domingo, 29 de abril de 2012

Plataforma afunda parcialmente na Baía de Guanabara


Submarino é retirado do cais, no Píer Mauá, para não ser atingido pela plataforma da Transocean que inclinou Carlos Ivan / O Globo

RIO - Cerca de 100 funcionários da empresa Transocean precisaram ser evacuados às pressas de uma plataforma que adernou no final da noite deste sábado. A plataforma estava atracada na Baía de Guanabara, na altura do Pier Mauá, quando começou a submergir parcialmente, inclinando-se para um lado.

Os funcionários foram encaminhados para a área restrita da Marinha por segurança. Rebocadores da Marinha passaram a madrugada no local para tentar evitar que a plataforma inclinasse mais. Um submarino que estava próximo da plataforma precisou ser removido para não ser danificado.

A Transocean é uma das maiores empresas de perfuração de poços no mar. A empresa tem mais de 18 mil funcionários e, no Brasil, trabalha em conjunto com a Chevron, responsável pelos vazamentos de petróleo em novembro do ano passado, quando 2,4 mil barris de petróleo vazaram na Bacia de Campos. Em abril, dezessete funcionários da Chevron e da Transocean começaram a responder a uma ação judicial por conta do vazamento e estão impedidos de sair do país.

Fonte: O Globo

O Globo - Censo mostra via crucis no transporte



Engarrafamento no Rio de Janeiro.

Indicadores revelam que demandas são crônicas e persistentes

Apesar dos grandes investimentos em infraestrutura em curso, e outros ainda por sair do papel, mas de qualquer forma dentro da agenda de intervenções urbanísticas previstas para a capital e a região metropolitana, o Rio de Janeiro ainda trafega na contramão do aperfeiçoamento do seu sistema de transporte. Evidência disso, entre outras deficiências da malha, são os longos e quase diários engarrafamentos, o desconforto de coletivos, trens, metrô e barcas, a falta de planejamento na organização das linhas de ônibus (com regiões de oferta superior à demanda, e outras onde o fenômeno é inverso, por exemplo) e por aí vai.

Outra constatação, igualmente irrespondível, salta dos indicadores do Censo de 2010. Os números mostram uma realidade cruel com quem depende do sistema de transportes para trabalhar: o Estado do Rio ocupa o primeiro lugar no negativo ranking que mede o tempo que os trabalhadores levam no percurso entre casa e o local de prestação de serviço. Segundo o recenseamento do IBGE, 23,1% dos fluminenses maiores de 10 anos que têm alguma ocupação gastam mais de uma hora na ida para o emprego. Na comparação entre 36 regiões metropolitanas do país, a do Rio também está no topo da lista, com a incômoda marca de 28,6% empregados que perdem mais de 60 minutos no transporte.

A situação é mais crítica na Baixada Fluminense. Na relação dos 20 municípios brasileiros onde, proporcionalmente, os trabalhadores levam mais tempo para chegar ao trabalho, a região aparece com cinco: Japeri (no topo do ranking das cidades do país em que o percurso casa/local de emprego é uma via crucis), Queimados (4º lugar), Nova Iguaçu (7º), Belford Roxo (14º) e Magé (18º).

Entre as capitais, o Rio aparece no censo como a segunda colocada em termos absolutos, com 25,3% dos trabalhadores penando por mais de 60 minutos dentro de algum veículo (São Paulo em primeiro, com 31%). Mas, levando-se em conta que 75% da população do Estado do Rio moram na região metropolitana, contra 50% em São Paulo (que também tem outros polos de trabalho), o peso de campeão desse negativo indicador acaba recaindo mesmo sobre o trabalhador fluminense.

O quadro desenhado pelo recenseamento confirma que são tão persistentes quanto crônicas as demandas de transporte no Estado do Rio. Décadas de leniência do poder público com o problema, com investimentos em infraestrutura e melhoria da malha viária em escala sempre abaixo das necessidades, se refletem num movimento perversamente contrário ao exigido pelo natural crescimento das cidades: enquanto se mostraram acanhadas as ações de reurbanização das cidades, como a abertura de opções de trânsito para desafogar corredores saturados, o aumento da frota em circulação foi irreversível. Em 20 anos dobrou o número de veículos em trânsito somente na capital.

As inversões urbanísticas incrementadas nos últimos anos em razão de compromissos do poder público com a Copa de 2014 e os Jogos de 2016 põem um considerável aporte de esperanças de que tais demandas sejam equacionadas. E isso deve ser feito não só com o objetivo de superar deficiências herdadas do passado, mas, principalmente, de preparar o Rio para desafios do futuro.

