Jogo estimula o consumo consciente. Foto: Divulgação |
Jogo aborda conceitos de coleta seletiva para crianças e jovens
A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) lançou, nesta sexta-feira (15), na escola municipal Paulo Almeida Campos, em Icaraí, o EducaClin, um game que tem como objetivo introduzir conceitos de coleta seletiva para crianças e jovens. Em cinco fases, o jogador pode escolher entre quatro cenários, que representam as áreas da cidade: Zona Sul, Zona Norte, Centro e Região Oceânica.
O mascote do game é um estudante da rede municipal de ensino, que no caminho para escola se depara com diversas situações. O EducaClin leva o jogador a distinguir, por exemplo, em qual recipiente cada tipo de resíduo deve ser descartado.
O jogo também estimula o consumo consciente de diversos materiais muito usados diariamente, como copos plásticos, latas de alumínio, sacolas de mercado etc. A pontuação é enviada para um placar geral onde fica registrado o nome do jogador recordista. O game, desenvolvido pela CM & Realidade Visual, em parceria com a Clin, é gratuito e foi projetado para uso em dispositivos móveis, nas plataformas Android e iOS.
Durante o lançamento, as crianças participaram de uma palestra do programa Clin Curumim, que atende escolas da rede municipal e privada de ensino, abordando temas como meio ambiente, tipos de resíduos, coleta seletiva e reciclagem. Após a palestra e apresentação do game, os alunos puderam testar o aplicativo.
“O game reúne tecnologia e consciência ambiental. Ele será usado nas palestras que realizamos no projeto Clin Curumim, mas também está disponível para toda a população. Acredito que esta seja uma forma bastante interessante de prendermos a atenção das crianças com uma ferramenta como essa abordando temas importantes como a coleta seletiva”, afirma o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia.
A Secretária de Educação de Niterói, Flavia Monteiro de Barros explica como o game pode auxiliar no desenvolvimento de hábitos sustentáveis nos alunos da rede. “O jogo apresenta para as crianças, conceitos e práticas sustentáveis que colaboram com a conscientização dos alunos acerca dos problemas ambientais e da necessidade de trabalhar conservando a natureza’’, afirma.
O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bruno Ribeiro, ressalta que o entretenimento do jogo colabora para atrair os estudantes a cuidar do meio ambiente. “É muito relevante quando se pode aprender brincando, este game pode conscientizar e, acima de tudo, educar sobre questões como descarte do lixo sem agredir o meio ambiente”, diz.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.