terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Partilhando a beleza dos Flamboyants na sede do Projeto Grael

Fuzzarca, o veleiro escola do Projeto Grael, cercado de cores na Baía de Guanabara.

No espaço da copa colorida, um barco de pescador.


Uma diagonal rubra, sobre o verde e o azul.


Um belo buquê na ponta do galho


Floração dos Flamboyants que embelezam a sede do Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói. Novembro de 2009. Fotos de Axel Grael.
--------
Flamboyant (Delonix regia): é uma árvore originária da ilha de Madagascar. Foi descrita pelo botânico austríaco Bojer, em 1829. Recebeu o nome flamboyant, devido à intensa coloração e suas flores. A palavra, em francês, significa "flamejante". A árvore foi introduzida no Brasil e passou a ser plantada nas fazendas de café e cana de açucar, como decoração das fachadas e para dar sombra para as pessoas e para o gado. Foi muito utilizada também nas praças e parques urbanos, bem como na arborização de ruas e avenidas. Este último uso não é recomendado devido às características de suas raízes fortes, longas e superficiais, que com frequência causa danos a calçamentos e edificações. Não é, portanto, indicada para espaços confinados, mas é uma espécie com grande efeito ornamental em espaços mais amplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.