quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PACTO NITERÓI CONTRA A VIOLÊNCIA: Índices de segurança estão cada vez melhores





Números oficiais do Instituto de Segurança Pública - ISP, do Governo do Estado, mostram que Niterói vem se destacando no combate e na redução dos índices de violência na cidade.

Estes resultados vem de uma abordagem que Niterói adotou desde 2013, de cooperação ativa com as instituições estaduais e federais de segurança, no investimento em recursos logísticos e tecnológicos e, sobretudo, a uma política ampla e integrada de programas sociais, ambientais e de infraestrutura, que compõem o Pacto Niterói Contra a Violência.

O Pacto (conheça a história aqui) está organizado em quatro Eixos, com os seguintes projetos:

PREVENÇÃO: Ações intersetoriais integradas dirigidas à intensificação dos fatores de proteção e à redução dos fatores de risco à violência que atingem crianças , adolescentes, jovens e famílias residentes em Niterói em especial aquelas em situação de vulnerabilidades social.

POLICIAMENTO E JUSTIÇA: Ações integradas permanentes de policiamento e justiça entre as Forças de Segurança Federais, Estaduais e Municipais, o Poder Judiciário e o Ministério Público.

CONVIVÊNCIA E ENGAJAMENTO: Ações integradas para redução de comportamentos contrários ao bem viver, difusão da cultura da paz, incentivo a comportamentos que previnam a violência e o crime, estímulo da ocupação dos espaços públicos pela cidadania.

Rede Mediar
Fortalecimento da Guarda Municipal

AÇÃO TERRITORIAL INTEGRADA: Ações de urbanismo, serviços sociais e prevenção secundária para jovens, com foco em territórios vulneráveis.

Jovem EcoSocial
Melhorias urbanas nos territórios (Viradouro, Parque União, Grota e Igrejinha)

Você pode ter mais informações no site pactocontraaviolencia.niteroi.rj.gov.br/

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




------------------------------------------------



Com investimentos em segurança e tecnologia, Niterói registra queda nos principais índices de criminalidade

17/12/2019 – Niterói registrou, em novembro, mais um mês de queda consecutiva nos índices de criminalidade. De acordo com o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), o roubo de veículos despencou 79,82% comparado ao mesmo mês do ano passado. No período, os indicadores de roubos de rua (somatório de roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) caíram 35,34%, e a letalidade violenta (somatório do número de vítimas de homicídios dolosos, lesões corporais seguida de morte, latrocínio e auto de resistência) apresentou redução de 25%.

“Ao comparar o resultado de Niterói com cidades vizinhas no combate à violência, vemos que nossa cidade está no caminho certo”, destaca o prefeito Rodrigo Neves. “Segundo o ISP, tivemos redução de 62,07% nos roubos em ônibus em toda a cidade e mais um mês seguido de queda no roubo de veículos (-79,82%), com destaque para as áreas 77ª DP e 79ª DP, que cobrem bairros da Zona Sul, com diminuição de 91,3% e 92,68% nesses indicadores. Espero que empresas reduzam mais os seguros de carro em Niterói. Vamos seguir investindo pesado em segurança, no apoio às forças policiais e à Guarda Municipal, nas políticas públicas do Pacto Niterói contra a Violência, elaborado pela Prefeitura e pela sociedade civil. Vamos seguir cooperando com governo do Estado por uma segurança pública cada vez mais eficiente”.

O secretário municipal do Gabinete Integrado de Gestão de Segurança, coronel Gilson Chagas, destaca que os investimentos da Prefeitura de Niterói na área da segurança, em parceria com o Governo do Estado, estão colaborando de forma significativa para a redução da criminalidade na cidade.

“Niterói, por mais um mês consecutivo, apresenta resultados expressivos na redução dos indicadores de criminalidade. Isso é fruto do investimento do governo Rodrigo Neves em Segurança Pública e da integração das forças de segurança e ordem pública que atuam na cidade. Temos que parabenizar todos que se dedicam a proporcionar segurança e paz para nossa população. Vamos continuar trabalhando muito para que os dados do próximo mês sejam ainda melhores”, ressalta.

Para o secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes, o investimento da prefeitura em programas como o Proeis e Niterói Presente – que aumentam o policiamento na cidade – e a participação dos guardas municipais no ordenamento urbano e em ações preventivas foram determinantes para a queda nos índices de criminalidade.

“A segurança do cidadão é condição básica para a qualidade de vida numa cidade. A decisão do prefeito Rodrigo Neves de enfrentar essa questão tão complexa é o grande diferencial que experimentamos. Buscamos a integração das instituições, as melhores práticas e temos muito trabalho para chegarmos a estes resultados. E não vamos parar”, afirma.

Investimentos da Prefeitura – Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da Prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis.

A Prefeitura também instalou Portais de Segurança, tecnologia que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo, nas entradas, saídas e principais vias da cidade. Os portais emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.


Fonte: Prefeitura de Niterói













2 comentários:

  1. Quando teremos um programa habitacional que elimine as favelas da cidade? Esse seria um grande legado. A primeira cidade a eliminar todas as favelas dando condições para que todos tenham boas condições de mordia. Não precisa dar casa gratuita para todos, basta facilitar a compra . Será definitivo e mais barato que ficar mantendo a segurança , obras de contenção E outros custos da favela.

    ResponderExcluir
  2. Deveria fazer convênio com os condomínios para que as câmeras das ruas pudessem ser acessadas pelo centro integrado, ampliando muito o alcance sem custos para a prefeitura

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.