segunda-feira, 16 de maio de 2011

FÍSICA DO BARCO A VELA - PALESTRA NO PROJETO GRAEL, POR NÉLSON VELHO DE CASTRO FARIA

 
Nelson Velho de Castro Faria

 Evento gratuito conta com apoio da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo integrar lazer e conhecimento

O Projeto Grael (http://www.projetograel.org.br/) – instituição social criada pelos velejadores Torben, Lars Grael, Axel Grael e Marcelo Ferreira há 13 anos – abrirá suas portas para todos os interessados por vela e Física. No dia 26 (quinta-feira), às 19h30, o velejador e professor Nélson V. de Castro Faria dará a palestra “A Física do barco a vela”, uma proposta desenvolvida por ele para aproveitar o esporte para promover o interesse pela dinâmica, aerodinâmica e hidrodinâmica, por exemplo, utilizando o barco em si e os meios nos quais ele se move: a água e o ar.

Na palestra, serão dados alguns exemplos de como, a partir de um conhecimento empírico e intuitivo (O que permite o barco velejar contra o vento? Como melhorar a eficiência do seu barco?), é possível desenvolver métodos e teorias, utilizando a sua experiência náutica como motivação. A exibição será dividida em três partes:

1. Na primeira, a física é discutida como ciência da natureza;

2. Já na segunda, exemplos óbvios serão apresentados sucintamente em diversos fenômenos que podem ser analisados, tais como formação de ventos (terral, viração etc.), correntes marítimas e grandes ventos, marés, cinemática, movimento relativo, entre outros.

3. Por último, é explicado o funcionamento do barco a vela, como motivação para o estudo do movimento relativo, aerodinâmica e hidrodinâmica.

Saiba mais sobre Nélson Velho de Castro Faria

Atualmente, ele é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado e Doutorado (Ph.D.) em Física na Universidade de Montreal (Canadá, em 1970). Realizou, e ainda realiza, pesquisas em Física Nuclear e Atômica, tendo no momento o título de Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), além de acordos internacionais (CAPES-COFECUB, com a França e outros). Possui cerca de 80 publicações em revistas de circulação internacional.

Foi diretor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre 2006 e 2010. Na vela, participou de regatas em barcos como Percé (anos 1970), Traboule (anos 1980), Longueuil (anos 1985) e H3+ (anos 1990). Tri-Campeão do Mini-Circuito Rio nos anos áureos deste evento nos barcos Traboule e Longueuil. Já com seu H3+, venceu campeonatos como Circuito-Rio; Semana de Vela de Ilhabela; Santos - Rio; Circuito Angra; Circuito Bracuhy.

Em seus barcos velejaram grandes nomes da Vela Brasileira como: Lars Grael, Marcos Soares, Gary Weisman (North USA), Clinio Freitas, Kiko Pellicano e Erik Schmidt.

Serviço:

Palestra: “A Física do barco a vela”
Palestrante: Nélson Velho de Castro Faria
Dia: 26 (quinta-feira)
Horário: 19h30

Local: Projeto Grael – Rua Carlos Ermelindo Marins 494 – Jurujuba, Niterói

Entrada franca
Estacionamento no local

Mais informações:
Velassessoria – relações com a imprensa
Mariane Thamsten
(21) 8227-6713

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.