quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Fui homenageado em evento de lançamento da Associação Niteroiense de Va'a



Com Hélio Valente, artesão que fez a miniatura da embarcação polinésia que me foi presenteada, e com Luiz Perin, que assumiu a presidência da associação.

Feliz!

Com Luiza Perin e diretores da associação.

Com Christa Grael, saudando os presentes.


Estive hoje à noite no evento de lançamento da Associação Niteroiense de Va'a e abertura da exposição fotográfica “Niterói de Todos os Ângulos”, no Parque da Cidade (Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT).

Em reconhecimento à minha participação no convite do primeiro clube de canoa havaiana para Niterói, fui homenageado com uma linda réplica de uma embarcação polinésia (ADOREI!), feito pelo remador Hélio Valente. 

A chegada do primeiro clube ocorreu em 2005, quando eu convidei o Marcelo Depardo, construtor de canoas e entusiasta do esporte, para implantar o primeiro clube aqui, aproveitando um dos containers que o Projeto Grael utilizava na praia, que estaria ocioso com a nossa transferência para a atual sede do Projeto Grael, onde funcionou no passado o restaurante Samanguaiá. 

Hoje, são 25 clubes e 3.400 praticantes de Va'a em Niterói. A cidade é considerada a referência nacional no esporte.




O crescimento do número de praticantes de esportes náuticos em Niterói é uma grande oportunidade e reforça a vocação histórica da cidade que é o berço no Brasil de esportes como a vela e o remo. Niterói construiu uma sólida e vitoriosa trajetória na vela, com mais de 100 anos de história de iate clubes pioneiros e tradicionais, como o Rio Yacht Club (Sailing) e o Iate Clube Brasileiro.

Em comparação à vela, a canoagem Va'a teve um crescimento impressionante. Em quase 15 anos, o esporte chega a um número de praticantes equivalente ao número de velejadores na cidade.

Quanto mais praticantes de esportes náuticos, mais se estimula a cultura da maritimidade, mais aumenta o número de pessoas sensibilizadas e uma massa crítica em defesa da Baía de Guanabara e mais se promove a cidade de Niterói como uma referência de uma cidade saudável e sustentável.

Da esquerda para a direita, Robert Voss (Subsecretário da SMEL), Paulo Novaes (presidente da NELTUR), Christa Vogel Grael (gerente do Projeto Grael), Axel Grael (secretário da SEPLAG) e Salete Paes (da SMEL).

Os esportes náuticos já fazem parte da história, da tradição, da paisagem e da reputação de Niterói como uma cidade vencedora e inspiradora.

Viva Niterói. Viva os esportes náuticos. Viva a cultura e a prática da canoa Va'a.

Boa singradura para todos.

Axel Grael



-------------------------------------------------------



Canoa havaiana ganha exposição de fotos no Parque da Cidade

Niterói vem se tornando, nos últimos anos, um dos principais centros para a prática da canoa havaiana ou polinésia do país, atraindo cada vez mais olhares e praticantes para essa modalidade. Agora, o esporte, tendo a cidade como cenário, será alvo da exposição fotográfica “Niterói de Todos os Ângulos”, com fotos tiradas pelos vários clubes de canoa havaiana niteroienses. A abertura da exposição acontece no próximo dia 4, às 19h, no Parque da Cidade, em São Francisco. A mostra poderá ser visitada até 21 de dezembro, das 7h às 18h.

A “Niterói de Todos os Ângulos” conta com o apoio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e da  Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e acontece no Parque da Cidade por estar ali uma das vistas mais bonitas do Brasil, com as mais belas praias da cidade a seus pés.

O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, falou sobre o esporte que já faz parte da paisagem da cidade. “Niterói se consolida como polo de canoa havaiana, revelando talentos e campeões em diversas categorias e campeonatos pelo Brasil afora”.

A Exposição “Niterói de Todos os Ângulos” tem como objetivo mostrar, através de lentes profissionais e amadoras, a prática do esporte no seu dia a dia, mostrando todo o prazer que proporciona a seu praticante, que está o tempo todo em contado com a bela natureza da cidade.

As 60 fotos que compõem a mostra foram selecionadas a partir de material encaminhado por  clubes de canoa havaiana de Niterói, mostrando a prática do esporte durante o ano de 2019. Os melhores registros foram selecionado e enviados para o fotógrafo Aldo Barranco, que assumiu a curadoria da exposição, .

Serviço

Exposição “Niterói de Todos os Ângulos”
Data: de 4 a 21 de dezembro
Local: Parque da Cidade
Horário: 7h às 18h (sujeito ao horário de funcionamento do parque)

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.