Semana de agendas em Brasília! Participei de 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos - FNP e, ao lado do ex-prefeito e secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, tive uma série de encontros com representantes do Governo Federal. Nos reunimos com 11 ministros, que nos receberam com muita disponibilidade de trabalhar por nossa cidade através de parcerias nas áreas da Cultura, Segurança, Saúde, Infraestrutura e Mobilidade. Além de ter alinhado uma visita do presidente Lula, voltamos com muitas possibilidades de acordos, parcerias e convênios que vão trazer mais ajuda para nossos projetos.
Com o ministro Alexandre Padilha, combinando uma visita do presidente Lula a Niterói.
Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, ficou decidido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, ainda neste semestre, uma visita a Niterói. Lula vai participar do lançamento oficial da parceria para a
dragagem do Canal de São Lourenço e da inauguração do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá, uma parceria da Prefeitura com a UFF.
Com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Falando na dragagem, eu e Rodrigo nos reunimos com o
Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Márcio França. Durante o encontro, ficou acertado que o ministro também virá a Niterói e que o Governo Federal ajudará nas iniciativas da Prefeitura para impulsionar os segmentos de pesca, naval e atividades portuárias, por meio da dragagem do Canal de São Lourenço. Com o
ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falamos sobre a ampliação da capacidade da gestão dos municípios e outras questões relacionadas à economia.
Com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhado do secretário executivo Rodrigo Neves, da secretária municipal de Saúde, Anamaria Scneider, a vice presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Maria Celia Vasconcellos e o ex-deputado Chico D'Angelo, que atualmente está na equipe da ministra Nísia Trindade.
Os temas relacionados aos investimentos no SUS de Niterói, incluindo a liberação de recursos para obras de reforma e ampliação de unidades de saúde da cidade, como a Policlínica Silvio Picanço e dos Médicos de Família do Preventório 1 e 2, foram nossa prioridade na conversa com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também falamos sobrea experiência de Niterói na área de prevenção epidemiológica e definimos algumas áreas de parceria a serem desenvolvidas com o ministério.
Com o ministro Sílvio Almeida.
No mesmo dia, apresentei ao ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, os projetos de Niterói nesta agenda que é prioritária do município. Com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, apresentamos os trabalhos realizados pela Prefeitura no tema e ressaltamos ao ministro que Niterói estruturou a Casa dos Direitos Humanos, para atender e acolher a população em geral e cerca de 2 mil migrantes e refugiados que moram em Niterói. Também apresentamos ao ministro as experiências da Moeda Social Arariboia e o Pacto Niterói Contra a Violência.
Com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Com o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Em reuniões com os ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e outra com a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, falamos, respectivamente, em linhas de parceria para Niterói e a assinatura de um acordo de cooperação da Prefeitura com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Justiça, e dos avanços da transformação digital no município desde 2013.
Reunião com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Ao lado do secretário Executivo e da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, também tive uma reunião produtiva com a
ministra do Planejamento, Simone Tebet. Além de apresentar à ministra ações bem sucedidas em gestão fiscal no Município, falamos sobre possíveis parcerias do município com o Governo Federal. Tenho certeza de que vamos construir coisas juntos para o benefício de Niterói e do Brasil.
Encerramos as agendas em Brasília com a certeza de que estamos no caminho certo. Niterói é referência para o País e sempre impressiona com seus índices e números. Seguiremos avançando com nossos projetos e estreitando a união com o Governo Federal pelo bem de nossa cidade.
Axel Grael
Prefeito de Niterói