A Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu é mais uma iniciativa do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável e será a última etapa da Ciclovia Translagunar, que também inclui a ciclovia do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, no entorno da Lagoa de Piratininga. A Translagunar, que estará nos limites do Setor Lagunar do Parque Estadual da Serra da Tiririca (contorna a área úmida do entorno da Lagoa de Itaipu), terá uma função estruturante para toda a Malha Cicloviária da Região Oceânica, unindo seus trechos principais. Ao mesmo tempo em que a ciclovia terá a finalidade funcional, ou seja, vai servir para o deslocamento das pessoas, também funcionará como uma via turística com várias informações de educação ambiental. Quando pronta, através da Translagunar, os ciclistas poderão pedalar do túnel Charitas-Cafubá até as praias de Itaipu e Itacoatiara através do entorno das lagoas, passeando no lindo cenário da região.
O sistema cicloviário da Região Oceânica começou com a implantação de ciclovias na Praia de Piratininga, pelas avenidas Almirante Tamandaré e Dr. Acúrcio Torres e avança pelo Parque Orla Piratininga e na Avenida Irene Lopes Sodré. A malha cicloviária da região se integra à das praias da Baía pelas ciclovias nas galerias do Túnel Charitas-Cafubá.
A meta da Prefeitura é chegar aos 120 quilômetros de infraestrutura cicloviária em Niterói até 2024. Atualmente, a cidade conta com mais de 60 quilômetros de malha cicloviária, que contemplam áreas nos seguintes bairros: Centro, São Lourenço, Barreto, Santana, Fonseca, São Domingos, Boa Viagem, Gragoatá, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Cafubá, Badu, Piratininga, Engenho do Mato, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
O Plano Niterói 450 Anos, lançado este ano pela Prefeitura, prevê ações de ampliação e requalificação da infraestrutura cicloviária na cidade. O programa lançado pelo Município prevê, também, o aumento de 113% do número de vagas disponíveis no Bicicletário Arariboia. Além disso, a Prefeitura de Niterói prepara-se para a implantação de um sistema de compartilhamento de bicicletas com 40 estações e 400 bicicletas nos bairros do Centro, São Lourenço, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, São Domingos e Gragoatá.
Faixa Marginal de Proteção da Lagoa de Itaipu, em destaque verde. Fonte: Extraído de CLIP, 2020.
Os estudos para a Ciclovia-Parque de Itaipu incluem:
- Sistema cicloviário bidirecional que terá, aproximadamente, 4,5 km de extensão. O trajeto irá circundar a FMP da Lagoa de Itaipu, iniciando no bairro de Camboinhas e finalizando próximo ao Córrego dos Colibris;
- 1000 m2 de Espaço Público para descanso, contemplação da natureza e lazer;
- Revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA. A área revitalizada possuirá 2000 m2.
Contratação de empresa especializada em serviços técnicos de arquitetura e engenharia para a elaboração de: Estudos Preliminares; Projetos Básicos; Projetos Executivos e Planos de Gestão, Monitoramento e Manutenção, de forma que seja possível a execução futura das obras para a implantação da ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu, localizada no Município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Os serviços técnicos englobam: o traçado da própria ciclovia, a revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA e a criação de 1000 m2 de Espaços para Uso Público, ao longo do sistema cicloviário Parque Itaipu. Além disso, preverão ser previstas pelo menos, 11 reuniões setoriais e 3 reuniões gerais com a população, sendo 14 reuniões ao todo.
Os Produtos de Projetos Básicos deverão conter o conjunto de elementos necessários e suficientes para a elaboração dos Produtos de Projetos Executivos, em fase posterior, pela PROPONENTE. Já os produtos de Projetos Executivos deverão conter os elementos necessários e suficientes para o perfeito entendimento de como serão executadas, futuramente, as obras de implantação da Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu. Além disso, os Produtos de Projetos Executivos devem proporcionar a aplicação de metodologias executivas de obras que estejam de acordo com as boas práticas em engenharia civil, além de considerar procedimentos técnicos para que as obras estabeleçam processos construtivos sem danos ao ecossistema local, mantendo a sustentabilidade das ações sobre toda a área do projeto.
Deverão ser incluídas no Plano de Trabalho, reuniões para participação popular, de forma a agregar ao projeto as contribuições dos usuários diretos da ciclovia Parque Itaipu. Deverão ser realizadas Reuniões Setoriais e Gerais. As Reuniões Setoriais devem levar em consideração os Trechos de Interesse do Traçado da Ciclovia Parque Itaipu, ou seja, no mínimo devem ser planejadas 11 (onze) Reuniões Setoriais e 3 (três) Reuniões Gerais (que podem dividir-se em: apresentação, aprovação e conclusão). Os conteúdos e a dinâmica das reuniões deverão ser definidos de comum acordo entre a PROPONENTE e a equipe técnica da UGP-CAF. Fica a cargo da PROPONENTE a aquisição e transporte de todo o material necessário para a realização das Reuniões, ficando a cargo da UGP-CAF, a definição e disponibilidade do local de execução das atividades.
Para saber mais, acesse também informações sobre a Ciclovia-Parque no site do Pro Sustentável.
--------------------------------------------------------------
CICLOVIA-PARQUE DE ITAIPU: Prefeitura amplia investimentos em ciclovias na Região Oceânica
BICICLETAS: Niterói é a terceira cidade do País com mais pessoas acima de 60 anos pedalando