Fonte: O Globo/Opinião

sábado, 28 de abril de 2012

Atletas fotografam em prol do projeto Memória Olímpica Vitrine

Estiveram presentes ídolos do esporte, como Fabiana Beltrame, Isabel Clark e representantes de ONGs bem sucedidas como Axel Grael.

Na última quarta-feira, 25 de Abril, foi dado o pontapé inicial para o lançamento do M.O. Vitrine, do portal memoriaolimpica.com que será lançado em Maio, em data ainda a ser estipulada. Atletas olímpicos e paralímpicos se reuniram no estádio de remo à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos locais de competição dos Jogos Olímpicos Rio 2016, para fazer a foto oficial do projeto. Todos os atletas usaram camisetas brancas, representando o espaço da vitrine que eles podem oferecer às empresas patrocinadoras. Entre os presentes estavam a remadora Fabiana Beltrame, a snowboarder Isabel Clark e Axel Grael – representando o Projeto Grael.


Foto Marcelo Garrido - M.O. Vitrine
 Da esquerda para direita: João Vitor Teixeira (atletismo paralímpico), Kissya Cataldo (remo), Luana Bartholo (remo), Tony Mallmann (snowboard), Wesley Lourenço (natação paralímpico), Fabiana Beltrame (remo), Axel Grael (Projeto Grael), Cláudia Paula Oliveira (Goalball), Ana Carolina Custódio (GoalBall), Isabel Clark (snowboard), Alex Sandro Matos de Carvalho (Vela), Giovana Stephan (nado sincronizado) Wanderson Oliveira (futebol de 7), Yurig Ribeiro (futebol de 7) Fabio Bordignon (futebol de 7), Gabriela Soares (ginástica artística), Rebeca Abreu (vela) e ao centro na cadeira de rodas Marcelo Cardoso (natação paralímpica).

M.O. Vitrine é um dos projetos do novo portal memoriaolimpica.com, e visa estreitar as relações entre atletas, mídia e patrocinadores em potencial para que, em 2016, o Brasil possa contar com 100% de seus atletas e times olímpicos e paralímpicos patrocinados integralmente. “Eu acompanho o trabalho do Memória Olímpica desde o inicio. Achamos a ideia ótima, uma excelente iniciativa. Dar a oportunidade aos jovens para que eles mostrem as suas caras, já que entre estes novos rostos podem estar os medalhistas de 2016,” disse Axel Grael, presidente da ONG Projeto Grael que há 14 anos oferece educação através da vela.

Fabiana Beltrame, campeã mundial de Remo, também expôs suas dificuldades mesmo após a conquista do título e uma ampla divulgação na mídia. “Esse projeto para os atletas é fundamental. Tenho o meu caso como exemplo, pois mesmo após a conquista da medalha de Ouro ainda não consegui um patrocínio para me bancar integralmente onde eu possa me dedicar totalmente ao esporte,” disse Fabiana, que está classificada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012

Os esportes de inverno foram representados por Isabel Clark, maior nome do snowboard no Brasil, e pelo também snowboarder Tony Mallmann. “Todos os esportes precisam de muito apoio e visibilidade. Esse espaço é bom para que as empresas consigam ver quem são os atletas de cada confederação, de todos os esportes no Brasil. Essa iniciativa vai mostrar uma organização melhor para as empresas que querem apoiar,” disse Isabel Clark.

No portal, cada atleta, time ou ONG de atletas terá a sua própria página, na qual poderá divulgar informações sobre suas conquistas, projetos e disponibilidade de patrocínio. “Estamos esperando que o lançamento do projeto traga mais visibilidade e, consequentemente, patrocínio. Já que no esporte paralímpico nós não contamos com muito apoio,” explicou Claudia Amorim, da equipe brasileira de Goalball. “O esporte é dar oportunidade, é expor a oportunidade e é isso que falta no nosso pais,“ conclui Axel, definindo o espírito do projeto.

Ressaltamos que o M.O. Vitrine é grátis e que o portal não faz intermediação de atletas e não recebe porcentagens.

Por Daniel Vianna
--------------------------------------------------- 
Fonte: InnerSport
Veja mais em http://axelgrael.blogspot.com.br/2012/04/fabiana-beltrame-lidera-movimento-em.html

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lars Grael e Samuel Gonçalves se preparam para o Circuito Oceânico

Velejador é um dos beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte.

