VISITA TÉCNICA PARA ACOMPANHAR O AVANÇO DAS OBRAS NA CASA APRENDIZ, NA ZONA NORTE
Visitei esta semana o imóvel que se tornará o ponto focal do Projeto Aprendiz Musical: a Casa Aprendiz, no Fonseca, que será a primeira unidade municipal da Zona Norte dedicada à cultura.
Um belo casarão do Bairro Chic está passando por uma ampla reforma para abrigar salas de aula, estúdios e áreas de convivência. No terreno anexo, estão avançando as obras para a implantação de um auditório, que poderá abrigar apresentações culturais. As obras, com previsão de entrega para abril, estão sendo executadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). Confira aqui imagens das obras.
Será um orgulho entregar a Casa Aprendiz à Zona Norte. Este programa é sinônimo de oportunidades para 7 mil alunos da rede municipal, que tem aulas de iniciação musical.
Em complemento à Casa Aprendiz, nossa ideia é que o treinamento mais avançado aconteça no Conservatório de Música de Niterói e na Casa Norival de Freitas, no Centro.
Em 2023, o programa Aprendiz Musical mais que triplicou o número de alunos atendidos, que passaram de 2,1 mil para cerca de 7,5 mil.
Atualmente, o projeto está presente em todas as 49 unidades do ensino fundamental de Niterói. Para 2024, a meta é aumentar para 9 mil o número de crianças matriculadas, além de oferecer mais turmas de iniciação musical, aprendizado de instrumentos e canto coral.
A nova sede da unidade do Aprendiz Musical será totalmente climatizada. O prédio de dois andares contará com nove salas de aula, salas comunitárias e um auditório com cerca de 240 metros quadrados, além de espaços de controle de som e guarda de instrumentos. Haverá, ainda, uma área de estudos com computadores e biblioteca, recepção, banheiros, pátios e varanda.
O secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, responsável pelo Programa Aprendiz e pelo acompanhamento da obra, visitou a unidade comigo e ressaltou a importância do equipamento cultural para a região.
“A Casa Aprendiz, uma das sedes do Projeto Aprendiz na Zona Norte da cidade, não vai ser apenas um ponto para o ensino de música, mas sim um mini centro cultural. Vamos ter um auditório, espaço para apresentações das Orquestras e mais. Eu acho que é mais um ganho para Niterói. É o governo apostando na cultura e priorizando as áreas que mais precisam de investimento”, afirma.