quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Poder imobiliário ameaça a Serra da Tiririca e Lagoa de Itaipu


A correta iniciativa do Decreto do Governador Sérgio Cabral que expandiu os limites do Parque Estadual da Serra da Tiririca para áreas ambientalmente frágeis do entorno da Lagoa de Itaipu, está ameaçado pelo lobby das imobiliárias. Os inimigos do meio ambiente de Niterói agem nos bastidores para derrubar o Projeto de Lei 2430/2009, que tem por finalidade consolidar a proteção às áreas úmidas no entorno da Lagoa. Como já enfatizamos aqui no Blog, essas áreas, cobiçadas pelos especuladores, já são protegidas por diversos instrumentos legais, como o Código Florestal e outros. São consideradas APP - Áreas de Preservação Permanente. A anexação dessas áreas ao Parque Estadual da Serra da Tiririca apenas dá a gestão da área à administração do Parque da Tiririca. Sequer impõe uma limitação nova: essas áreas já são protegidas por força da lei. Portanto, a liberação dessas áreas para a construção será uma afronta à legislação, uma flagrante insensatez e uma agressão à paisagem da cidade.
-
Mas os ambientalistas estão se mobilizando para enfrentar a turma do "passa o trator".
O presidente do CCRON, Guilherme Flach, conclama a população a resistir aos especuladores e aos maus políticos. Divulgamos abaixo, o teor da mensagem do líder comunitário:
-
"Vimos pelo presente, convidar as Entidades e todas as pessoas comprometidas na preservação do meio ambiente, para participarem da manifestação de apoio à aprovação do Projeto de Lei 2430/2009 que prevê a anexação das áreas úmidas do entorno da lagoa de Itaipu, sítios arqueológicos das Dunas Grande e Pequena e Sambaqui de Camboinhas ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.
A manifestação se dará na plenária da ALERJ, dia 09/12 próximo, 4ª feira, às 16:00h.
Esclarecemos que as entidades deverão confeccionar faixas e/ou cartazes de apoio a aprovação do PL".
Guilherme Flach (presidente - CCRON).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.