A Prefeitura de Niterói, atraves do programa Niterói de Bicicleta, desenvolvido pela Vice-Prefeitura, está desenvelvendo um projeto para a implantação de bicicletários na cidade, como mais uma medida para o estímulo ao uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade sustentável.
Hoje, Isabela Ledo, coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, e eu, estivemos em visita à Supervia - concessionária que administra o sistema de trens urbanos do Rio de Janeiro, para conhecer a experiência da empresa na implantação e gestão dos seus bicicletários. A empresa construiu seis bicicletários, em Japeri, Santa Cruz, Realengo, Bangu, Engenheiro Pedreira e Saracuruna. O maior bicicletários da empresa está dimensionado para receber 1.000 bicicletas.
Os são gratuitos para quem pega o trem e o usuário não perde a integração com o ônibus ou metrô. Os bicicletários SuperVia têm segurança o dia todo, bebedouro, oficina para pequenos reparos e calibrador de pneus.
Pegamos na Central do Brasil, o trem do Ramal Santa Cruz, e fomos até Bangu, onde conhecemos o Bicicletário daquela estação. Dimensionado para receber 450 bicicletas, estava quase que lotado, mostrando que a demanda é grande e que o investimento é necessário.
Agradecemos a Bernardo Ribeiro de Carvalho - subsecretário da Secretaria Estadual de Transportes, Mauro Soares Tavares - coordenador do Programa Rio Estado da Bicicleta, Júlio Marques - diretor comercial da Supervia, pela atenção de terem nos acompanhado na visita.
Axel Grael
Vice-Prefeito
---------------------------------------------
No trem da Supervia, a caminho de Bangu. |
Bicicletário de Bangu, com capacidade para 400 bicicletas. |
Conhecendo o sistema de cadastramento e controle de entrada e saída de bicicletas. |
Isabela Ledo e Axel Grael. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.