sábado, 10 de setembro de 2011

Alunos do Projeto Grael velejam nos barcos da Clipper

Barcos da Clipper em regata. Divulgação.

Mais de 450 participantes se revezam nas tripulações dos barcos da Clipper. Divulgação. 

A Clipper Round the World é uma das várias regatas que dão a volta ao mundo. Mas esta competição tem características especiais:
  • Os barcos de 68 pés impressionam. Estão longe de apresentar o conforto de um barco de cruzeiro, embora estejam também longe dos barcos high tech como os da Volvo Ocean Race. São um pouco menores, mais seguros, com mastros mais baixos e menos área vélica. Assim, tornam-se mais lentos, mas por outro lado bem mais "sociais" e menos radicais que os de outras competições que circundam o planeta.
  • Os tripulantes não são velejadores profissionais famosos, mas amadores que pagam para estar a bordo.
  • Os barcos ostentam patrocínios mais singelos, ao contrário dos grandes apoios corporativos de outras competições. Em vez disso, representam cidades, regiões ou países. Impulsionados pelo marketing turístico, as cidades batizam os barcos e estampam as suas marcas, como: Edimburgh Inspiring Capital, New York, Wellcome to Yorkshire, Gold Coast Australia, Geraldton Western Australia, Singapore, De Lage Landen (Holanda), Qingdao (cidade chinesa que recebeu as provas de vela dos Jogos Olímpicos de Pequim) e Derry-Londonderry. A Finlândia participa com o Visit Finland.
  • A regata percorre 40.000 milhas, conta com o envolvimento de 450 participantes, com paradas em 15 cidades, dentre elas o Rio de Janeiro.
Sir Robin Knox-Johnston


Sir Robin Knox-Johnston é o grande símbolo e mentor da Clipper Round the World Race. Sir Robin, como todos o chamam, é um dos mais conhecidos nomes da vela mundial. Há mais de 40 anos (1968-1969), o oficial da marinha mercante britânica completou a primeira volta ao mundo em solitário e sem paradas. Tornou-se famoso, reconhecido e respeitado. Recebeu o título de Velejador do Ano da ISAF em 1994, foi condecorado com o título de Cavaleiro pela rainha da Inglaterra em 1995 e em 2006/2007 completou a sua segunda volta ao mundo solitário, desta vez conquistando o quarto lugar na regata Velux5Oceans, feito obtido já com a idade de 68 anos. Em 2007, passou a fazer parte do seleto grupo dos seis velejadores que integram o Hall of Fame da ISAF. Além de Sir Robin, dentre outras incontestáveis celebridades, figuram ali o multimedalhista olímpico dinamarquês Paul Elvström (4 medalhas de ouro), a quem a família Grael sempre rendeu muito respeito e admiração.

Sempre simpático e destilando o melhor humor britânico, sempre faz questão de mencionar a ocasião em que visitou o tradicional Rio Yacht Club, em Niterói, para onde foi convidado por Torben e Lars Grael.

Alunos do Projeto Grael velejam com Sir Robin

No último feriado de 7 de setembro, Sir Robin fez questão de estar presente no passeio e treino que a Clipper ofereceu para um grupo de velejadores do Projeto Grael. Os alunos do Projeto Grael se dividiram em dois barcos, o Golden Coast e o New York.

Veja as fotos abaixo:


Aluno do Projeto Grael no comando do Golden Coast, sob a orientação de Sir Robin (em pé, de camisa escura). Foto de Axel Grael.

Retornando para a Baía de Guanabara após a velejada. Foto de Axel Grael.

Alunos e equipe do Projeto Grael comemoram a oportunidade de velajar nos barcos da Clipper. Foto de Fred Hoffmann.

O Projeto Grael agradece a oportunidade oferecida por Sir Robin, agradece a hospitalidade e a aula oferecida pelos comandantes e tripulantes dos dois barcos e a ajuda dos voluntários que aceitaram o convite do Projeto Grael para estar a bordo. Foram eles Gunther Eckhart e Samuel e Jonathas Gonçalves, ambos ex-alunos do Projeto Grael. Também colaboraram os seguintes membros da equipe de profissionais do Projeto Grael: Vinicius Palermo, Carlos Eduardo Talavera e Tuanny de Souza. Contamos ainda com a participação, como convidado, de Diego de Barros Franco e Souza Mello, da Revista Velejar e Meio Ambiente.

Agradecemos também ao Clube Naval Charitas pelo suporte logístico.

Um comentário:

  1. Marcia Villela Pires Bueno10 de setembro de 2011 às 22:31

    Bravo!!! Crianças,adolescente,jovens precisam de projetos que venham a seres facilitadores em suas vidas para que haja transformação em nosa sociedade,apaixonante!!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.