sábado, 2 de setembro de 2017

Portais de segurança monitoram entrada de veículos em Niterói





Oito equipamentos ajudam a identificar veículos roubados. Até o fim de setembro, o número vai subir para dez

A Prefeitura de Niterói concluiu a instalação de oito portais de segurança, que irão auxiliar o Governo do Estado no combate à criminalidade. Os equipamentos instalados nas vias de acesso à cidade estão alinhados ao sistema da Polícia Civil e serão monitorados por guardas-municipais no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionará a Polícia Militar sempre que for detectada a passagem de veículos roubados. Apesar da segurança pública ser de responsabilidade do Governo o Estado, a prefeitura está disponibilizando essa nova ferramenta tecnológica para uso da polícia. O prefeito Rodrigo Neves, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Rocha, titulares de delegacias da polícia civil em Niterói e integrantes da Secretaria municipal de Ordem Pública estiveram no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), nesta sexta-feira (1º), para acompanhar o início do funcionamento dos equipamentos.

Os portais estão nas entradas de Niterói, nos limites com municípios vizinhos, e possuem um sistema inteligente de identificação de placas. Uma fibra ótica liga o Cisp à Cidade da Polícia Civil, no Rio de Janeiro. Com isso, será possível cruzar em tempo real as informações do cadastro da Delegacia de Roubos e Furtos e de Veículos Roubados, da Polícia Civil, com esse novo sistema de monitoramento. Dessa forma, todos os veículos roubados que entrarem ou saírem de Niterói serão imediatamente identificados pelo Cisp e a polícia será acionada para abordar o veículo e prender os suspeitos, se for o caso.


Um dos equipamentos está instalado na Rua General Castrioto, no Barreto, Zona Norte de Niterói. Foto: Lucas Benevides.



Três portais foram instalados nos acessos à Ponte Rio-Niterói (próximos ao pedágio). Os demais ficam na Alameda São Boaventura, no Fonseca; nas ruas General Castrioto e Luiz Palmier, no Barreto; Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba; e na Estrada Gilberto de Carvalho, em Itaipu. Até o final de setembro serão instalados mais dois portais, um na RJ-104, junto à entrada do Caramujo, e outro na Estrada Everton Xavier, na Região Oceânica, elevando para dez o número de portais instalados pelo Executivo.

O prefeito Rodrigo Neves adiantou ainda que a prefeitura está investindo em outras ferramentas para ajudar no trabalho da polícia.

“Estamos também desenvolvendo com empresas de tecnologia um novo aplicativo de identificação facial para ser implantado nas câmeras de monitoramento a partir do início do ano que vem. Essa medida vai permitir o cruzamento dessas informações com o cadastro de procurados pela Justiça. Essa nova funcionalidade estará nas câmeras de monitoramento em locais de grande circulação de Niterói, como os terminais de ônibus”, explicou Rodrigo Neves.


Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.