27/4/2012 8:55, Por Redação, com Gov do Rio de Janeiro

Velejador é um dos beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte

Os bons ventos estão à favor do velejador Lars Grael. Um dos 10 atletas beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado, Lars se prepara para disputar o 7° título nacional no Mini Circuito Oceânico, que acontece de 28 de abril a 1° de maio, em Niterói. Ele também disputará o 7° Distrito da Classe Star, que será realizado em Brasília, entre 17 e 20 de junho. No início do mês, o velejador venceu o Campeonato Brasileiro da Classe Star, em São Paulo.

No Rio, a Lei de Incentivo é um instrumento legal que está apoiando e estimulando atletas como Lars Grael a chegarem ao pódio, e ajudando na realização de eventos culturais e esportivos em todo o território fluminense. Para o medalhista olímpico na vela – que conta com o patrocínio da Light, adquirido por meio dos incentivos fiscais – a lei do governo estadual é uma conquista para os atletas.

- A lei, que incentiva outros estados como São Paulo, gera fomento para o esporte. Espero ver essa iniciativa cada vez mais popularizada também entre os empresários. São muitos os benefícios. Minha parceria com a Light e o Governo do Rio é duradoura, e acontece desde 2008. Durante esse período conquistei várias títulos, entre eles campeonatos brasileiros, sul-americanos e o mundial da classe Star – afirmou Grael.

Incentivo tem importante papel no desenvolvimento da sociedade

O incentivo ao esporte tem importante papel no desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio. Empresas interessadas em patrocinar competições esportivas ganham desconto de 4% no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Com o incentivo fiscal, cada empresa utiliza 20% sobre esse desconto para aplicar na ação esportiva.

- Isso é uma vitória para o Rio de Janeiro porque, além de permitir que atletas de alto rendimento tenham condições de treinarem adequadamente para competições internacionais aqui no nosso estado, serve de incentivo para os jovens atletas.

Mais do que a conquista por títulos, medalhas e vitórias, os ensinamentos de companheirismo e disciplina que ensina aos jovens têm valor incalculável – explicou a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.

Em busca de novas vitórias

A conquista da competição garantiu a Lars Grael o primeiro título da temporada 2012, incluindo o vice-campeonato sul-americano, conquistado em Angra dos Reis. Este é o 20º título brasileiro na carreira do atleta em classes olímpicas ou pan-americanas e na Vela Oceânica.

Nas competições, Grael conta com o proeiro Samuel Gonçalves, descoberto pelo Projeto Grael e também contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo Samuel, de 24 anos, a lei de incentivo é fundamental para a preparação de jovens atletas como ele, que também disputa o Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica, no sábado.

- Sou beneficiado indiretamente pela Lei de Incentivo ao Esporte desde 2001, quando comecei a participar do Projeto Grael. A lei é muito importante para estimular os atletas, que muitas vezes não têm como custear os treinos e as despesas com viagens. Precisamos nos dedicar ao esporte full time – disse o proeiro.

Fonte: Correio do Brasil

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Código Florestal: Grupo de Trabalho da SBPC repudia aprovação dos deputados



A nossa expectativa - do grupo de trabalho do Código Florestal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - era de que o texto aprovado no Senado Federal fosse melhorado ou pelo menos aprovado na Câmara dos Deputados, e não foi. Pelo contrário, o resultado piorou.

Mesmo no relatório aprovado no Senado mostramos pontos deficientes que precisariam mudar, como por exemplo: as Áreas de Preservação Permanentes (APPS) nas margens de cursos d´água deveriam ser integralmente restauradas e que fossem demarcadas a partir do nível mais alto do rio, e não de um nível regular como foi aprovado.

Enfatizamos que as comunidades tradicionais, agricultores familiares e ribeirinhos deveriam ter um tratamento diferenciado e não que houvesse uma generalização para todos os produtores agrícolas.

Continuamos sendo contrários a incluir APPs no computo das Reservas Legais (RLs). Nas recuperações de RLs o uso de espécies exóticas não deveria ser transformado em uso definitivo. Encaminhamos nossas sugestões para o Senado, mas não foram consideradas. Mesmo assim o texto do Senado era melhor que o aprovado no ano passado na Câmara dos Deputados.

Um projeto que vem sendo discutido há mais de 10 anos e que é tão importante para o País não poderia ser votado em forma de disputa de poder dentro do Congresso Nacional. Foi uma batalha entre partidos políticos e da bancada ruralista versus a bancada ambientalista, venceu quem tinha maior número. Também se observa que mais de 100 deputados faltaram, existem justificativas ou esses deputados não queriam se comprometer perante suas bases eleitorais? É uma disputa na qual quem perde é o País.

