domingo, 13 de setembro de 2015

Mobilização em Niterói para limpar praias


Garrafas pet, vidros, latas, plásticos e isopores estão entre os principais objetos que costumam ser recolhidos durante evento que ocorre todos os anos.
Foto: Alcyr Ramos / Arquivo


Suzana Moura

Evento no próximo dia 19 pretende reunir voluntários para recolher o lixo deixado nas areias

No próximo dia 19 será realizado o evento Clean Up Day – Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Esta iniciativa reúne anualmente, em média, 35 milhões de pessoas ao redor do mundo e em Niterói não é diferente. Durante os últimos anos a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS) tem como tradição a realização do evento. A secretaria mobiliza centenas de voluntários, ONGs e vários setores da sociedade civil para participarem desta importante ação.

Praias a serem priorizadas neste ano: Icaraí, São Francisco, Sossego, Itacoatiara e Itaipu.

Neste ano as ações serão focadas nas praias de Icaraí, São Francisco, Sossego, Itacoatiara e Itaipu, sendo que nesta última haverá, além da limpeza da faixa de areia, atrações culturais e uma limpeza subaquática realizada por mergulhadores em parceria com a administração da Reserva Extrativista Marinha local (Resex).

O Clean Up Day é uma iniciativa que ocorre uma vez por ano durante o mês de setembro em todo o mundo. A realização do evento só é possível com a participação de voluntários. Em Niterói, a SMARHS, através da Subsecretaria de Sustentabilidade, tem a tradição de organizar as limpezas das praias e oferecer uma boa estrutura aos voluntários para que possam participar com segurança de todas as atividades. Em parceria com empresas da cidade, a ação oferecerá aos voluntários alguns materiais de apoio como sacos de lixo, luvas de borracha, camisas e água.
Com o simples ato de utilizar a sua sacolinha para recolher os resíduos produzidos, estará ajudando na conservação da limpeza das areias e oceanos e principalmente ajudando a preservar o meio ambiente”, Cláudia Neves, presidente da Clin.

Todo o lixo retirado das praias é recolhido pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e levado para a sua devida destinação. A Clin informa que em média 75 toneladas de lixo são retiradas por semana das praias niteroienses. Garrafas pet e de vidro, copos plásticos e embalagens em geral são os itens mais encontrados. Durante o verão, o órgão promove a Operação Verão, que distribui panfletos informativos e saquinhos de lixo para os frequentadores das principais praias da cidade.

Cláudia Neves, presidente da Clin, ressalta a importância da participação da população. “Com o simples ato de utilizar a sua sacolinha para recolher os resíduos produzidos, estará ajudando na conservação da limpeza das areias e oceanos e principalmente ajudando a preservar o meio ambiente”, diz.

A assessoria de imprensa da secretaria de Meio Ambiente informa que qualquer pessoa pode se voluntariar para as ações de limpeza. A entidade, porém, pede que os participantes confirmem presença na praia que forem comparecer apenas por questões de logística, para que seja possível estimar a quantidade certa de materiais que serão usados em cada área. Um evento criado em uma rede social também está ajudando na divulgação.
Em 2014, no mesmo evento, foram retirados 1,2 toneladas de lixo das praias de São Francisco, Icaraí, Sossego, Jurujuba e Itaipu.

A secretaria também faz o convite pessoalmente, ou por forma de ofício às universidades e colégios do município, além de ONGs, escoteiros, entre outros. O ato das limpezas se torna uma importante forma de conscientização das pessoas presentes ou não nas praias no dia, visto a visibilidade das ações.

Os principais materiais encontrados: sacos plásticos, garrafas pet, copos descartáveis, guimbas de cigarro, tampas de garrafa, pedaços de isopor, canudos, embalagens plásticas, latas de refrigerante e cerveja, garrafas de vidro, rede de pesca, pedaços de plástico rígido e papelão.


Resultados – O balanço da operação no ano passado foi surpreendente, segundo a Secretaria de Ambiente. As ações na ocasião contemplaram as praias de São Francisco, Icaraí, Sossego, Jurujuba e Itaipu, sendo retirados desses locais cerca de 1,2 tonelada de lixo.

Os principais materiais encontrados foram sacos plásticos, garrafas pet, copos descartáveis, guimbas de cigarro, tampas de garrafa, pedaços de isopor, canudos, embalagens plásticas, latas de refrigerante e cerveja, garrafas de vidro, rede de pesca, pedaços de plástico rígido e papelão.


Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.