sábado, 16 de setembro de 2017

ENSEADA LIMPA: O Globo mostra melhorias na Baía de Guanabara e destaca os resultados de Niterói




AVANÇOS NA DESPOLUIÇÃO: Enseada de Jurujuba, também conhecida como Saco de São Francisco, avança para ser a primeira parte da Baía de Guanabara a ser considerada despoluída.


COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A matéria de O Globo demonstra que temos boas notícias com relação à Baía de Guanabara, apesar das grandes frustrações com o lento avanço (quase estagnação) do programa estadual de despoluição (PSAM) e a sensação que a realização dos Jogos Rio 2016 foram uma oportunidade desperdiçada para consolidar o sonho de ver uma Guanabara limpa.

Os repórteres Daniela de Paula, Guilherme Ramalho e Pedro Amaral fizeram um trabalho certamente exaustivo de analisar os números da rotina de monitoramento da balneabilidade desenvolvido pelo INEA e constataram um aumento de "18 pontos percentuais no número de análises com resultado positivo para o banho no mar nas praias da Baía de Guanabara", em comparação ao mesmo período do ano passado.

E a matéria também deu um destaque aos resultados de Niterói, em particular da Enseada de Jurujuba. Em 2013, a Prefeitura de Niterói iniciou o Programa Enseada Limpa para a despoluição do trecho do litoral niteroiense da Baía de Guanabara que se estende das praias de Adão e Eva até a Boa Viagem. Naquela ocasião, os indicadores da balneabilidade eram muito ruins e mostravam uma tendência de queda já há alguns anos, principalmente entre as praias de São Francisco e Jurujuba.

Através do Enseada Limpa, a Prefeitura e a Concessionária Águas de Niterói começaram um conjunto de intervenções para melhorar a infraestrutura de saneamento, para acabar com as "línguas de esgoto" nas praias e, com a ajuda do INEA, foi intensificado o Programa "Se Liga", para a conexão de imóveis adequadamente à rede de esgoto.

O resultado alcançado pela Prefeitura de Niterói tem sido acima das metas estabelecidas pelo prefeito Rodrigo Neves e, certamente, influenciaram significativamente o resultado geral para a Baía de Guanabara expressa na matéria. Os resultados do Programa Enseada Limpa expressam o sucesso de um programa estruturado e que atua em toda bacia hidrográfica, buscando resolver problemas de saneamento, lixo, drenagem e assoreamento, inclusive com atividades de melhorias e de promoção do engajamento das comunidades ali localizadas.

Veja, a seguir, alguns resultados de balneabilidade alcançados para Niterói e para o Programa Enseada Limpa:

Enseada Limpa:
  • Acumulado do ano: 60,15% de balneabilidade
  • Setembro (computada apenas a primeira amostragem do mês): 83,33%
Todas as praias de Niterói:
  • Acumulado do ano: 69,80%
Salientamos que os resultados para o Enseada Limpa têm se mostrados favoráveis até mesmo em algumas semanas de chuvas.


Dados recentes para as praias de Niterói publicados pelo INEA

Desafios

A cidade de Niterói tem a melhor performance em saneamento no estado do Rio de Janeiro e está entre as melhores do país. E, com as obras de implantação da rede de saneamento do Sapê, que se iniciarão ainda esse ano, a cidade vai alcançar a universalização do saneamento. Alcançada esta rara situação no país, que nos colocará na vanguarda do saneamento do Brasil, ainda teremos muito pela frente nesta agenda. Como fazem outras cidades que já superaram a fase do saneamento básico, nossas prioridades passarão a ser as fontes não pontuais, como a drenagem (rios, canais e drenagem superficiais das ruas), melhoria do modelo nas comunidades e avançar no Programa "Se Liga".



Teste com tecnologia de oxicoagulação no Canal de São Francisco. Fotos Axel Grael. Saiba mais aqui.


No que se refere ao Enseada Limpa, nossas prioridade são dar continuidade ao "Se Liga", melhorar a qualidade das águas do Canal de São Francisco e resolver algumas dificuldades de saneamento da comunidade do Cascarejo e de outras localidades em Jurujuba.

Vamos em frente para fazer da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco) a primeira parte da Baía de Guanabara a poder ser considerada despoluída.

