sábado, 19 de dezembro de 2009

Copenhague decepciona


Clima de fracasso

A COP 15, Conferência do Clima realizada em Copenhague, terminou ontem com um grande sentimento geral de frustração. Esperava-se muito mais de Barack Obama e da Comunidade Europeia. China, Rússia e árabes fizeram o que se previa: atrapalharam. A participação do Brasil foi importante no período pré-Conferência, pois no momento em que se prenunciava um esvaziamento do encontro, foi o primeiro país, dentre os maiores poluidores, a anunciar suas metas. Isso mudou o tom da Conferência. Durante a COP 15, a presença brasileira não teve o mesmo destaque. Aliás, em certos momentos, nossa delegação foi até caricata. A ministra Dilma Roussef, chefe da nossa delegação, fez um discurso excessivamente longo e cheio de gafes. Pelo Twitter, ambientalistas presentes na COP 15 informavam que representantes de outros países saíam da sala reclamando que a fala brasileira não passava de autoelogios. Pior, autoridades brasileiras divergiam publicamente e pareciam estar mais interessadas em aparecer para os eleitores domésticos do que salvar o planeta. A delegação brasileira teve mais de 700 pessoas, a maior de todas. A China teve 233 nomes e os Estados Unidos, 195. México e Índia, emergentes como o Brasil, credenciaram 31 e 55 pessoas, respectivamente.

Lula rouba a cena

Na plenária final, o Brasil reassumiu o protagonismo graças a um ótimo discurso do presidente Lula, que muito crítico, acusou os líderes mundiais de pretender “barganhar metas”. O presidente foi muito aplaudido, principalmente quando disse que o “dinheiro dos ricos é o pagamento por emissões de quem teve privilégio de se industrializar primeiro”. Lula, que há poucos meses falava mal de bagres, ambientalistas e órgãos ambientais, sai de Copenhague como um dos grandes personagens da COP 15, assumindo um papel de liderança no cenário mundial das discussões climáticas. Perdemos a oportunidade de Copenhague, mas não podemos perder o nosso planeta. Que a discussão avance, quem sabe com a liderança do Brasil.

Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 19/12/09.

Um comentário:

  1. Olá Axel, infelizmente só fomos ler seu comentário hoje. Queriamos muito ter ido na formatura...
    Fiquei muito contente por você ter visto nosso trabalho(escolar). Queriamos muito conhece-lo.
    Abraços, Luiza Haddad e Mateus Pereira (Os Extroverts).

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.