quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ilha será 100% abastecida por energia renovável

Projeto de 87 milhões de dólares deve ser concluído ainda neste ano, foto: Jose Mesa.

Por Luana Caires


Localizada a 1500 quilômetros da costa espanhola, El Hierro em breve será reconhecida por depender unicamente de sua própria energia renovável. Com isso, evitará a emissão de 18 200 toneladas de dióxido de carbono por ano, já que não será mais necessário transportar combustível fóssil até a ilha.

O projeto, orçado em 87 milhões de dólares, prevê a criação de um parque eólico de 11.5 MW e de uma usina hidrelétrica de 11.3 MW, que devem fornecer 80% da energia utilizada pelos 11 mil habitantes locais. O restante será produzido por meio de coletores solares termais fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Se tudo correr como esperado, as obras deverão ser concluídas ainda neste ano.

Muitos têm se referido a El Hierro como a primeira ilha autossuficiente em energia renovável, mas é preciso lembrar que a pequena Samsø, na Dinamarca, há anos depende apenas da energia limpa que produz

Samsø, a primeira ilha a depender exclusivamente de energia limpa, foto: Plougmann
 
Tudo começou em 1997 quando a ilha, de 48 quilômetros de comprimento e 24 quilômetros de largura, venceu uma competição do governo dinamarquês para tornar-se uma comunidade modelo na produção e utilização de energia limpa. Desde então, 21 turbinas eólicas foram construídas em Samsø para atender às necessidades dos seus 4 mil habitantes. O aquecimento das casas de suas 22 aldeias fica por conta de grandes painéis solares e usinas movidas a caldeiras alimentadas por lascas de madeira e palha.
Mas nem por isso a iniciativa de El Hierro deixa de ter importância. Projetos como esses devem ser celebrados e incentivados, pois são exemplos de locais onde as sementes do nosso futuro energético estão sendo lançadas.
Via: Inhabitat

Fonte: O Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.