domingo, 18 de junho de 2017

PROTEÇÃO ANIMAL: Prefeitura de Niterói começará a recolher cavalos abandonados



Menino monta cavalo na Praia de Charitas: animais são vistos em diversos pontos - Fábio Guimarães / Agência O Globo


Por Leonardo Sodré

Após campanha educativa, donos serão multados por maus-tratos

NITERÓI - Moda entre os jovens de comunidades de Niterói, os cavalos continuam aparecendo em ruas da Zona Sul de Niterói — principalmente em Charitas e São Francisco — e colocando em perigo motoristas que trafegam pela região. Na última quarta-feira, O GLOBO-Niterói flagrou quatro animais na orla de Charitas, três deles vagando sem a presença dos donos. A Coordenadoria Especial de Direito dos Animais (Ceda) anunciou que vai começar a recolher os animais e multar os proprietários, com base na legislação municipal de proteção animal.

De acordo com Daniel Marques, coordenador da Ceda, uma reunião foi realizada na quarta passada para alinhavar as providências. Participaram do encontro representantes das secretarias Executiva, de Ordem Pública e de Meio Ambiente, da NitTrans e do Corpo de Bombeiros. Ele afirma que aguarda a publicação de um convênio com os órgãos envolvidos e a chegada de uma carroceria própria para transportar os cavalos, o que deve ocorrer até o fim do mês. Após essas medidas, o recolhimento será iniciado.

— Abandono, pela lei municipal, configura maus-tratos, a partir de interpretações da Procuradoria Geral do Município. Então, vamos capturar esses animais. E para recuperá-los, os donos terão que pagar multa por maus-tratos e responder a um processo administrativo. Também avaliaremos se é o caso de registrar ocorrência na delegacia — explica.

As multas variam de R$ 502 a R$ 1.673,41. Ainda segundo Daniel Marques, há mais cavalos no entorno de comunidades, principalmente nas da Zona Sul. Grande parte dos animais vem do Morro do Preventório, em Charitas; do Morro do Cavalão, entre Icaraí e São Francisco; do Morro do Palácio, no Ingá; do Souza Soares, em Santa Rosa; e do Sapê.

AÇÕES EM COMUNIDADES

Marques explica que, antes de atuar de maneira punitiva, a equipe da coordenadoria fará uma campanha educativa nessas localidades, informando a população sobre o sofrimento causado a esses animais:

— Nossa ideia é, com a carroça e o convênio publicado, fazer uma semana de ações educativas.

Em março, O GLOBO-Niterói mostrou que a propriedade de cavalos se tornou comum entre adolescentes de comunidades da cidade. Os animais geralmente são adquiridos em feiras e acabam virando moeda de troca para outros bens. Em fevereiro, um animal bastante ferido foi abandonado na Rua Doutor Celestino, no Centro, e acabou provocando um tumulto no trânsito. Na ocasião, moradores afirmaram que cinco jovens do Morro da Chácara, também no Centro, abandonaram o animal, que também apresentava sinais de desnutrição. Depois que diversas pessoas se comoverem com a situação nas redes sociais, um veterinário foi voluntariamente ao local e socorreu o cavalo, que, posteriormente, foi levado para um sítio em Maricá.

No Facebook, a veterinária Aline Rocha se mostrou indignada com o estado do cavalo: “Os morros estão cheios de animais assim. Quando estão prestes a morrer, são soltos, e aí nenhum órgão se responsabiliza, você fica ligando e sendo empurrado de um para outro”, escreveu em fevereiro.




---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PROTEÇÃO ANIMAL: Centro de castração será inaugurado no dia 30
DEFESA DOS ANIMAIS: Prefeitura de Niterói começará a recolher cavalos abandonados
PROTEÇÃO ANIMAL: Parceria contra o abandono de animais
PROTEÇÃO ANIMAL: Delegacias do Fonseca e Icaraí irão investigar abandono de animais
Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)
Regras serão criadas para coibir uso de cavalos em vias urbanas de Niterói
DEFESA DOS ANIMAIS: Nova Coordenadoria dos Direitos dos Animais vai ampliar a política de proteção em Niterói
Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)
Nova LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL - Regras mais rígidas para proteger animais em Niterói 
PROTEÇÃO ANIMAL: Centro de Castração de Animais perto de iniciar atendimentos
Horto do Fonseca terá centro da Prefeitura para a castração gratuita para animais
CENTRO DE CONTROLE E PROTEÇÃO ANIMAL DE NITERÓI ESTÁ QUASE PRONTO
Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos entra em reta final de construção










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.