A aprovação da liberação de crédito para quem desmatou irregularmente, estados passarem a decidir sobre autorização de exploração agrícola em APPs, faixas de APPs medidas a partir do leito regular, apicuns e salgados não serem considerados áreas de preservação permanente (APPs), anistia para quem desmatou irregularmente, entre outros, são exemplos de pontos polêmicos que irão ser reavaliados pela presidente Dilma Rousseff, pelo menos é o que se espera.

Nós que fazemos parte do GT lamentamos muito o que ocorreu ontem, esperávamos que houvessem acordos entre partidos políticos, ambientalistas e ruralistas, para que o agronegócio brasileiro continuasse crescendo mas com sustentabilidade ambiental, todos teriam que ceder para somar, mas prevaleceram os interesses de grupos e demonstração de poder político, isto é o que interessa no Congresso, os interesses do Brasil ficam em segundo plano.

José Antônio Aleixo da Silva, PhD.

Professor Associado do Departamento de Ciência Florestal (UFRPE)
Diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Coordenador do Grupo de Trabalho da SBPC que estuda o Código Florestal

Fonte: SBPC/Jornal da Ciência

"Liberou geral" patrocinado pelo Congresso na legislação florestal brasileira repercute na Europa



El nuevo código forestal aprobado en Brasil es devastador


El Congreso brasileño ha aprobado graves cambios en el Código Forestal, que ponen en peligro los progresos conseguidos en la Amazonia.
 
La organización Greenpeace pide a la presidenta Dilma Rousseff que vete este texto y cumpla sus promesas electorales y los acuerdos internacionales.

El Congreso brasileño ha aprobado graves cambios en el Código Forestal, que ponen en peligro los progresos conseguidos en la Amazonia. Greenpeace hace una llamada a la presidenta brasileña Dilma Rousseff para que vete estos cambios o correrá el riesgo de perder la Amazonia y su reputación internacional en materia de desarrollo sostenible.

"Brasil ha dado un paso decisivo hacía atrás. La aprobación de los cambios en el texto del Código Forestal es una derrota para la selva amazónica y para la Presidenta Dilma. La nueva ley es un duro golpe a las promesas de Dilma para luchar contra la amnistía a delitos forestales del pasado y la pérdida de más bosques. La Presidenta Dilma tiene que tomar de nuevo el control y vetar este nuevo Código Forestal", ha afirmado Paulo Adario, director de la campaña de Amazonia en Greenpeace Brasil.

"El sector ruralista ha secuestrado el proceso político brasileño. El Parlamento, lejos del deseo del pueblo brasileño de proteger la Amazonia, ha cedido a los intereses de unos pocos", continúa Adario.

Después de años de intensa presión por parte de las grandes empresas del sector agropecuario, la clase política brasileña aprobó un texto radical del nuevo Código Forestal que dará amnistía a los criminales forestales e incrementará la superficie de bosque a destruir.

El Código Forestal tiene 76 años y es el principal instrumento que protege los bosques de Brasil incluyendo la selva amazónica. Los cambios en el texto de la normativa también comprometen los acuerdos internacionales que firmó Lula da Silva, en diciembre de 2009, durante la Conferencia sobre Cambio Climático en Copenhague, donde Brasil se comprometió a objetivos muy ambiciosos de reducción de emisiones de CO2. El último paso de esta ley recae en Dilma. El futuro de la Amazonia y de los compromisos internacionales de Brasil sobre cambio climático están bajo amenaza.

Adario añade: "El voto del Gobierno en los cambios del Código Forestal arroja una sombra oscura a la reputación de Brasil como líder global en la lucha contra la deforestación y el cambio climático. Se pone como excusa el progreso, sin embargo se ha demostrado que en los últimos años ha habido un crecimiento económico con un aumento de las exportaciones y un decrecimiento en la pérdida de bosques".

Esta decisión del Gobierno de Brasil se produce a tan sólo unas semanas de acoger a la comunidad internacional para celebrar la Conferencia de Naciones Unidas sobre Desarrollo Sostenible. Todas las miradas estarán puestas en la Presidenta Dilma: ella elegirá cuál es el camino para el futuro desarrollo de Brasil.

