O fogo está atingindo as proximidades do Túnel Charitas-Cafubá. Marcelo Feitosa |
David Tavares
Corpo de Bombeiros atuou durante todo o dia no combate às chamas
Um incêndio de grandes proporções que teve início na manhã desta quarta-feira (20), atingiu parte do Morro da Viração, reserva florestal que faz parte do Parque da Cidade, em Charitas, Zona Sul de Niterói. As chamas começaram por volta das 10h, se espalhando rapidamente na localidade devido ao vento e ao forte calor que atinge a cidade – o fogo começou nas proximidades do Túnel Charitas-Cafubá.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local desde o início para o controle do fogo. Até o início da noite desta quarta, equipes ainda trabalhavam nos últimos focos do incêndio que teve sua origem de baixo para cima da elevação, diminuindo, desta forma, segundo os bombeiros, o risco das chamas atingirem as residências da região. Os quartéis de Niterói e Charitas atuaram na ocorrência, que também contou com o apoio de um helicóptero.
Foto de Paulo Roberto Araújo. |
Ainda não há proporção do quanto foi consumido pelas chamas e nem como elas tiveram início. Os bombeiros contam com o apoio da Prefeitura de Niterói, como a Defesa Civil, o Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (Nudec Queimadas) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal. Procurado, o Corpo de Bombeiros não informou que tipo de intervenções ou monitoramento será feito na área nesta quinta-feira.
A cidade está em situação de alto risco para a ocorrência e propagação de incêndios em áreas protegidas e de vegetação urbana, segundo a Defesa Municipal, desde a última segunda-feira. Segundo o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a partir da Seção de Meteorologia, as atuais condições meteorológicas, constituídas de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar, aumentam a vulnerabilidade para a ocorrência de incêndios em vegetação no município.
Programa – A Defesa Civil municipal – com o apoio de seus voluntários da Clin e Corpo de Bombeiros Militar – implementou o programa Niterói Contra Queimadas. Esse programa consiste em medidas de monitoramento, prevenção e apoio às equipes de combate aos focos de incêndio.
Além de destruir a vegetação, as queimadas também podem danificar residências, comércios e indústrias, além de causar prejuízos como destruição da fauna local, empobrecimento do solo, redução da qualidade do ar e aumento da temperatura local.
A Prefeitura de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros – 193 e com a Defesa Civil – 199. A ligação é gratuita.
Temperatura – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a temperatura máxima chegou aos 32 graus nesta quarta-feira, com ventos moderados, o que pode ter contribuído para a propagação das chamas na região. Para esta quinta-feira (21), a previsão é de que a mínima fique em 16 e a máxima em 33 graus, com ventos de fracos a moderados.
Fonte: O Fluminense
------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
DEFESA CIVIL: Niterói em risco de incêndio em vegetação até segunda-feira
DEFESA CIVIL: Aumenta o risco de incêndios em Niterói
Poluente emitido pela queima de biomassa causa dano ao DNA e morte de célula pulmonar
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS
NITERÓI CIDADE RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói amplia número de voluntários QUEIMADAS: MITOS E VERDADES
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Guarda ambiental acaba com foco de incêndio no Fonseca
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove mais uma Ronda Preventiva
VOLUNTARIADO: Defesa Civil de Niterói capacita contra queimadas
Voluntariado
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Trabalho de campo noturno no Morro da Boa Vista para a capacitação dos voluntários do NUDEC Queimadas
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - Niterói forma primeira turma do curso de Defesa Civil contra queimadas em vegetação
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Defesa Civil de Niterói forma a primeira turma de voluntários para o combate a incêndio em vegetação
NITERÓI RESILIENTE - NUDEC QUEIMADAS: Voluntários contra queimadas
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - Niterói forma primeira turma do curso de Defesa Civil contra queimadas em vegetação
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Defesa Civil de Niterói forma a primeira turma de voluntários para o combate a incêndio em vegetação
NITERÓI RESILIENTE - NUDEC QUEIMADAS: Voluntários contra queimadas
Defesa Civil de Niterói
NITERÓI RESILIENTE: Prevenção de desastres nas Escolas Municipais de Niterói
Cidades Resilientes
Não se adaptar às mudanças climáticas sairá no mínimo cinco vezes mais caro Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência
NITERÓI RESILIENTE: Obras de contenção mudam a realidade em áreas de risco
Outras postagens
FURACÃO HARVEY: veja o volume de água que inundou Houston
Outras postagens
FURACÃO HARVEY: veja o volume de água que inundou Houston
NITERÓI NO CLIMA: Niterói recebe selo do ICLEI de enfrentamento às mudanças climáticas
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RJ terá menos volume de chuvas, mas mais temporais nos próximos anos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RJ terá menos volume de chuvas, mas mais temporais nos próximos anos
Nossa que triste!
ResponderExcluir