sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Pintando a Liberdade": Programa incetivado por Lars Grael quando esteve no Ministério do Esporte mostra bons resultados.


Pintando a Liberdade - Projeto Social sério do Esporte Brasileiro

9/9/2011 09:24:25
Fonte: site do Lars Grael

O Pintando a Liberdade surgiu do idealismo do Roberto Canto, ex-técnico da Paraná Esporte. Recebeu amparo do Governo Federal na gestão do então Ministro Extraordinários dos Esportes, Pelé!

Quando cheguei ao então Ministério do Esporte e Turismo, o Pintando a Liberdade estava implantado no Paraná e descontinuado no Ceará. Demos novo impulso e o projeto atingiu 26 estados da federação.

Sua continuidade deve-se ao idealismo e capacidade de um técnico do Ministério do Esporte, Gerêncio Nelcyr de Bem que é o curador do Pintando a Liberdade desde o nascimento.

Sobreviveu e cresceu nas gestões dos Ministros: Rafael Grecca; Carlos Melles; Caio Luiz de Carvalho; Agnelo Queiroz e Orlando Silva.

Gera material esportivo para as escolas públicas, bolas com guizo oficial da IBSA para cegos, para o Programa Segundo Tempo (sucessor dos Programas Esporte Solidário e Esporte na Escola); Programa Forças no Esporte e distribui material para outros países do Terceiro Mundo.

Tenho orgulho de ter participado da catapultada do Pintando a Liberdade.

Parabéns aos idealistas que mantiveram o projeto: Gerêncio e sua equipe; Roberto Canto; Cel. Martins e ex-presidiários como o João Alves da Silva e o Guido ver abaixo).

Lars Grael


----------------------------------------------
Ex-presidiário encontra redenção na fabricação de redes esportivas

Este cidadão foi enquanto preso no Paraná participante das primeiras turmas do Pintando a Liberdade entre 1998/2002. Depois foi contratado pelo Programa para ser instrutor em âmbito nacional pelo Ministério do Esporte, foi designado para ministrar cursos de confecção de redes esportivas na penitenciária Nelson Hungria em Contagem, região metropolitana de BH. Hoje é um dos maiores empresários do ramo no estado de Minas Gerais.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1622138-7824-EXPRESIDIARIO+MUDA+DE+VIDA+E+VIRA+EMPRESARIO,00.html

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/09/ex-presidiario-encontra-na-fabricacao-de-redes-volta-por-cima.html

Edson Roberto Guido viu no esporte uma chance de se recolocar na sociedade depois de 11 anos na prisão. Não como atleta ou treinador. Mas tem muita bola por aí estufando redes que foram fabricadas por ele. Na penitenciária, na qual a falta de perspectiva imperava, começou a trabalhar e mudar de vida.

- A gente em cinco ou seis jogando baralho, era umas quatro horas da manhã. Fui para a frente do espelho, lavei meu rosto e fiquei me olhando e lembrando. Aí começou a passar aquele filme todo. De repente, me veio um clarão na mente: "O que estou fazendo da minha vida? Já tem dez anos que eu joguei fora". Eu fui preso com 18 anos, mas entrei no crime com 14. Já tinha 25, 26 anos e ainda estava na cadeia. E tinha muita pena para cumprir. Falei: "Não, este negócio está errado. Vou mudar de vida". Tracei metas e de lá para cá comecei a procurar cursos, estudar - disse ele ao "SporTV News".

Guido aprendeu a fazer redes na prisão e recebia pelo trabalho. Foi contratado pelo Ministério do Esporte para ensinar o ofício a outros presos. Hoje, luta contra o preconceito de quem acha que ex-presidiários não têm solução.

A forma que ele encontrou para lutar contra a discriminação foi trabalhando duro e também dando oportunidades a quem passou ou passa pela mesma situação que enfrentou. Na fábrica dele, dois dos 20 funcionários que têm carteira assinada são ex-detentos. Outros 15 trabalham para ele de dentro de uma penitenciária.

- Tenho alguns meninos que até ganham bem, às vezes ganham mais até do que os que trabalham aqui fora. Porque eles têm mais tempo, se dedicam, gostam, se identificam com a profissão - explicou o empreendedor.

Enquanto ajuda, Guido também amplia seus horizontes. A fábrica, que hoje ocupa um galpão, vai passar a ocupar dois, com 720 metros quadrados, só para a confecção de cordas. Depois, vai precisar de mais dois para a fábrica de redes.

Fonte: SporTV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.