Actualmente el Rainbow Warrior está en la Amazonia, exponiendo los motivos de la deforestación y destacando las soluciones para el futuro. Greenpeace junto con la sociedad civil brasileña ha lanzado una iniciativa popular http://www.greenpeace.org/espana/es/Trabajamos-en/Bosques/Amazonia/ para conseguir una Ley de Deforestación Cero que sea la solución definitiva y permanente para proteger los bosques.

Fonte: ECOticias

Código florestal: veja como votaram os partidos e seus parlamentares e lembre disso nas próximas eleições

Depois de anos tramitando no Congresso Nacional, deputados aprovam com louvor novo texto que modifica principal lei florestal do Brasil. O texto do Senado que foi rejeitado pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG) recebeu 184 votos favoráveis e 274 votos contrários. O que, na prática, aprovou o relatório do Código Florestal com o texto do relator Paulo Piau.


Resultado da votação


Sim: 184


Não: 274


Abstenção: 2


Total da Votação: 460


Art. 17: 1


Total Quorum: 461




Orientação das bancadas:



PT: Sim


PMDB: Não


PSDB: Não


PSD: Não


PrPtdobPrpPhsPtcPslPrtb: Não


PsbPcdob: Liberado


PP: Liberado


DEM: Não


PDT: Não


PvPps: Sim


PTB: Não


PSC: Não


PRB: Sim


PSOL: Sim


Minoria: Liberado


GOV.: Sim


 
Parlamentar UF Voto



DEM


Abelardo Lupion PR Não


Alexandre Leite SP Não


Antonio Carlos Magalhães Neto BA Não


Augusto Coutinho PE Não


Claudio Cajado BA Não


Davi Alcolumbre AP Não


Efraim Filho PB Não


Eli Correa Filho SP Não


Fábio Souto BA Não


Felipe Maia RN Não


Jairo Ataide MG Não


João Bittar MG Não


Jorge Tadeu Mudalen SP Não


Júlio Campos MT Não


Lira Maia PA Não


Luiz Carlos Setim PR Não


Mandetta MS Não


Mendonça Filho PE Não


Mendonça Prado SE Sim


Onyx Lorenzoni RS Não


Pauderney Avelino AM Não


Paulo Cesar Quartiero RR Não


Professora Dorinha Seabra Rezende TO Não


Rodrigo Maia RJ Sim


Ronaldo Caiado GO Não


Vitor Penido MG Não


Total DEM: 26


PCdoB


Alice Portugal BA Sim


Assis Melo RS Não


Chico Lopes CE Não


Daniel Almeida BA Sim


Delegado Protógenes SP Sim


Evandro Milhomen AP Não


Jandira Feghali RJ Sim


Jô Moraes MG Sim


João Ananias CE Não


Luciana Santos PE Não


Manuela D`ávila RS Sim


Osmar Júnior PI Não


Total PCdoB: 12


PDT


André Figueiredo CE Não


Ângelo Agnolin TO Não


Brizola Neto RJ Sim


Dr. Jorge Silva ES Não


Enio Bacci RS Sim


Felix Mendonça Júnior BA Não


Flávia Morais GO Não


Giovani Cherini RS Não


Giovanni Queiroz PA Não


João Dado SP Não


Manato ES Não


Marcelo Matos RJ Sim


Marcos Medrado BA Não


Marcos Rogério RO Não


Miro Teixeira RJ Sim


Oziel Oliveira BA Não


Paulo Pereira da Silva SP Não


Reguffe DF Sim


Salvador Zimbaldi SP Não


Sebastião Bala Rocha AP Sim


Sueli Vidigal ES Não


Vieira da Cunha RS Sim


Wolney Queiroz PE Não


Zé Silva MG Não


Total PDT: 24


PHS


José Humberto MG Não


Total PHS: 1


PMDB


Adrian RJ Não


Alberto Filho MA Não


Alceu Moreira RS Não


Alexandre Santos RJ Não


Antônio Andrade MG Não


Arthur Oliveira Maia BA Não


Asdrubal Bentes PA Não


Benjamin Maranhão PB Não


Carlos Bezerra MT Não


Celso Maldaner SC Não


Danilo Forte CE Não


Darcísio Perondi RS Não


