudos de casos e caminhos de financiamento para que prefeituras de todo Brasil promovam ações alinhadas aos ODS da ONU. Venho falando que os problemas são globais, mas os cidadãos vivem nas cidades. Como gestores públicos, não podemos abrir mão da esperança e da força para sermos agentes das mudanças. Espero que o guia seja uma importante contribuição para o desenvolvimento dos territórios e municípios para implementação de políticas públicas que promovam um desenvolvimento estruturante, inclusivo e sustentável.

O lançamento da publicação aconteceu durante o evento Estratégia ODS – O futuro que queremos, promovido pela Rede Estratégia ODS. Além de lançar o guia, participei da abertura do encontro para discutir o cenário atual da Agenda 2030 e das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no País.

Mais tarde, ao lado de figuras importantes da área ambiental, participei do WBio2022, evento internacional voltado à biodiversidade. Para pesquisadores e autoridades do setor, apresentei os projetos e experiências bem-sucedidas de Niterói na temática do meio ambiente. Fiquei muito feliz em ver tantas pessoas e entidades tão representativas engajadas em ações pelo desenvolvimento sustentável.

No grupo de trabalho sobre cidades, tive a companhia dos colegas Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Ingrid Coetzee, do Iclei; Oliver Hillel, do Convention on Biological Diversity (CBD); e Rodrigo Ravena, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. O evento teve organização da União Europeia, Organização das Nações Unidas, ICLEI, Regions4, GIZ, ACIA e Governo do Estado de São Paulo.

Axel Grael
Prefeito de Niterói
Vice-Presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos - FNP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.