Praia de Camboinhas (à esquerda) e Itaipu (à direita). |
Windsurfistas e velejadores e ambientalistas reuniram-se neste domingo para um mutirão de limpeza no canto esquerdo da praia de Camboinhas, em área que integra o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), atendendo a uma convocação da Associação de Windsurf de Niterói.
O trabalho dos voluntários foi realizado em homenagem ao Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios. Além da limpeza da praia e da vegetação de restinga do local, os participantes plantaram mudas de espécies nativas daquele ecossistema.
O local tem importância histórica para o movimento ambientalista de Niterói, uma vez que na década de 1970, uma mobilização de pioneiros do ambientalismo tentaram evitar a destruição de um grande sambaqui que existia no local e que foi utilizado para aterrar parte do espelho d'água da Lagoa de Itaipu, como parte de um grande projeto imobiliário de uma empresa chamada Veplan, que não existe mais. A manifestação foi liderada pelo saudoso ambientalista Prof. Marcelo Ipanema.
Como desdobramento da mobilização, o empreendimento foi objeto do primeiro Estudo de Impacto Ambiental, realizado à época diretamente pela FEEMA. Em outra mobilização ambientalista realizada nas imediações resultou na primeira Ação Civil Pública do país, de iniciativa do então curador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, o também saudoso Dr. João Batista Petersen.
Como desdobramento da iniciativa da referida Ação Civil Pública, o trabalho dos ambientalistas resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), em 1992. Eu tenho orgulho de ter participado destas iniciativas pioneiras.
No planejamento do PESET, está prevista futuramente a implantação de uma infraestrutura náutica no local. O local tem tradição na prática do windsurf. No mesmo local já existiu uma guarderia de pranchas de windsurf, mantida por George Rebello (o "Meu Garoto"), já tendo, inclusive, sediado um campeonato brasileiro da categoria.
Dentre os participantes na atividade de hoje estavam a niteroiense Cristina Mattoso Maia, ex-velejadora olímpica brasileira e sua mãe, Brigitta Fischer. Também compareceram o vice-prefeito de Niterói, os diretores do PESET e da RESEX de Itaipu, o Administrador Regional da Região Oceânica de Niterói (Prefeitura de Niterói), Carlos Boechat e o dirigente da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Gama.
A atividade teve o apoio da Prefeitura de Niterói, do Parque Estadual da Serra da Tiririca e da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.
Axel Grael
Vice-prefeito
Niterói
Plantio de uma muda de pau-brasil. |
Com Juliana Baptista, catando lixo. |
Muito trabalho... |
E eis que do meio da moita... |
Muito trabalho... |
Voluntários comemoram com parte do resultado do mutirão de limpeza. |
Todas as fotos são de Anderson de Carlos.
--------------------------------------------
Acesse também:
CLEAN UP DAY - Dia de limpar praias em Niterói
FESTIVAL ESPORTIVO TRANSFORMA AGITOU O COMPLEXO DO CAIO MARTINS, EM NITERÓI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.