Edinho Araújo SP Não


Edinho Bez SC Não


Edio Lopes RR Não


Edson Ezequiel RJ Não


Eduardo Cunha RJ Não


Elcione Barbalho PA Sim


Eliseu Padilha RS Não


Fabio Trad MS Não


Fátima Pelaes AP Não


Fernando Jordão RJ Não


Flaviano Melo AC Não


Francisco Escórcio MA Não


Gabriel Chalita SP Não


Genecias Noronha CE Não


Gera Arruda CE Não


Geraldo Resende MS Sim


Giroto MS Não


Henrique Eduardo Alves RN Não


Hermes Parcianello PR Não


Hugo Motta PB Não


Íris de Araújo GO Não


João Arruda PR Não


João Magalhães MG Não


Joaquim Beltrão AL Não


José Priante PA Não


Júnior Coimbra TO Não


Leandro Vilela GO Não


Lelo Coimbra ES Não


Leonardo Picciani RJ Não


Leonardo Quintão MG Não


Lucio Vieira Lima BA Não


Luiz Pitiman DF Não


Manoel Junior PB Não


Marçal Filho MS Não


Marcelo Castro PI Não


Marinha Raupp RO Não


Marllos Sampaio PI Não


Mauro Benevides CE Não


Mauro Lopes MG Não


Mauro Mariani SC Não


Natan Donadon RO Não


Newton Cardoso MG Não


Nilda Gondim PB Não


Odílio Balbinotti PR Não


Osmar Serraglio PR Não


Osmar Terra RS Não


Paulo Piau MG Não


Pedro Chaves GO Não


Pedro Novais MA Não


Professor Setimo MA Não


Raul Henry PE Sim


Renan Filho AL Não


Rogério Peninha Mendonça SC Não


Ronaldo Benedet SC Não


Rose de Freitas ES Não


Sandro Mabel GO Não


Saraiva Felipe MG Não


Teresa Surita RR Não


Valdir Colatto SC Não


Washington Reis RJ Não


Wilson Filho PB Não


Wladimir Costa PA Não


Total PMDB: 74


PMN


Jaqueline Roriz DF Não


Total PMN: 1


PP


Afonso Hamm RS Não


Aline Corrêa SP Sim


Arthur Lira AL Sim


Beto Mansur SP Não


Carlos Magno RO Não


Cida Borghetti PR Não


Dilceu Sperafico PR Não


Dimas Fabiano MG Não


Eduardo da Fonte PE Sim


Esperidião Amin SC Não


Gladson Cameli AC Não


Iracema Portella PI Sim


Jair Bolsonaro RJ Não


Jeronimo Goergen RS Não


João Pizzolatti SC Não


José Linhares CE Não


Lázaro Botelho TO Não


Luis Carlos Heinze RS Não


Luiz Argôlo BA Não


Luiz Fernando Faria MG Não


Márcio Reinaldo Moreira MG Não


Mário Negromonte BA Não


Missionário José Olimpio SP Não


Nelson Meurer PR Não


Paulo Maluf SP Não


Pedro Henry MT Não


Rebecca Garcia AM Sim


Renato Molling RS Não


Roberto Britto BA Sim


Roberto Teixeira PE Não


Sandes Júnior GO Não


Simão Sessim RJ Sim


Toninho Pinheiro MG Não


Vilson Covatti RS Não


Waldir Maranhão MA Sim


Total PP: 35


PPS


Arnaldo Jardim SP Não


Arnaldo Jordy PA Sim


Augusto Carvalho DF Sim


Carmen Zanotto SC Não


Dimas Ramalho SP Sim


Roberto Freire SP Sim


Rubens Bueno PR Sim


Sandro Alex PR Não


Stepan Nercessian RJ Sim


Total PPS: 9


PR


Aelton Freitas MG Não


Anderson Ferreira PE Não


Anthony Garotinho RJ Abstenção


Aracely de Paula MG Não


Bernardo Santana de Vasconcellos MG Não


Davi Alves Silva Júnior MA Não


Dr. Adilson Soares RJ Não


Francisco Floriano RJ Não


Giacobo PR Não


Inocêncio Oliveira PE Não


Izalci DF Não


João Carlos Bacelar BA Não


Lúcio Vale PA Não


Maurício Quintella Lessa AL Não


Maurício Trindade BA Não


Milton Monti SP Não


Neilton Mulim RJ Sim


Paulo Feijó RJ Não


Paulo Freire SP Não


Tiririca SP Não


Valdemar Costa Neto SP Não


Vicente Arruda CE Não


