quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Prefeitura de Niterói anuncia obras na ponte de acesso à Ilha da Boa Viagem


O anúncio do prefeito Rodrigo Neves do início das obras de recuperação da ponte de acesso à Ilha da Boa Viagem atende à necessidade de dar maior segurança aos visitantes que participam das poucas atividades que acontecem atualmente na Ilha, em particular, às missas celebradas mensalmente na capela local e atividades escoteiras.

Mas, mais do que isso, a obra dá o primeiro passo para uma necessária recuperação do patrimônio natural histórico e cultural da Ilha, de forma a integrá-la à agenda turística e ao cotidiano dos moradores da cidade.

A Prefeitura elabora um projeto de recuperação da infraestrutura local e planeja a reabertura da Ilha à visitação de forma segura e sustentável, garantindo a integridade do patrimônio arquitetônico e natural.

Os prédios lá existentes remontam à história da cidade de Niterói, da defesa da Baía de Guanabara e dos portos do Rio de Janeiro e Niterói. Há também um estreito vínculo com a história dos navegadores da Baía de Guanabara, uma vez que os marinheiros, em suas embarcações, navegavam diante da capela para serem abençoados antes de seguir viagem mar adentro. Por isso, a igreja foi erigida voltada para o mar e não para a cidade.

A recuperação da ponte é uma das prioridades de investimentos em Niterói até os Jogos Olímpicos de 2016. O restante das obras de recuperação da Ilha acontecerão após a conclusão dos projetos que ora estão sendo desenvolvidos.

Como temos conversado com lideranças dos escoteiros em Niterói, desde 2013, o objetivo é que seja garantida e apoiada a permanência da atividade escoteira na Ilha, uma vez que não há qualquer conflito entre as atividades e que a Prefeitura reconhece o esforço que os escoteiros envidaram há muitas décadas pela proteção do patrimônio da Ilha da Boa Viagem.

Axel Grael
Vice-prefeito
Prefeitura Municipal de Niterói



------------------------------------------


Obras na ponte da Boa Viagem




O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quarta-feira (16) a ordem de início das obras de revitalização da ponte da Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Ele informou ainda que está em negociações com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para que o município assuma a administração da Ilha da Boa Viagem, onde está localizada a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, construída no século 17. As obras começam ainda esta semana e têm previsão de ficarem prontas em dezembro. Será feita toda a recuperação da infraestrutura dos 105 metros da ponte, dos pilares e dos guarda-corpos.

O local ganhará iluminação artística. Todo o concreto (pilares, fundação e tabuleiro) que está deteriorado receberá tratamento químico para se tornar mais resistente à ação do mar. A ponte ganhará pintura e drenos para escoamento de água. O investimento no projeto é de R$ 694.620,57.

O prefeito afirmou que a obra reforça a meta da sua administração em recuperar espaços públicos da cidade, como foram os casos do Horto do Fonseca, o Teatro Popular, Caminho Niemeyer, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o Campo de São Bento. “Essa obra será um grande ganho para a cidade e terá um olhar diferenciado da Prefeitura. Estaremos recuperando um espaço privilegiado que dá acesso à Ilha e a Igreja da Boa Viagem. Criaremos mais uma oportunidade de lazer e convivência na cidade. A ponte tem mais de 50 anos. Ela tem problemas na estrutura, há mais de 15 anos está condenada pela Defesa Civil”, disse.


Segundo a Prefeitura, será realizada a recuperação da infraestrutura, dos pilares e dos guarda-corpos. Trabalhos começam essa semana


Patrimônio – Tombada desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída no século XVII, está na lista de prioridades da pauta turística de Niterói. A Prefeitura, através da Neltur, está em vias de estabelecer um convênio com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) para reformá-la e abri-la para visitação.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, informa que a Prefeitura pretende assumir, não só o turismo na Capela, como também toda a gestão turística da Ilha de Boa Viagem. Para isso, afirma Axel, a Prefeitura vem dialogando com o Grupo Escoteiro Gaviões do Mar, que cuida e mantém atividades no local há décadas. “A Igreja de Boa Viagem é muito importante para a identidade de Niterói, por todo o seu simbolismo histórico. Estamos planejando não só revitalizar a Igreja, como toda a área da Ilha. Pensamos numa gestão compartilhada com os escoteiros, que já vêm zelando e realizando atividades no local. Por enquanto, estamos estudando o orçamento necessário para a reforma. Para isso, estamos em constante diálogo com representantes do grupo de escoteiros para pensar na melhor forma de conduzir este planejamento, alinhado com os ideais de sustentabilidade. A ideia é abrir futuramente toda a Ilha para visitação, com ações turísticas planejadas para não sobrecarregar o meio ambiente, que é muito frágil”, diz Axel.

Sobre o orçamento necessário para o projeto de revitalização proposto no convênio com o SPU, Axel diz que não tem ainda como precisar o valor. Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Freitas reforça que a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é um patrimônio da União, e também é tombada pelo Iphan, por isso, uma reforma neste prédio histórico é tão criteriosa. “O ideal seria concluirmos este convênio antes mesmo da realização das Olimpíadas. Estamos cumprindo as exigências e avançando neste processo criterioso para que o público possa conhecer este patrimônio turístico e cultural não só de Niterói, mas de todo o Estado”, afirma, acrescentando que a Prefeitura de Niterói e a do Rio de Janeiro já possuem um projeto chamado “Orla Guanabara”, desde 2013, que integra todos os pontos turísticos em torno da Baía, desde o Forte de Copacabana, passando pelo Caminho Niemeyer, Forte Gragoatá, MAC, até as Fortalezas de Santa Cruz.

A Superintendência do Iphan informou que a Ilha de Boa Viagem é propriedade federal e está cedida à União dos Escoteiros do Brasil (UEB). De acordo com o órgão, o Iphan fez obras emergenciais na Igreja há cerca de 3 anos e hoje há, sim, interesse da Prefeitura de Niterói em explorar o local. O Iphan confirmou que existem negociações neste sentido.

História – A Ilha de Boa Viagem, marco natural e histórico de Niterói, está situada na costa leste da Baía da Guanabara, ligando-se ao continente por uma ponte de concreto. O acesso à ilha se dá por um portão de ferro que conduz à antiga escadaria de granito, pela qual se chega ao conjunto das edificações históricas. Fazem parte da área, a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e as ruínas de um forte que fazia parte do sistema defensivo da Baía de Guanabara. Aos edifícios seculares vieram reunir-se, em época mais recente, mais duas edificações: uma, ao nível do mar, datada da época da 2ª Guerra Mundial, e outra que pertence a um contexto da colonização da América Portuguesa, onde o ato de fortificar os pontos estratégicos assumiu uma importância fundamental para salvaguardar o controle do território pela Coroa Portuguesa. A primeira edificação erguida na ilha foi uma pequena capela em honra à Nossa Senhora da Boa Viagem, construída por ordem de Diogo Carvalho de Fontoura. Apesar de algumas controvérsias quanto à data de sua construção, os registros históricos mais antigos apontam para o ano de 1702, quando o então capitão-governador Luís César de Menezes tomou a iniciativa de estabelecer uma posição fortificada (com cinco ou seis peças de artilharia) na Boa Viagem.

Fonte: O Fluminense



----------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura inicia obras de revitalização da Ponte da Boa Viagem
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Força-tarefa combate dez focos de incêndio em Niterói, um deles na Ilha da Boa Viagem
Bombeiros debelaram incêndio na Ilha da Boa Viagem
Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói







Um comentário:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    Parabéns e muitas felicidades.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.