sexta-feira, 8 de setembro de 2017

EVENTO PROMOVIDO PELO BID: Niterói entre cidades inovadoras



Rodrigo Neves participou do fórum internacional Cidades Inovadoras e Competitivas, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Foto: Divulgação: Flávio Pessoa.



Prefeito Rodrigo Neves apresenta resultados do município em fórum realizado em Washington, nos EUA

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou na quarta-feira do fórum internacional “Cidades Inovadoras e Competitivas”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos Estados Unidos. Neves foi um dos convidados para apresentar o painel “Estratégias para Desenvolver Cidades Competitivas”, que abriu o fórum internacional. Ele falou sobre as medidas que vem implantando na cidade desde o início de sua primeiro mandato, em 2013, e que permitiram um salto qualitativo na administração pública municipal.

Rodrigo explicou aos demais participantes do seminário, prefeitos de 50 cidades latino-americanas e representantes dos Estados Unidos e da Europa, o quadro encontrado ao assumir a prefeitura e os ciclos de medidas implantados para sanear as finanças, saldar dívidas, aumentar a arrecadação e recuperar a capacidade de investimento do município.

“A tragédia das chuvas de 2010 causou muitas mortes, deixou milhares de desabrigados e desorganizou as finanças do município. Dívidas, salários atrasados, serviços paralisados, enfim, um quadro muito difícil. Para fazer frente a isso, fizemos um amplo programa de reformas com um ajuste vigoroso das contas públicas, visando recuperar a capacidade financeira da cidade e implantar um novo modelo de gestão”, explicou Neves.



Modernização – Rodrigo Neves prosseguiu revelando que as medidas também se estenderam à modernização da gestão, com investimento em quadros técnicos e em tecnologia e informatização, estabelecimento de parcerias público-privadas e elaboração de um planejamento estratégico, o “Niterói que Queremos”.

“Os resultados das medidas que tomamos começaram ser reconhecidos imediatamente. Ganhamos prêmios de transparência e demos um salto enorme no índice de gestão do país e do estado. Saltamos de 55º no índice estadual de gestão fiscal para primeiro lugar. E no âmbito nacional, pulamos de 2188º para o sexto lugar. Tudo isso em apenas três anos. As nossas ações também contemplaram fortemente as áreas ambiental, de saneamento, de defesa civil e mobilidade sustentável, com a implantação de um corredor de transporte moderno, a TransOceânica, novas ciclovias, sistemas inteligentes de sinais para melhorar a fluidez do trânsito, inclusive com redução da emissão de poluentes.”, revelou o prefeito.

Rodrigo Neves dividiu a mesa de debates com Daniel Martínez, prefeito de Montevideo, no Uruguai, José Blandon, prefeito da cidade do Panamá, e Laura Maria Chavez Quiroz, vice-prefeita de Alajuela, na Costa Rica. O encontro foi mediado por Juan Pablo Bonilla, gerente de Mudanças Climáticas do BID.

Após a sua apresentação no fórum internacional, o prefeito de Niterói participou de reunião, durante o almoço com dirigentes de instituições multilaterais como BID, Banco Mundial e Agencia Francesa de Desenvolvimento, onde foram debatidos desafios da América Latina, inclusive a situação do Rio de Janeiro.

No primeiro dia do seminário foram realizados fóruns sobre inovação, protagonismo das mulheres nas administrações municipais e igualdade de gênero, mudanças climáticas e crescimento verde com qualidade de vida , com a participação de representantes da América Latina, Caribe e também de diversos países europeus, entre eles França e Suécia.

Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.