Vinicius Gurgel AP Não


Wellington Fagundes MT Não


Wellington Roberto PB Não


Zoinho RJ Não


Total PR: 26


PRB


Acelino Popó BA Sim


Antonio Bulhões SP Sim


Cleber Verde MA Sim


George Hilton MG Sim


Heleno Silva SE Sim


Jhonatan de Jesus RR Sim


Márcio Marinho BA Sim


Otoniel Lima SP Sim


Vilalba PE Sim


Vitor Paulo RJ Sim


Total PRB: 10


PRP


Jânio Natal BA Não


Total PRP: 1


PSB


Abelardo Camarinha SP Não


Alexandre Roso RS Não


Antonio Balhmann CE Não


Ariosto Holanda CE Sim


Audifax ES Sim


Domingos Neto CE Não


Dr. Ubiali SP Sim


Fernando Coelho Filho PE Sim


Givaldo Carimbão AL Sim


Glauber Braga RJ Sim


Janete Capiberibe AP Sim


Jonas Donizette SP Sim


José Stédile RS Sim


Júlio Delgado MG Sim


Keiko Ota SP Sim


Laurez Moreira TO Não


Leopoldo Meyer PR Sim


Luiz Noé RS Sim


Luiza Erundina SP Sim


Mauro Nazif RO Não


Paulo Foletto ES Sim


Romário RJ Não


Sandra Rosado RN Não


Severino Ninho PE Sim


Valtenir Pereira MT Não


Total PSB: 25


PSC


Andre Moura SE Não


Antônia Lúcia AC Não


Carlos Eduardo Cadoca PE Não


Costa Ferreira MA Não


Deley RJ Abstenção


Edmar Arruda PR Não


Hugo Leal RJ Sim


Lauriete ES Não


Leonardo Gadelha PB Não


Mário de Oliveira MG Não


Nelson Padovani PR Não


Pastor Marco Feliciano SP Não


Ratinho Junior PR Não


Zequinha Marinho PA Não


Total PSC: 14


PSD


Ademir Camilo MG Não


Armando Vergílio GO Não


Arolde de Oliveira RJ Não


Átila Lins AM Não


Carlos Souza AM Não


César Halum TO Não


Danrlei De Deus Hinterholz RS Não


Diego Andrade MG Não


Dr. Paulo César RJ Sim


Edson Pimenta BA Não


Eleuses Paiva SP Não


Eliene Lima MT Não


Fábio Faria RN Não


Felipe Bornier RJ Sim


Fernando Torres BA Não


Francisco Araújo RR Não


Geraldo Thadeu MG Não


Guilherme Campos SP Não


Guilherme Mussi SP Sim


Hélio Santos MA Não


Heuler Cruvinel GO Não


Homero Pereira MT Não


Hugo Napoleão PI Não


Irajá Abreu TO Não


Jefferson Campos SP Não


Jorge Boeira SC Não


José Carlos Araújo BA Não


José Nunes BA Não


Júlio Cesar PI Não


Junji Abe SP Não


Liliam Sá RJ Sim


Manoel Salviano CE Não


Moreira Mendes RO Não


Nice Lobão MA Não


Onofre Santo Agostini SC Não


Paulo Magalhães BA Não


Raul Lima RR Não


Reinhold Stephanes PR Não


Ricardo Izar SP Sim


Roberto Santiago SP Sim


Sérgio Brito BA Não


Silas Câmara AM Sim


Walter Tosta MG Sim


Total PSD: 43


PSDB


Alberto Mourão SP Sim


Alfredo Kaefer PR Não


Andreia Zito RJ Sim


Antonio Carlos Mendes Thame SP Não


Antonio Imbassahy BA Sim


Berinho Bantim RR Não


Bonifácio de Andrada MG Não


Bruno Araújo PE Não


Carlos Alberto Leréia GO Não


Carlos Brandão MA Não


Carlos Sampaio SP Sim


Cesar Colnago ES Sim


Domingos Sávio MG Não


Duarte Nogueira SP Não


Dudimar Paxiúba PA Não


Eduardo Barbosa MG Sim


Emanuel Fernandes SP Sim


Fernando Francischini PR Não


João Campos GO Não


Jorginho Mello SC Não


Jutahy Junior BA Sim


Leonardo Vilela GO Não


Luiz Carlos AP Não


Luiz Fernando Machado SP Sim


Luiz Nishimori PR Não


Mara Gabrilli SP Sim


Marcio Bittar AC Não


Marco Tebaldi SC Não


Marcus Pestana MG Sim


Nelson Marchezan Junior RS Não


Nilson Leitão MT Não


Otavio Leite RJ Sim


