quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Diretor do IBAMA: "Queimadas vão fazer do Brasil um inferno"

Ou os agricultores e pecuaristas interrompem imediatamente as queimadas, ou “eles vão fazer do Brasil um inferno”. Este é o apelo do diretor de Proteção Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Luciano Evaristo.

Nos últimos meses, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) vem registrando sucessivos recordes de incêndios florestais no Brasil. Só nesta segunda-feira, 23, havia 12.551 focos espalhados pelo país. Comparado ao mesmo período de 2009, as queimadas na Amazônia cresceram 276% este ano. E mais do que duplicaram em todo o território nacional.

Como diretor de Proteção Ambiental, Evaristo coordena as ações do PrevFogo, (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) responsável por prevenir e combater os incêndios florestais no Brasil:

- A fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.

O diretor do Ibama reconhece a dificuldade de identificar os culpados pelos incêndios, mas alerta: “O Ibama não quer saber, vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade”.

Leia a entrevista.


Terra Magazine – Só nesta segunda doze mil focos de incêndio foram registrados no país. O que explica esse alto número de queimadas?

Luciano Evaristo - Além do clima seco, todo mundo resolveu fazer queimada ao mesmo tempo. No Mato Grosso, nessa época, a queimada é proibida pela lei estadual. Mas está todo mundo queimando, com a situação atual de baixíssima umidade qualquer queimada controlada que se faça é arriscada, mesmo o aceiro (isolamento do fogo) não é suficiente, o fogo “pula”. Pode colocar aí: pessoal do Mato Grosso, a fiscalização do Ibama está toda em campo, quem nós pegarmos tocando fogo será autuado, embargado e conduzido à delegacia de polícia para responder por crime ambiental.

É possível fiscalizar um país do tamanho do Brasil com o efetivo do Ibama?

Claro! Nós não fiscalizamos o desmatamento? É possível, o satélite diz pra você onde está o fogo, aí você vai lá em cima.

Mas desde o início de agosto as queimadas, os focos de incêndio vêm batendo recordes. O números não estão crescendo?

Houve um aumento, mas a gente vai combater com brigadas do Ibama e com a fiscalização autuando todo mundo. O Ibama estava fiscalizando o desmatamento no Brasil, essa era a prioridade. Agora nós estamos no combate ao fogo. As aeronaves estão indo para o combate ao fogo, todas as aeronaves do Ibama.

Por que o agricultor continua utilizando uma técnica tão rudimentar e perigosa em suas terras?

É a maximização de lucros, porque você tem gente grande, que tem poderio econômico, usando o fogo. E tem gente que usa porque não tem outro meio de fazê-lo. O cara que coloca o fogo está economizando horas de trator, é muito mais barato.Temos que avisar o pessoal para parar de queimar nesta época, porque eles vão fazer do Brasil um inferno. Nós orientamos os agricultores a pararem de queimar totalmente, mas, se não tiver outro jeito, aguardem a situação climática melhorar, para que a queima controlada seja possível.

Quem atear fogo corre o risco de ser preso?

Pode ser detido imediatamente, levado à autoridade policial.

Como encontrar os culpados pelo fogo?

Em um ambiente como esse, ninguém gerou o fogo, são milhares de pobres coitados que receberam o fogo dos seus vizinhos, isso não é verdade. No Mato Grosso, toda vez que alguém põe fogo na própria terra, vai à delegacia e registra o Boletim de Ocorrência, dizendo que alguém pôs fogo, pra não levar a culpa. Mas o Ibama não quer saber: vamos autuar e vamos multar quem tiver fogo dentro da sua propriedade.

Fonte: Terra Magazine.
In http://www.ojornalweb.com/2010/08/24/diretor-do-ibama-queimadas-vao-fazer-do-brasil-um-inferno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.