domingo, 13 de dezembro de 2009

Lars Grael e Magic Paula participam do IV Forum Atletismo do Brasil




Convidados, Lars Grael e Magic Paula apóiam proposta da CBAt e elogiam atletismo

Com depoimentos ao mesmo tempo divertidos e emocionantes dos medalhistas olímpicos, terminou na tarde deste sábado (12) o “IV Fórum Atletismo do Brasil”. O encontro, organizado pela CBAt, reuniu atletas, treinadores e dirigentes, que aprovaram as linhas básicas do “Projeto 2010-2016″, em que a ênfase é a preparação para os “Jogos do Rio”. A jornada da tarde teve dois ilustres convidados: os medalhistas olímpicos Lars Grael (vela) e “Magic”Paula (basquete).
Na última fase do Fórum, os 136 participantes aprovaram a divisão orçamentária para 2010.
.

Sem definir valores, pois ainda não se sabe o quanto receberá de patrocínio da Caixa Econômica Federal e de recursos da lei Agnelo/Piva, o item que receberá maior percentual será o “Programa de Centros de Treinamento, Campings, Cursos e Clínicas”, com 25% do total. As decisões do Fórum serão referendadas neste domingo (13), pela Assembléia Geral Extraordinária da Confederação, também marcada para o Hotel Pestana, em São Paulo.
.
Foi do representante da Federação do Mato Grosso, Francisco Antonio da Silva, a idéia de chamar ao palco os medalhistas olímpicos do atletismo presentes ao Fórum. Joaquim Cruz, ouro olímpico nos 800 m em Los Angeles 1984, contou sua entrada no esporte. “Brincava de futebol, sonhava em jogar basquete nos Estados Unidos, mas com 14 anos, ali por 1977, acabei no atletismo, por insistência do Luiz Alberto (Luiz Alberto de Oliveira, então professor e depois seu treinador de atletismo)”, contou o antigo meio-fundista. Ídolo de toda uma geração de atletas brasileiros, Joaquim reconheceu que, se não fosse o treinador, “talvez não estivesse aqui, hoje, como alguém que conquistou tanta coisa no esporte”.
.
Seguiram-se depoimentos com forte carga emocional, às vezes irreverente, de Robson Caetano, Arnaldo de Oliveira, André Domingos, Édson Luciano, Cláudio Roberto. A campeã do salto em distância em Pequim 2008, Maurren Maggi, foi a última a falar. Todos lembraram a infância humilde, a dedicação dos treinadores, as pessoas que indicaram o caminho do esporte. Às vezes, foi um diretor de escola pequena de periferia, em outras, um amigo. Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro de Lima e Claudinei Quirino também participaram do Fórum, mas tiveram que sair antes do final, por conta de outros compromissos.
.
“Foi uma bela manifestação”, disse o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que convidou Lars Grael e Magic Paula para observarem e comentarem as decisões do Fórum. Lars, duas medalhas olímpicas no iatismo, disse que “a pauta do Fórum contempla tudo o que é importante nas ações de uma Confederação”.
.
Ex-secretário nacional de esportes, o velejador lembrou os grandes nomes do passado, como Adhemar Ferreira da Silva e João Carlos de Oliveira. “O atletismo é a essência do esporte olímpico e se queremos fazer do nosso País uma potência esportiva, isso passa pelo apoio ao atletismo”, comentou. Mais uma vez, ele disse concordar com Gesta: “É preciso recolocar a educação física e o esporte na escola”. Ao final, ele foi homenageado pelo presidente da Federação Paulista de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, por seu apoio à época em que era secretário do Governo Paulista.
.
Para Magic Paula, diretora do Centro Olímpico da Prefeitura paulistana, “o atletismo saiu na frente”, na busca de um caminho para chegar bem ao Rio 2016. “Gostei de ver o apreço da Confederação pelos medalhistas olímpicos, não conheço outra entidade que faça a mesma coisa”, afirmou a ex-jogadora, campeã mundial em 1994 e prata olímpica em 1996.
.
Ela citou um livro que leu na juventude e que reviu recentemente (Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach). “Fernão era uma gaivota que ousava sonhar e realizar o sonho, queria voar mais alto e a CBAt é o “Fernão” do esporte olímpico nacional”, concluiu a diretora do Centro Olímpico. Ela lembrou o acordo assinado pela Secretaria Municipal da capital paulista com a Confederação, para ali instalar o Centro de Alto Nível nas provas de saltos horizontais.
.
Benê Turco

.

Fonte: http://www.esportesite.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.