Paulo Abi-Ackel MG Não


Raimundo Gomes de Matos CE Não


Reinaldo Azambuja MS Não


Ricardo Tripoli SP Sim


Rodrigo de Castro MG Sim


Rogério Marinho RN Não


Romero Rodrigues PB Sim


Rui Palmeira AL Sim


Ruy Carneiro PB Sim


Sergio Guerra PE Não


Vanderlei Macris SP Sim


Vaz de Lima SP Sim


Walter Feldman SP Sim


Wandenkolk Gonçalves PA Não


William Dib SP Sim


Zenaldo Coutinho PA Sim


Total PSDB: 48


PSL


Dr. Grilo MG Sim


Total PSL: 1


PSOL


Chico Alencar RJ Sim


Ivan Valente SP Sim


Jean Wyllys RJ Sim


Total PSOL: 3


PT


Afonso Florence BA Sim


Alessandro Molon RJ Sim


Amauri Teixeira BA Sim


André Vargas PR Sim


Angelo Vanhoni PR Sim


Antônio Carlos Biffi MS Sim


Arlindo Chinaglia SP Sim


Artur Bruno CE Sim


Assis Carvalho PI Sim


Assis do Couto PR Sim


Benedita da Silva RJ Sim


Beto Faro PA Sim


Bohn Gass RS Sim


Cândido Vaccarezza SP Sim


Carlinhos Almeida SP Sim


Carlos Zarattini SP Sim


Chico D`Angelo RJ Sim


Cláudio Puty PA Sim


Dalva Figueiredo AP Sim


Décio Lima SC Sim


Devanir Ribeiro SP Sim


Domingos Dutra MA Sim


Dr. Rosinha PR Sim


Edson Santos RJ Sim


Erika Kokay DF Sim


Eudes Xavier CE Sim


Fátima Bezerra RN Sim


Fernando Ferro PE Sim


Fernando Marroni RS Sim


Francisco Praciano AM Sim


Gabriel Guimarães MG Sim


Geraldo Simões BA Sim


Henrique Fontana RS Sim


Iriny Lopes ES Sim


Jesus Rodrigues PI Sim


Jilmar Tatto SP Sim


João Paulo Lima PE Sim


João Paulo Cunha SP Sim


José Airton CE Sim


José De Filippi SP Sim


José Guimarães CE Sim


José Mentor SP Sim


Josias Gomes BA Sim


Leonardo Monteiro MG Sim


Luci Choinacki SC Sim


Luiz Alberto BA Sim


Luiz Couto PB Sim


Luiz Sérgio RJ Sim


Márcio Macêdo SE Sim


Marco Maia RS Art. 17


Marcon RS Sim


Marina Santanna GO Sim


Miguel Corrêa MG Sim


Miriquinho Batista PA Sim


Nazareno Fonteles PI Sim


Nelson Pellegrino BA Sim


Newton Lima SP Sim


Odair Cunha MG Sim


Padre João MG Sim


Padre Ton RO Sim


Paulo Ferreira RS Sim


Paulo Pimenta RS Sim


Paulo Teixeira SP Sim


Pedro Eugênio PE Sim


Pedro Uczai SC Sim


Policarpo DF Sim


Reginaldo Lopes MG Sim


Ricardo Berzoini SP Sim


Rogério Carvalho SE Sim


Ronaldo Zulke RS Sim


Rubens Otoni GO Sim


Sibá Machado AC Sim


Taumaturgo Lima AC Sim


Valmir Assunção BA Sim


Vander Loubet MS Não


Vanderlei Siraque SP Sim


Vicente Candido SP Sim


Vicentinho SP Sim


Waldenor Pereira BA Sim


Zé Geraldo PA Sim


Total PT: 80


PTB


Alex Canziani PR Não


Antonio Brito BA Não


Arnaldo Faria de Sá SP Não


Arnon Bezerra CE Não


Celia Rocha AL Não


Jorge Corte Real PE Não


José Augusto Maia PE Sim


Josué Bengtson PA Não


Magda Mofatto GO Não


Nelson Marquezelli SP Não


Nilton Capixaba RO Não


Ronaldo Nogueira RS Não


Sérgio Moraes RS Não


Silvio Costa PE Não


Walney Rocha RJ Não


Total PTB: 15


PTC


Edivaldo Holanda Junior MA Sim


Total PTC: 1


PTdoB


Lourival Mendes MA Não


Luis Tibé MG Não


Rosinha da Adefal AL Sim


Total PTdoB: 3


PV


Alfredo Sirkis RJ Sim


Antônio Roberto MG Sim


Dr. Aluizio RJ Sim


Henrique Afonso AC Sim


Paulo Wagner RN Sim


Penna SP Sim


Roberto de Lucena SP Sim


Rosane Ferreira PR Sim


Sarney Filho MA Sim


Total PV: 9