Vamos em frente!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




-----------------------------------------------------



Análises mostram que água da Baía está mais limpa este ano


Calor. Banhistas aproveitam o sol na Praia da Urca: liberada para o mergulho - Custódio Coimbra / Agência O Globo


por

Mar foi liberado para o banho em 52% dos exames; em 2016, só em 34%

RIO — O primeiro fim de semana do Rock in Rio promete uma combinação perfeita de sol, calor, muitos turistas e 31 praias liberadas para banho na capital e em Niterói. As condições meteorológicas favorecem o mergulho. Há 15 dias sem chover, o Rio bateu recorde do dia mais quente do inverno, nesta sexta-feira, com os termômetros marcando 38,6 graus em Santa Cruz. Mas investimentos realizados nos últimos anos também ajudaram a melhorar a qualidade da água. Levantamento feito pelo GLOBO, com base nos boletins de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), revela um aumento de 18 pontos percentuais no número de análises com resultado positivo para o banho no mar nas praias da Baía de Guanabara, que tem neste fim de semana 19 praias liberadas.

Das 2.092 coletas realizadas de janeiro a até a última divulgada nesta sexta, 1.082 estavam próprias (52% do total). No mesmo período do ano passado, o resultado foi 34%. O crescimento foi puxado, principalmente, pelas praias da Ilha de Paquetá, de Niterói e da Ilha do Governador, como Imbuca, Flechas, Icaraí e Bica. As praias da Zona Sul (Urca, Vermelha, Flamengo e Botafogo) tiveram um aumento de apenas 2 pontos percentuais.

APESAR DOS RESULTADOS, AINDA HÁ DESAFIOS

Desde julho do ano passado, a Praia da Bica, uma das mais frequentadas da Ilha do Governador, vem registrando índices positivos, segundo os boletins do Inea. Lá, um tronco coletor de esgoto foi construído, acabando com seis línguas-negras que corriam pela areia. Em Niterói, também houve avanços, principalmente na enseada da Praia de Jurujuba.

— Resolvemos várias línguas-negras. Melhoramos a captação em tempo seco do Canal de São Francisco e fizemos uma caixa de retenção de sedimentos — disse o velejador, ambientalista e vice-prefeito de Niterói, Axel Grael.

Os resultados positivos trazem esperança, mas o desafio de despoluir a Baía de Guanabara ainda é enorme, segundo o professor de engenharia costeira e oceanográfica da Coppe/UFRJ, Paulo Cesar Rosman. Hoje, devido à crise financeira do estado, os recursos secaram e muitos projetos de monitoramento da Baía foram afetados e até suspensos.

— Temos hoje uma dificuldade de acompanhar os dados. O estado está falido, e as ações realizadas na Baía foram muito pontuais. Temos que aproveitar o bom momento, pois pode ser passageiro — alerta o professor.

Na quinta-feira, na Praia Bica, cerca de 15 pessoas tomavam sol na areia. A faixa em frente à Rua Henrique Lacombe estava própria para banho. Já a outra, em frente à Rua Uçá, imprópria. Apesar do resultado, ninguém se arriscou a mergulhar na parte considerada limpa, onde a água estava muito escura.

— Há mais de 35 anos que eu moro aqui, e a água da Praia da Bica sempre foi assim, nunca mudou. A diversão mesmo é sair de casa e curtir a paisagem — disse a comerciante Adriana Rodrigues.


Fonte: O Globo, Rio



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

INFRAESTRUTURA - SANEAMENTO: Rumo à universalização do esgotamento sanitário de Niterói
ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt
NITERÓI AVANÇA PARA SEXTO LUGAR NO RANKING NACIONAL DO SANEAMENTO
ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt
NITERÓI É A SEGUNDA CIDADE NO RANKING DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL
FGTS: Só 4% do orçamento para infraestrutura foi usado em 2016; saneamento usou 6,5%
SANEAMENTO: Obras de melhoria no Rio Icaraí estão avançando
FISCALIZAÇÃO: Operação ‘Lipoaspiração’ quer eliminar gordura na rede de esgoto de Niterói
Niterói: sustentabilidade até na lavagem das ruas
SANEAMENTO EM NITERÓI: ‘Se liga’ notifica mais 941 residências
ONU: América Latina e Caribe precisam ‘descarbonizar’ economia e combater poluição para cumprir metas da ONU










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.