Com o ministro Alexandre Padilha, combinando uma visita do presidente Lula a Niterói.
Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, ficou decidido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, ainda neste semestre, uma visita a Niterói. Lula vai participar do lançamento oficial da parceria para a dragagem do Canal de São Lourenço e da inauguração do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá, uma parceria da Prefeitura com a UFF.
Com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Falando na dragagem, eu e Rodrigo nos reunimos com o Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Márcio França. Durante o encontro, ficou acertado que o ministro também virá a Niterói e que o Governo Federal ajudará nas iniciativas da Prefeitura para impulsionar os segmentos de pesca, naval e atividades portuárias, por meio da dragagem do Canal de São Lourenço. Com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falamos sobre a ampliação da capacidade da gestão dos municípios e outras questões relacionadas à economia.
Com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhado do secretário executivo Rodrigo Neves, da secretária municipal de Saúde, Anamaria Scneider, a vice presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Maria Celia Vasconcellos e o ex-deputado Chico D'Angelo, que atualmente está na equipe da ministra Nísia Trindade.
Os temas relacionados aos investimentos no SUS de Niterói, incluindo a liberação de recursos para obras de reforma e ampliação de unidades de saúde da cidade, como a Policlínica Silvio Picanço e dos Médicos de Família do Preventório 1 e 2, foram nossa prioridade na conversa com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também falamos sobrea experiência de Niterói na área de prevenção epidemiológica e definimos algumas áreas de parceria a serem desenvolvidas com o ministério.
Com o ministro Sílvio Almeida.
No mesmo dia, apresentei ao ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, os projetos de Niterói nesta agenda que é prioritária do município. Com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, apresentamos os trabalhos realizados pela Prefeitura no tema e ressaltamos ao ministro que Niterói estruturou a Casa dos Direitos Humanos, para atender e acolher a população em geral e cerca de 2 mil migrantes e refugiados que moram em Niterói. Também apresentamos ao ministro as experiências da Moeda Social Arariboia e o Pacto Niterói Contra a Violência.
Com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Com o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Em reuniões com os ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e outra com a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, falamos, respectivamente, em linhas de parceria para Niterói e a assinatura de um acordo de cooperação da Prefeitura com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Justiça, e dos avanços da transformação digital no município desde 2013.
Reunião com a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Ao lado do secretário Executivo e da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, também tive uma reunião produtiva com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Além de apresentar à ministra ações bem sucedidas em gestão fiscal no Município, falamos sobre possíveis parcerias do município com o Governo Federal. Tenho certeza de que vamos construir coisas juntos para o benefício de Niterói e do Brasil.
Encerramos as agendas em Brasília com a certeza de que estamos no caminho certo. Niterói é referência para o País e sempre impressiona com seus índices e números. Seguiremos avançando com nossos projetos e estreitando a união com o Governo Federal pelo bem de nossa cidade.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.