Rearborização das ruas começou por Icaraí e será feita em outros bairros. Foto: André Redlich |
Márcio Bulhões
Canteiros nas calçadas já começaram a ganhar mudas de espécies da Mata Atlântica. Espécies foram pré-selecionados para não comprometer postes e muros residenciais
A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói iniciou nesta semana, por Icaraí, o projeto-piloto para revitalização dos bairros, que inclui a rearborização do bairro com espécies nativas da Mata Atlântica.
Os responsáveis pelo programa de replantio, a bióloga Fabiana Barros e o engenheiro florestal Bruno Torres, explicam o cuidado que as equipes estão tendo nas ruas.
Segundo eles, na hora em que as mudas são colocadas na terra é necessário verificar se a fiação da rede pública não ficará próximo à planta, se o calçamento e o canteiro se adequam ao plantio e se o muro das residências próximas não correm risco de serem atingidos por galhos ou raízes.
“Todas as mudas utilizadas são nativas da Mata Atlântica e todas crescem bastante, por isso estamos escolhendo as de pequeno e médio porte. Neste momento plantamos apenas ipê roxo, pau-brasil, quaresmeira e babosa branca”, comenta a bióloga.
A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.