domingo, 3 de setembro de 2017

Prefeitos do Conleste debatem melhorias para a região






Encontro em Saquarema reuniu representantes de 15 cidades e contou com a participação de secretário da Casa Civil e do subsecretário de Segurança Pública

Os prefeitos da região que integra o Consócio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) se reuniram no final da tarde desta sexta-feira (1°), em Saquarema, para debater soluções conjuntas e parcerias envolvendo as cidades em busca de desenvolvimento sustentável e para reivindicar, junto ao estado, apoio para todos os municípios. Na reunião também foram debatidos temas como crise econômica e segurança no estado e nas cidades.

Presidente do consórcio, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, abriu a reunião e falou sobre as dificuldades enfrentadas desde que a crise econômico-financeira se instalou no país e que atingiu, com mais força, o estado do Rio de Janeiro. Para Neves, o gestor precisa, cada vez mais, buscar o equilíbrio das finanças com racionalização de gastos, investimentos em modernização da gestão, renegociação de contratos e enxugamento da máquina administrativa para fazer frente às dificuldades que se apresentam no atual cenário.

“Vivemos num ambiente de crise grave, com inúmeros problemas relacionados a pagamento de salários de servidores, pagamento de fornecedores, desemprego, enfim, uma situação muito difícil em todo o país. Esses problemas são ainda mais visíveis no estado do Rio de Janeiro. Precisamos enfrentar essa situação adversa investindo na melhoria da gestão e dos gastos, investindo em planejamento, mas também trocando experiências entre nós daquilo que vem dando certo em cada cidade. Com essa união e esse trabalho em conjunto, vamos superar a crise”, disse Neves.





O prefeito de Niterói ressaltou ainda que a retomada dos investimentos na região poderá significar o marco da recuperação econômica do estado:

“A agenda que estamos propondo, com planejamento integrado entre as cidades até 2033, aproveitando cada potencialidade, nós seremos, com certeza, fundamentais para essa retomada do crescimento estadual”, afirmou Rodrigo Neves.

O encontro teve também a participação de dois secretários estaduais a convite do presidente do Conleste: o secretário estadual de Desenvolvimento e da Casa Civil estadual, Christino Áureo, e Roberto Alzir, subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança.

Áureo fez uma apresentação do cenário econômico-financeiro e fiscal do estado e explicou o funcionamento do plano de recuperação do governo estadual que deve ser analisado na próxima terça-feira em Brasília:

“Entendo que a iniciativa do Consórcio é um avanço enorme e com o conteúdo que se apresenta aqui, é algo extremamente produtivo. Em relação à situação do estado, estamos confiantes de que nosso plano de recuperação será aprovado na próxima terça-feira. Esperamos contar com o apoio da bancada estadual como um todo, independentemente de posicionamentos políticos. O Rio precisa de todos unidos. Nossa proposta é séria e muito responsável”, analisou Áureo.

Em seguida, Roberto Alzir apresentou um panorama da segurança no estado, com ênfase na Região Metropolitana, em especial São Gonçalo, e ressaltou a importância da participação dos municípios no enfrentamento e na prevenção à violência.

“A segurança não é um problema único e exclusivo do estado e nem de polícia apenas. É preciso investir em diversas áreas e uma das mais importantes é a educação, iluminação pública, lazer e cultura. A educação evita o ingresso de jovens na criminalidade. Prevenir é melhor e mais barato do que reprimir. De acordo um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), cada dólar gasto em prevenção significa uma economia de 8 a 10 dólares de investimento em repressão, como contratação de mais policiais e construção de presídios.”

Os prefeitos debateram investimentos da Autopista Fluminense para a melhoria da mobilidade em toda a região.

O encontro de prefeitos foi encerrado com a apresentação de mais uma etapa do Planejamento Estratégico do Conleste, feito pela Secretária de Planejamento Modernização da Gestão de Niterói, Giovanna Victer e pelo representante da Consultoria Macroplan, Glaucio Neves, contratada para desenvolver o projeto.

Para os próximos meses, consultores farão um diagnóstico das potencialidades, necessidades, oportunidades e deficiências de cada prefeitura para, posteriormente, buscar um plano de ações conjuntas que beneficiem a todos. Um dos pontos, inclusive, já foi indicado: a união das cidades para aquisição de produtos como medicamentos. Em bloco, afirmam os especialistas, os municípios conseguirão preços mais baixos e grande economia.

O próximo encontro de prefeitos do Conleste será realizado no próximo mês.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE O CONLESTE:


LEIA TAMBÉM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.