segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um irmão Vice-Prefeito

Da esquerda para a direita, Torben Grael, Rodrigo Neves, Axel Grael e Lars Grael. Foto de Leonardo Simplício.


Axel foi eleito ontem em segundo turno na chapa encabeçada pelo ex Deputado Estadual e ex Secretário Estadual Rodrigo Neves do PT.

Axel é nosso irmão mais velho com 54 anos. Engenheiro Florestal formado na UFRRJ, Axel é ambientalista desde jovem, quando ecologia era palavra desconhecida.

No final dos anos 70, fundou o Movimento de Resistência Ecológica, o MORE, em Niterói. Organizou a célebre "Regata do Escovão" que protestava contra a poluição no Saco de São Francisco. O episódio rendeu até matéria no "Fantástico" da Rede Globo.

Ajudou a fundar o Partido Verde em Niterói e sempre foi um lutador pela causa ambiental. Presidiu o Instituto Estadual de Florestas - IEF e por duas ocasiões, a FEEMA (atual INEA), além de ter sido Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Governo do Estado do RJ.

Foi conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Nos últimos anos, assumiu o comando do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) em Niterói, e mais recentemente, constituiu uma empresa de consultoria ambiental.

Sugeri seu nome ao então candidato Rodrigo Neves, e vejo agora que Axel e Rodrigo, terão um grande desafio pela frente.

Axel deverá conduzir a missão de uma Niterói sustentável. O crescimento dominado pelos interesses da especulação imobiliária, gerou uma cidade verticalizada e sem soluções de mobilidade urbana. Neste tema, Niterói, deve ter um dos piores índices de tráfego e mobilidade do Brasil.

Sua outra missão, alé da bandeira ambiental, deverá ser pela valorização das políticas públicas de esporte integrada na agenda prioritária sócio-educacional do município.

Do prefeito eleito Rodrigo Neves, esperamos um prefeito presente que ande pelas ruas, frequente todos os ambientes e ouça diretamente, os anseios dos munícipes da ex-capital fluminense.

Desmontar os feudos políticos e direitos adquiridos, será uma missão dura, porém, fundamental. Evitar ceder ao assédio da partidarização e loteamento de cargos é outra missão, assim como, nortear a formação da sua equipe pela meritocracia e pela capacidade técnica de gerir e realizar.

O alinhamento com os Governos Estadual e Federal, deve ser estratégico.

Niterói precisava de mudança, e é assim que a maioria do eleitorado votou nesta eleição.

Bons Ventos para Niterói.

Lars Schmidt Grael


----------------------------------
Fonte: http://www.larsgrael.com.br/

4 comentários:

  1. Niterói agradece a essa família maravilhosa fazer com que nossa cidade volte a ser a cidade sorriso!!!
    Parabéns Axel Grael!!!
    Martha Paes.

    ResponderExcluir
  2. Axel....só tenho a desejar ...fair winds, ... e que a marca da Familia Grael ..seja mais uma vez referencia não só nos esportes, mas na gestão pública tbm ...

    Grande abraço, parabens e bons ventos ...aloha
    Alex S. Du Mont

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Axel! Niterói merece, há muito, um novo rumo.

    ResponderExcluir
  4. Semente lançada, já germinada e a frondosa arvore começa a tomar forma, parabéns. A missão é árdua, bom trabalho !
    Wilton Tito.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.