domingo, 27 de dezembro de 2009

Esporte no parque

Praia de Lopes Mendes, no Parque Estadual de Ilha Grande. Uso das trilhas, praias e outras atrações dos parques estaduais será regulamentado. ( Foto site Folha de São Paulo).

O INEA, órgão ambiental do estado do RJ, apresentou em seu site uma minuta de Decreto Estadual para a regulamentação do uso esportivo e algumas prestações de serviços comerciais nos parques estaduais. O projeto é interessante e vem ao encontro de um importante conceito: os parques precisam ter visitantes para que se aumente o reconhecimento da relevância dessas áreas. Em comparação com outros países, nossos parques recebem um número irrisório de visitantes e isso tem sido um fator de desvalorização da importância dos parques, pois ninguém valoriza o que não conhece. A minuta de decreto estimula a prática de esportes de aventura nos parques (como o montanhismo, caminhadas), mas veda esportes de competição, como o mountain bike na modalidade downhill e o bicicross, pois estes degradam trilhas e promovem a erosão. Mas e a náutica? A minuta não inclui regras que promovam e regulem as atividades náuticas nos parques. Isso é fundamental, pois a Ilha Grande, por exemplo, que é um parque estadual, é o local de maior atração do turismo náutico da costa brasileira. A Juatinga, em Parati, é outro exemplo. Nos EUA, os barcos estão entre as principais formas de acesso aos parques e representam uma parte significativa da arrecadação. Já combinamos com André Ilha, Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, que enviaremos sugestões.


Matéria da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, de 26/12/09. O tema já foi abordado aqui no Blog. Veja em nota do dia 14/12/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.